Esta carta é escrita como reposta a um relatório que Paulo recebeu de Epafras sobre novas igrejas em Colossos e Laodicéia. Enquanto o relato ardia sobre a natureza amável deles e sua fé fervorosa, também incluía informações sobre um número de noções falsas sendo propagadas como verdades do evangelho. Então, muito de sua carta focou na supremacia de Cristo e os alertou a serem vigilantes contra falsos ensinamentos. Paulo escreveu mais sobre Jesus Cristo nesta carta que em qualquer outra.

 

Cuidado com os Ensinamentos Enganosos

O versículo 8 é a chave para esta passagem e vai até o coração do assunto: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (NVI).

 Minha esposa, Becky, e eu temos uma tira cômica favorita: enquanto circulam pelos corredores do mercado, duas mulheres estudam a seção de comida industrializada. Pacotes têm rótulos como “Rodelas de Queijo Gordurosas” e “Mordidas de Colesterol.” Enquanto pegam uma sacola de “Crocantes de Celulite”, uma delas comenta: “Sinto falta da propaganda enganosa.”

Esta é a era da informação; as coberturas dos canais de notícia são conduzidas para apavorar você. Parecemos ser ricos em conhecimento e pobres em sabedoria. Se você quiser conhecer quase qualquer coisa, basta pesquisar no Google. A partir daí pode-se ir a sites de compras ou algum outro que hospede outros links. Talvez os grandes jornais sejam mais do seu tipo. Então novamente, mentes inquiridoras podem prestar atenção em publicações investigativas. Cada centímetro da mídia eletrônica está cheia até a borda de conhecimento à disposição. Desde o rádio e a televisão até o YouTube, é uma verdadeira enxurrada de auto-ajuda que confunde a mente.

Terapeutas e pregadores de todas as tendências competem pela nossa atenção. Estamos rodeados por toda espécie de fi losofi a imaginável. Escolha a sua. Mas qual você escolhe? Ou você faz um teste com todas elas para ver como elas se saem e se são aprovadas? Você viveria o sufi ciente para fazer isso? E você experimentar todas elas, quantas você descobrirá serem vazias ou enganosas, deixando-lhe em um beco sem saída ou em um buraco escuro com nada além de tempo e vida desperdiçados atrás de você, e nada além de outra busca à sua frente? Quantas buscas você consegue fazer antes de simplesmente desistir e sucumbir ao cinismo ou desespero, ou apenas uma aceitação insensível de uma vida parcial?

Não há momentos em que os princípios deste mundo são a última coisa que você precisa? De fato, a “Lei da Selva” – a sobrevivência do mais forte – parece ser uma descrição ideal para como os princípios deste mundo interagem. Sem nenhum padrão dominante de verdade, por qual escala você mede diferenças entre certo e errado, bem e mal, justiça e tirania, ou propósito da vida?

Muitas das coisas que Paulo mencionou nós vemos hoje. A adoração aos anjos é uma moda que surge de tempos em tempos. Mas as mais insidiosas são aquelas filosofias que mascaram o Evangelho. As que se embrulham nas Escrituras com uma nova distorção. Alguma coisa adicionada aqui, convenientemente abandonada ali, torcida e mudada apenas o bastante para criar um bom argumento sonoro que corra contra a verdade. A maioria das pessoas não engole pílulas amargas, a menos que estejam envolvidas com algo doce para deixá-las mais fáceis de assimilar.

Encontrando a Verdade

O coração de Paulo ansiava que estes crentes pudessem receber as mesmas coisas pelas quais toda a humanidade tem desejado por toda a história. Ele ora para que elas possam alcançar “toda a riqueza do pleno entendimento” e ter “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Colossenses 2:2 3, NVI).

Sobre estes versículos, Warren Wiersbe escreve:

“Deus quer que nós como seus filhos tenhamos ‘entendimento’ e ‘sabedoria e conhecimento.’ A palavra traduzida como ‘entendimento’ literalmente significa ‘colocar junto.’ É a habilidade de avaliar coisas. Sabedoria implica na habilidade de defender o que entendemos. Conhecimento sugere a habilidade de compreender a verdade.”

Minha casa tem apenas uma chave que abre a porta. Posso ter um chaveiro cheio de chaves, mas somente uma irá funcionar. Eu realmente preciso experimentar todas elas apenas para ter certeza? Isso mudará a efi ciência da única chave que sei que funcionará se eu encontrar outra? Mas não há outra, apenas aquela. Quanto sentido me faria fi car do lado de fora congelando, experimentando cada chave, no lugar de usar aquela que se encaixa na minha fechadura? Da mesma maneira, eu não preciso experimentar todos os falsos ensinamentos do mundo para entender que a sabedoria e o conhecimento de Deus são a chave para a verdade.

Wiersbe também declara:

“Por que seguir filosofias vazias quando temos toda a plenitude em Cristo? Isto é como se voltar do rio que satisfaz para beber das cisternas rotas do mundo (Jeremias 2:13). É claro, os falsos mestres em Colossos não pediram aos crentes que abandonassem a Cristo. Pediam que fizessem de Cristo uma parte do novo sistema. Mas isto apenas o removeria de seu justo lugar de preeminência.”

 Então Paulo deu o verdadeiro e duradouro antídoto a todo falso ensinamento: ‘Toda plenitude de Cristo, e você têm sido feitos plenos nele. Por que, então, vocês precisariam de qualquer outra coisa?’

Quando uma pessoa nasce de novo na família de Deus, ele nasce completo em Cristo. Seu crescimento espiritual não se dá por adição, mas por nutrição. Ele cresce de dentro para fora. Nada precisa ser adicionado a Cristo porque ele já é a própria plenitude de Deus. À medida em que o crente se aprofunda na plenitude de Cristo, ele é “cheio de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19). O que mais ele precisa?

De fato, há perigos espirituais que o cristão enfrenta. O teste fundamental de qualquer ensino religioso é, “Onde ele coloca Jesus Cristo, sua pessoa e sua obra?” Ele o retira de sua plenitude? Nega sua deidade ou sua humanidade? Afirma que o fiel deve ter alguma “nova experiência” para suplementar sua experiência com Cristo? Se sim, esse ensinamento é enganoso e perigoso.

Por favor, leia estes versículos como um grupo e você terá uma boa direção para lhe ajudar nesta era da “propaganda enganosa”:

“Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Portanto, assim como você receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edifi cados nele, fi rmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a fi losofi as vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês recebera, a plenitude” (Colossenses 2:2 3; 6-10, NVI).

Related Articles

Conhecendo o jovem pastor Timóteo, terça-feira
Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram...
A excelência da criação e a palavra de Deus, quinta-feira
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e...
Uma Entrega Constante
O apóstolo Paulo viu num trecho do Salmo 44 (44.22) uma mensagem adequada para a igreja de Roma quando abordava sobre tribulação, angústia,...
REORGANIZANDO A COMUNIDADE, quinta-Feria
1 Coríntios 3:6-10: 6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus,...