Caminhamos ou Corremos com Ele?

Ao chegarmos ao capítulo quatro, Paulo utiliza uma das palavras favoritas de um pregador: "Finalmente". Podemos pensar que ele estava encerrando sua mensagem, mas apenas começava! Passamos a uma série de ordens que lidam com a caminhada de um cristão. Paulo dizia: "Há algumas outras coisas sobre as quais vocês precisam saber".

A vida cristã é, frequentemente, comparada a uma caminhada. Ela começa com um passo de fé, mas este leva a uma caminhada. Caminhar sugere progresso, e nós devemos progredir na vida cristã. Caminhar também exige força, mas devemos ter certeza de “andar na luz”, pois o inimigo preparou armadilhas e desvios para nos pegar. Claro que, no fim da caminhada da vida, andaremos na própria presença do Senhor.

Quando pensamos em nossa caminhada, somos crianças que precisam ser colocadas no colo para se mover? Somos bebês que estão aprendendo a andar, movendo-se tolamente, tentando não cair? Somos maratonistas que medem os passos com um objetivo longo à vista? Somos velocistas que tentam alcançar o objetivo o mais rápido possível? É importante perceber que todos estão em um estágio diferente em sua jornada individual com Deus. E Paulo descreveu uma caminhada de três etapas para o cristão seguir.

Andar em Santidade (v. 1-8)

O clima moral no Império Romano não era saudável. A imoralidade era um modo de vida. Graças à escravidão, as pessoas usavam o tempo de lazer para desfrutarem dos últimos prazeres. A mensagem cristã do viver santo era nova àquela cultura e nada fácil para os jovens crentes lutarem contra as tentações. Paulo deu três razões, justificando por que eles deveriam viver uma vida santa:

  1. Para agradar a Deus (v. 1). Todo mundo vive para agradar alguém, mas muitas pessoas vivem para agradar a si mesmas, não tendo sensibilidade à necessidade dos outros. Um cristão não pode passar pela vida agradando somente a si mesmo (Romanos 15:1). Devemos também ser cuidadosos com os outros. É possível agradar os outros e honrar a Deus, mas também é possível desonrar a Deus ao focar em agradar aos outros. Agradar a Deus deve ser o principal motivo da vida cristã; significa muito mais que simplesmente fazer a vontade divina. É possível fazer a vontade de Deus sem agradá-lo.
  2. Para obedecer a Deus (v. 2-3). Paulo relembrou aos novos crentes que a imoralidade sexual não agradava a Deus, pois ele criou o sexo e tem autoridade para governar seu uso. Ele disse claramente que fornicação e adultério são comportamentos pecaminosos.
  3. Para glorifi car a Deus (v. 4-5). Este é o lado positivo do mandamento divino. Os cristãos devem ser diferentes dos não-salvos. Os gentios (não salvos) não conhecem Deus; portanto, vivem distantes de Deus. Mas nós conhecemo-lo e devemos glorificá-lo.

Andar em Harmonia (v. 9-10)

Passar da santidade ao amor não é difícil. Paulo fez esta passagem em sua oração, em 1 Tessalonicenses 3:11-13. Há quatro palavras para amor, em o Novo Testamento grego. Eros refere-se ao amor físico (a palavra erótico vem daí). Ele não tem de ser necessariamente pecaminoso, mas no tempo de Paulo sua ênfase principal era sensual. Storge refere-se ao amor familiar – o dos pais por seus filhos.

Contudo, as duas palavras mais usadas para amor eram philia e ágape. Philia é o amor de profunda afeição, como na amizade ou no casamento. Ágape é o amor que Deus mostra a nós – baseado não em sentimentos, mas expresso na vontade. Ágape revela que devemos tratar os outros como Deus tratá-los-ia, independente dos sentimentos. A palavra philadelphia é traduzida como amor fraterno. Porque os cristãos pertencem à mesma família e têm o mesmo Pai, devem amar uns aos outros, como Deus ensinou. Você vê seus irmãos em Cristo e ama-os de modo philiaágape?

Andar em Honestidade (v. 11-12)

A palavra, no versículo 12, traduzida como "dignidade" carrega o significado de "apropriadamente, de um modo decente". Os cristãos têm o dever de amar uns aos outros, mas também devem dar bom testemunho às pessoas da sociedade. A grande preocupação de Paulo era que os crentes tessalonicenses deveriam ganhar seus próprios salários e não se tornarem sanguessugas, dependentes do apoio de incrédulos. Isto porque os gregos desprezavam o trabalho manual e usavam escravos para a maior parte das atividades. Como fazedor de tendas, Paulo foi cuidadoso, em Tessalônica, para dar exemplo de trabalho duro. Infelizmente, alguns dos novos crentes entenderam mal a doutrina da volta de Cristo – abandonando seus empregos para esperarem a vinda. Eles tiveram de ser sustentados por outros cristãos, e alguns podiam não ter fundos suficientes para suas próprias famílias. Isto significa que estes fanáticos não podiam pagar suas contas e perderam seu testemunho perante os comerciantes não salvos.

Há boas razões pelas quais os cristãos devem trabalhar; uma delas é sustentar suas próprias famílias. Se as pessoas não salvas têm de trabalhar, para pagar as contas, por que os cristãos deveriam ser exceção? Nós também trabalhamos, para podermos ofertar àqueles necessitados.

Não Desperdice a Vida

Você quer saber como levar uma vida que agrade a Deus? Afaste-se da imoralidade sexual. Ame seus irmãos em Cristo. Trabalhe duro e honestamente, para que os perdidos possam ver suas boas obras e glorificar a Deus.

Tristemente, muitos de nós estamos vivendo vidas ansiosas, conduzidas pela culpa, sem nenhum senso de visão para o que Deus quer que façamos. Alguns, provavelmente, estão pensando que é tarde demais para mudar. Talvez você esteja esperando que as pessoas que têm o importunado desapareçam. Você usou muito da luxúria e não tem amado o bastante; pouco tem se importado com os perdidos.

Ouça com atenção. A glória do Evangelho é que sempre podemos ter um novo começo, um início, inteiramente diferente. Todos já estragamos nossa vida de uma maneira ou de outra. Jesus tem algo que deseja dizer a você, o mesmo que falou à mulher surpreendida em adultério, em João 8:11: “Nem eu te condeno. Vá e não peques mais” (NVI). Não há nada que você possa fazer para mudar o passado e é um desperdício de tempo tentar. Contudo, pode agir quanto ao futuro. Não desperdice o restante de sua vida; torne-se um discípulo hoje.

Related Articles

Nova revelação em Cristo, quarta-feira
1 OUVI esta palavra que o SENHOR fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo: 2 De todas as...
Bem-aventurados serão se praticarem, segunda-feira
ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com...
AMÓS – A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO, Terça-Feira
Isaías 1:13-15: 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das...
A Santificação na Vida Cristã, Sábado
Hebreus 12:14-17: 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça...