Estresse e Conflito

Infelizmente, a maioria das organizações tem o objetivo de expandir e a igreja não é exceção. Como igrejas, não deveriam ser avaliadas simplesmente pelos números (a maioria é). A obediência à Grande Comissão invariavelmente resultaria no crescimento dos números. Mas isso é direcionado de acordo com a vontade de Deus, não por nossa própria excelência em planejamento ou execução. Quando as organizações expandem-se, tornam-se tipicamente mais complexas. Os relacionamentos, os processos e as responsabilidades multiplicam-se exponencialmente. Na maior parte, isso também vem acompanhado pelo aumento do estresse e o inevitável agravamento de conflitos. Lamentavelmente, quando as igrejas crescem, elas não estão imunes a essas lutas. Tais conflitos têm levado muitas igrejas à ruína. Contudo, com uma liderança que está afinada com o Espírito Santo, Deus pode nos levar vitoriosamente através dessas situações. E no processo, Ele nos ajuda a crescermos mais fortes e nos equipa para um crescimento maior.

 

Enquanto as pessoas estavam aprendendo e crescendo, o Espírito estava trabalhando, e pessoas sendo adicionadas diariamente aos seus números. As coisas estavam indo completamente bem na comunidade, até que Ananias e Safira intencionalmente tentaram iludir a igreja. Aquela situação foi tratada através de uma intervenção divina. Mas por outro lado, um episódio involuntário e bem menos definido de conflito, levantou-se. Embora não seja mencionado em parte alguma em Atos, a Nova Comunidade aparentemente se encarregou do costume das sinagogas judaicas de distribuição de comida para as viúvas e órfãos, cujos cuidados eram encargos delas. Nesse tempo, havia dois grupos preliminares dentro da comunidade -os judeus helenistas - que tinham adotado a língua e a cultura dos gregos e os hebreus nativos, que ainda falavam o aramaico e mantinham a tradição e cultura judaica. Levantou-se uma queixa entre os cristãos judaico-helenistas de que suas viúvas e órfãos não estavam sendo adequadamente providos. Não somos informados se isso era devido à parte dos cristãos hebreus nativos assumirem que os helenistas é que deveriam cuidar dos seus próprios órfãos e viúvas, ou meramente um descuido da parte daqueles responsáveis. Podemos seguramente assumir pela resposta, que esta era uma ofensa inadvertida. Não obstante a causa aumentou o nível de estresse dentro da comunidade e introduziu o conflito em seu meio.

Delegando Responsabilidades

Durante épocas de estresse e conflito, nada pode ser mais valioso para uma organização, do que uma liderança forte e consciente. Nessa situação, um líder menor pode ser tentado a dizer: "Oh, eu posso resolver aquele problema. Eu apenas trabalharei um pouco mais arduamente e adicionarei esse trabalho à minha carga horária." (Eu posso relacionar isto a você?). O problema com esse estilo de liderança é que aumenta a dependência da organização em cima do líder, reduzindo a eficácia do mesmo em completar tarefas vitais. Felizmente, os apóstolos demonstraram um julgamento astuto ao tratar com esse conflito. Eles identificaram o problema. Eles reconheceram a vital importância de suas responsabilidades primárias de pregar e ministrar a Palavra de Deus. E reconheceram suas próprias limitações de não serem adequadamente capazes de cuidar dessa nova responsabilidade sem virem suas responsabilidades primárias sofrerem. Aqui estão três qualidades-chave em um líder eficaz: avaliar a situação, priorizar responsabilidades e reconhecer as limitações. Os apóstolos então demonstraram um outro princípio chave da liderança, eles delegaram a responsabilidade.

Determinadas as tarefas, o ministério da Palavra de Deus e distribuição de alimentos - eles reconheceram que enquanto eram excepcionalmente equipados e chamados para cumprir o primeiro (ministrar a palavra de Deus), o último (distribuição de alimentos) poderia ser feito tão bem ou até melhor, por outros membros da comunidade. Assim, delegaram o problema de distribuição de alimentos para sete homens capazes - e então lá o ofício do diaconato (ou pelo menos o conceito de Diácono), nascia.

Controlando o Conflito

Uma outra habilidade importante para líderes eficazes é saber como controlar com sabedoria o conflito, quando ele aparece. Na situação em Atos dos Apóstolos 6 era mais do que apenas um problema que precisava ser resolvido. As tensões tinham se levantado entre os cristãos judaicos helenísticos e nativos. Este barril de pólvora poderia facilmente ter explodido, numa completa escala de divisão na Igreja. A divisão é um dilema infeliz em toda a Igreja, mas para a Nova Comunidade, ainda em sua infância, os efeitos teriam sido devastadores.

Um outro princípio sábio da liderança demonstrada pelos apóstolos em tratar esse conflito, incluía os partidos envolvidos em determinar a solução. Os apóstolos sugeriram a seleção de sete homens, que eram como eles, cheios do Espírito Santo e sabedoria para tomar a responsabilidade no processo de distribuição. Eles confiaram à congregação a decisão de quem seriam esses sete homens. Quando as pessoas se sentem donas de uma situação, elas acham muito pouco com o que se queixar (elas rapidamente se cansarão de ouvir suas próprias queixas). Eu estou certo de que não é nenhum acidente, que todos os sete homens escolhidos tinham um antecedente helenístico (ou pelo menos tinham nomes gregos). A congregação elaborou uma solução que fosse aceitável a todos.

Demonstrando Liderança

À medida que nós tentamos permitir que Deus expanda nossas igrejas, de acordo com Seu plano, não há substituto para uma liderança forte e eficaz. Eu não estou apenas falando sobre pastores. Outros líderes devem levantar-se e caminhar ao lado dos pastores, compartilhando da carga da liderança. Os apóstolos demonstraram importantes princípios de liderança. Os volumes virtualmente incontáveis foram escritos com um propósito de liderança de ambos - uma perspectiva geral e uma perspectiva de uma igreja orientada. Mas para todos aqueles que aspiram a crescer em sua liderança, não há princípio mais importante do que ser cheio do Espírito Santo e a prática regular de oração. Para aqueles atos nós demonstramos confiança no único que é capaz de afetar o resultado de qualquer situação.

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