A Procura pela Comunidade

Em Gênesis 2 Deus declarou:"Não é bom que o homem esteja só"(2:18). Deus então trouxe os animais diante de Adão, mas entre eles "não foi encontrada uma ajudadora idônea para ele."(2:20).

 

Uma busca pela comunidade tem dirigido a humanidade desde o início dos tempos a procurar relacionamentos com outros e tentar formar grupos heterogêneos de homens e mulheres, com os quais pudessem conviver. Enquanto aprender a conviver com outros nunca foi fácil, nós temos provado através da história que é difícil sobreviver (muito menos prosperar) fora do contexto de comunidade. Deus designou o coração humano com uma inerente necessidade de conectar-se com os outros, de maneiras significativas. Isto serviu como parte de Seu grande plano para o mundo: desenhar suas crianças dentro de uma nova comunidade (a Igreja), na qual Seu filho, Jesus Cristo, iniciaria com Sua vida, morte e ressurreição.

João Prepara o Caminho

Há uma peça teatral chamada "Prepare o caminho do Senhor", uma interpretação teatral da mensagem do livro de Mateus, que pinta um retrato claro da vida solitária de João Batista: uma única voz que se levantou na esterilidade do deserto, de encontro ao contexto da herança forte da fé judaica; uma voz que chama os povos estéreis, oferecendo esperança no contexto dos desesperançados, declarando o advento para um novo e melhor caminho.

Ambos, Mateus e Marcos utilizaram essa profecia de Isaías 40 para lançarem suas descrições do Ministério de João Batista. O ministério de João foi verdadeiramente uma preparação para o ministério de seu primo, Jesus Cristo. Ele pavimentou o caminho para a nova comunidade cristã que iria ser iniciada. Esse mensageiro enviado pelo próprio Deus (de acordo com a profecia-Marcos 1:2) surgiu, não surpresamente, no tempo perfeito em um contexto histórico e cultural que fosse maduro para a colheita de sua mensagem. Depois do exílio dos judeus em 586 A.C. e em seu retorno subsequente, as coisas realmente nunca voltaram ao normal para Israel. Na verdade, eles estavam uma vez mais ocupando a Terra Prometida, que tinham representado como um importante papel na sua história e em seu relacionamento com Deus, mas a terra não era verdadeiramente deles, enquanto eles vivessem lá, sob as regras de outros reinados.

João chegou ao cenário, quinhentos anos mais tarde, com Israel sob o domínio de Roma, em uma atmosfera desesperançosa para os judeus. As pessoas estavam desesperadas por um raio de esperança, por um lugar seu, por algo em que acreditar. O palco foi preparado para a entrada do Messias - o libertador prometido do povo judeu. Assim, a voz foi emitida para alertar o povo de Deus sobre o início do Seu plano.

Seria interessante saber exatamente o quanto João compreendeu sobre o novo reinado e sobre a comunidade para a qual ele estava preparando o caminho. Ele compreendia inteiramente para que estava preparando as pessoas? Provavelmente não, porquanto uma completa revelação seria assustadora para qualquer mente humana compreender. Entretanto, as ações, palavras e respostas de João demonstravam que ele tinha uma perspectiva apropriada sobre o papel de Jesus e de seu próprio papel nesse novo movimento.

No que se refere a Jesus, João falou de um "mais poderoso do que eu", cujas sandálias não sou digno de amarrar (Marcos 1:7). Igualmente, iluminou as pessoas quanto ao ministério e batismo de Jesus - ambos os quais, João admitia livremente que seriam maiores que o seu próprio ministério.

Mateus e Marcos relataram uma difundida e positiva resposta à mensagem de João e à chamada ao arrependimento. Mas João nunca deixou que lhe subisse à cabeça. Nunca ficou embebecido em ser o centro das atenções. Sem demandar favores pessoais, João era consciente de seu papel como um precursor, constantemente redirecionando as pessoas para aquele que viria após ele. De fato, nós quase podemos sentir seu alívio, quando Jesus finalmente vem atė ele para ser batizado e começa formalmente Seu ministério.

A Mensagem de Arrependimento

Em nossa cultura, existe uma mídia saturada onde qualquer um com dinheiro suficiente e iniciativa pode divulgar sua mensagem. Nós temos crescido acostumados a ver pessoas respondendo à maioria dessas mensagens atraentes. O apóstolo Paulo previu em 2Timóteo 4:3: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências", o tempo virá em que as pessoas amontoarão ao redor delas um grande número de mestres para dizer o que seus ouvidos querem ouvir". Nós podemos observar que esta tendência está na grande proliferação de evangelistas televisivos, pregando o evangelho da saúde e da prosperidade. Ensinando que Deus só quer que nós nos sintamos bem sobre nós mesmos. Eles estão preocupados com a posição social, e o tamanho da conta bancária, de seus seguidores. Muitos, por causa de sua ambição, acabam sendo persuadidos a crer nessas mensagens “fáceis”.

Em grande contraste, a mensagem de João era difícil de engolir. João pregava um batismo do arrependimento para a remissão dos pecados (Marcos 1:4). Ele falou da promessa de Deus de perdão e de esperança para aqueles que tirassem o pecado de suas vidas. Entretanto, a mensagem de João era qualquer coisa, menos "fácil de acreditar" ou "graça barata". O arrependimento que ele pregou requeria uma mudança no estilo de vida, como evidenciada em sua conversa com os fariseus. João exigiu : "Deem fruto que mostre o arrependimento"(Mateus 3:8NIV). O arrependimento serviu como portal através do qual a entrada poderia ser ganha para a nova comunidade, a qual João estava ajudando a estabelecer. Mesmo que a vestimenta, a dieta e os hábitos de vida de João fossem esquisitos e sua mensagem exigente, as pessoas correspondiam. Elas vinham em multidões, de todos os lugares, para serem batizadas por João. Isso é o que elas haviam estado procurando – alguma coisa pela qual elas pudessem ser desafiadas e um lugar para pertencerem, ao mesmo tempo.

Membro da Nova Comunidade

O arrependimento permanece como portal para a entrada da nova comunidade de Jesus, que João ajudou a estabelecer: um arrependimento que envolve reconhecer e confessar que o pecado em nossa vida nos separa de Deus; um arrependimento que requer uma decisão muito real em mudar nosso estilo de vida, dando as costas para o pecado e escolhendo viver diferentemente. Isso é tudo o que é preciso para fazer parte da comunidade de Deus, com a condição de que nós devemos confiar inteiramente em Sua força para realmente superar o pecado, o que Ele busca em nós é uma decisão.

As pessoas de hoje são treinadas na fina arte da solidão. Precisar de alguém mais, é geralmente visto como sinal de fraqueza. Mas a comunidade de Jesus fornece um lugar onde pertencer, encorajamento, apoio e uma chamada às responsabilidades - coisas que as pessoas realmente esperam.

A Igreja está em uma posição primordial para ajudar a prover essa comunidade. Enquanto nós frequentemente somos tentados a sentir que não temos muito das coisas atrativas a oferecer, que pudessem competir com as ofertas do mundo, ao contrário, parece que temos exatamente o que eles estão buscando, tão somente se nós estivermos dispostos a revelar o amor de Deus e Seu plano perfeito.

Related Articles

A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
Mordomia do corpo
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:20...
Uma comunidade onde todos contribuem
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 1 Coríntios 12:4-5...