A cidade de Colossos, no tempo da epístola de Paulo, era apenas uma sombra do que já havia sido. Em 500 a.C. a cidade havia sido uma cidade central a 160 quilômetros a leste de Éfeso, no Vale Lício. Desde aquele tempo, ela havia sido reduzida a um subúrbio das cidades dominantes de Hierápolis e Laodicéia, que também ocupava este rico vale.

 

Colossenses é uma carta de articulação enviada por Paulo e Timóteo. Eles buscavam acender as chamas da fé e encorajar a congregação colossense.

Quem Devemos Ser

Uma razão pela qual cada um de nós se achega a Cristo é um profundo reconhecimento de nossa necessidade por ele. A profundidade dessa necessidade torna-se clara quando, percebemos quem somos chamados para ser comparado a quem temos sido. Em uma lição vindoura, leremos a afi rmação de Paulo de que a verdadeira liberdade está somente em Cristo. É importante manter em mente que há um inimigo da graça de Cristo, que tenta diminuí-la o máximo que puder.

Uma das maneiras mais eficientes do diabo nos aprisionar é nos lembrar continuamente o quão longe da glória de Deus nós caímos. Ele nos convence que somos peculiarmente desqualifi cados e indignos de permanecermos em Jesus Cristo. Se focarmos nisso, podemos ser minados de nossa força e nossa vontade, facilmente desviados para prioridades menores e enfraquecidos em nossas habilidades de servirmos a Cristo.

Como Afetamos os Outros

Embora Paulo lhes lembrasse da vida pecaminosa que eles levaram anteriormente à conversão, ele não permitiu que as falhas deles os paralisassem; ele os impulsionava para frente, para que soubessem que não estavam sozinhos. Durante seu dois anos em Éfeso, Paulo nunca visitou Colossos. Contudo, queria que soubessem que tinham uma boa reputação, que faziam uma diferença positiva em dar frutos para o reino, e ele pessoalmente cuidava de guardá-los em suas orações.

Frequentemente somos cegos para os efeitos que exercemos. É fácil para uma igreja sentir-se isolada e inefi caz em seu impacto. O cristão individual pode sentir-se da mesma maneira.

Talvez, os colossenses compartilhassem um pensamento semelhante. Paulo deliberadamente disse-lhes que ele ouvira falar da fé e da reputação deles por serem um povo amável. Ele lhes disse que eram parte de algo muito maior que si mesmos e que o impacto do evangelho dera frutos em todo o império, se não além.

Os Tesouros do Céu

Paulo lembrou os colossenses de que sua esperança e fé construíram um depósito nos reinos celestiais que estaria lá para eles (v. 5). Ele lhes lembrou que sua fé em Cristo era o fruto do compartilhamento que Epafra fizera do evangelho com eles.

Caso sucumbamos a um pensamento isolacionista, podemos facilmente começar a acreditar que nossas reservas de habilidade, energia e recursos são auto-geradas. Eu sou alguém que tende a correr com minhas próprias forças e tenho sido relembrado disto em meses recentes.

Eu estava na equipe de coordenação de um acampamento de pré-adolescentes, depois de dirigir um acampamento infantil e a Escola Bíblica de Férias, ufa! No dia da abertura do acampamento, me senti lento, mas não pensei muito a respeito. Na segunda-feira de manhã eu não tinha movimentos. Meu pescoço e minhas costas estavam duros como roupa congelada pendurada no varal no inverno. Eu raramente tenho dores de cabeça, mas estava com uma enxaqueca que simplesmente se instalara. Fiquei tonto com esforço físico, o que pareceu estranho.

Na terça-feira, a menos que estivesse fazendo algo específi co, me encontrava sentado na poltrona branca de plástico na cozinha segurando minha cabeça, sentindo-me com tanta energia quanto uma torrada na água. Pensava que poderia funcionar e pensar razoavelmente. Até o momento, minha dor de cabeça esmagava meu crânio como um ovo. Eu não havia pensado em ir ao médico até que um membro da equipe disse que isso poderia ser sério. Minha filha passou no acampamento quando estava a caminho do trabalho. Ela me levou ao consultório médico onde não demorei a ser diagnosticado com o Vírus do Nilo Ocidental¹.

Quando cheguei em casa, ficou evidente que eu não estava melhorando. Nenhum descanso parecia ajudar. O médico disse que o vírus havia se estabelecido em meu cérebro. Meus dois companheiros constantes eram a tontura e a náusea. Lembro de um dia em que me senti cansado de estar doente. Passei cerca de 15 minutos retirando algumas coisas do meu carro e espanando o painel. Isso foi o bastante para me jogar no sofá pelo resto do dia. Sentir-se inútil não é divertido e pode negativamente afetar um sentimento de valor próprio.

 Agora posso me identifi car com outros cujos males os põem nessa posição.

A verdade é que sem um depósito celestial é fácil “faltar a gasolina”, fi sica, mental, emocional e espiritualmente. Somente quando abrimos os depósitos do céu temos um suprimento inextinguível.

A Direção de Deus

O efeito no reino é claro: “Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual” (v. 9, NVI). Você não está sozinho quando alguém ora por sua vida, e certamente faz bem para o corpo saber que alguém se importa o sufi ciente a ponto de orar.

Observe que estas orações são específi cas, não apenas “Deus, abençoe os colossenses.” Ao invés disso, eles oraram: “...que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual” (Colossenses 1:9 NVI)

Seguir a direção de Deus é algo bom, contudo, algumas pessoas reivindicam a direção de Deus antes de terem um entendimento básico de sua vontade. Não devemos cair nessa armadilha.

Tão importante quanto entendimento é ter um espírito de obediência. Às vezes permitimos que auto-condenação ou dúvidas sobressaiam-se à direção de Deus. Outras vezes preferimos nossa própria vontade e evitamos buscar a vontade divina.

O propósito da oração específica de Paulo era que a vontade de Deus prevalecesse na vida deles. Somente sob a vontade divina é possível vivermos uma vida digna que o agrade, uma vida cheia de um esforço frutífero.

Seguir a vontade de Deus faz com que cresçamos em nosso conhecimento dele e sejamos fortalecidos com seu . Somente da maneira dele podemos ter a perseverança e a paciência necessárias para uma atitude jubilosa de verdadeira gratidão a nosso Pai Celestial.

Esta é a essência da oração de Paulo. Ele encorajou os colossenses com estas palavras: “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção a saber, o perdão dos pecados” (Colossenses 1:13 14, NVI).

Então, por que devemos permitir que sejamos distraídos de tais bênçãos e não compartilharmos tamanha bondade? Sofremos desta distração e também nossas igrejas sofrem. Paulo mostra a urgência de alcançarmos o poder de Deus através de corações gratos e buscarmos ativamente seu propósito em nós.

_____________________

¹ O vírus do Nilo Ocidental é uma doença potencialmente letal disseminada pela picada de mosquitos infectados. Na maior parte da América do Norte, ele ocorre principalmente durante o fi nal do verão e início do outono. Em climas mais quentes, o vírus pode ser transmitido durante o ano todo. Os sintomas da forma mais grave da visose podem incluir: febre alta, rigidez da nuca, confusão mental, convulsões, coma, enfraquecimento e em alguns casos paralisia. Os efeitos neurológicos causados podem ser permanentes. Cerca de 5 a 15% das pessoas que apresentam a forma mais grave da doença morrem. As taxas de mortalidade do vírus são mais altas entre os idosos. Fonte: www.saude.hsw.uol.com.br/virus-do-nilo-ocidental1. htm - Acessado em 29/09/2010.

 

Related Articles

Continuando uma obra concluída, sábado
27 E na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os seus lugares, para trazê-los, a fim de fazerem a dedicação com alegria, com...
Princípios bíblicos do verdadeiro avivamento, sexta-feira
1 E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a santa cidade,...
O cativeiro babilônico: personagens em destaque (parte II)
14 Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão...
Profetizando nova vida, segunda-feira
25 A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas...