Quando eu estava na quarta série aprendi a esquiar. Há uma lição que todos que esquiam aprendem: há essencialmente três códigos de cores para trilhas. As trilhas verdes são as mais fáceis; as azuis são moderadamente difíceis; e então, há as trilhas preto-diamante. Quando você vê estas trilhas, geralmente encontra uma placa onde se lê: “Somente especialistas!”

 

Geralmente, à medida que se aproxima do limite de uma trilha preto-diamante, chega-se a um ponto onde se deve tomar uma decisão: você seguirá nessa trilha até o fi m? Ou, você seguirá em outra direção? Este o ponto em que você assume um compromisso. Uma vez que se inicia a jornada por uma destas trilhas difíceis, não há volta. Uma vez que se ultrapassou o limite da trilha, você está nela para valer e não há como sair dela.

Depois das mortes de seu marido e seus dois fi lhos, Noemi trouxe suas noras a exatamente este ponto de comprometimento. Depois de ter sofrido estas perdas, ela decidiu ir para casa. Então, fez as malas e pegou a estrada com suas duas noras. Enquanto viajavam, chegaram a esse ponto de comprometimento, o ponto em que não há volta. Noemi estabeleceu o limite. Orfa e Rute tinham que tomar uma decisão. Tinham que decidir se dariam uma nova chance à vida delas em Moabe ou assumiriam o compromisso com Noemi.

Orfa beijou sua sogra, desejou-lhe boa sorte e retornou a Moabe, uma decisão justa. Rute decidiu seguir adiante. Ela pegou a trilha difícil, que era para especialistas, e sabendo muito bem que não haveria volta, comprometeu-se com o caminho mais longo, não importava o custo.

Comprometimento

A palavra já foi mencionada e encontrará seu uso em qualquer exame de relacionamentos. O comprometimento não está apenas na essência dos relacionamentos, ele é a própria essência.

Neste ponto sem volta, na linha que Noemi desenhou na areia, Rute demonstrou seu comprometimento ao jurar-lhe lealdade, ao amar incondicionalmente, e ao ser desprendida de si mesma.

Lealdade

Rute cumpriu seu papel de ser o braço direito de Noemi. Onde é que se encontrasse Noemi, lá estava Rute. Quando Noemi saía, ela saía. Quando Noemi fi cava, ela também ficava.

Quando eu era conselheiro em Jersey Oaks, um dos enfermeiros efetivos adotou uma cadela que havia encontrado quase morta. Ele gastou tempo e energia revivendo e treinando este cadela. Quando ela recuperou sua plena energia, estava também treinada para ser leal. De fato, quando o enfermeiro passeava com sua cadela, ela acompanhava seu ritmo passo a passo. Quando ele parava, ela parava. Quando ele andava, ela andava bem ao seu lado, nem um passo além. Esta cadela era a lealdade na vida real.

Comprometimento com um relacionamento requer este tipo de lealdade. Se você quiser depender de outra pessoa, deve se tornar dependente. Isto é feito guardando duas coisas em mente:

1ª) Uma demonstração de lealdade exige consistência. Ao ser consistente, você permite que a outra pessoa saiba exatamente o que esperar. Noemi sabia que Rute estaria ao seu lado quando precisasse dela porque ela era consistente;

2ª) Dependência é ganhar e manter a confi ança da outra pessoa.

Diz-se que a confi ança é como um balde. Quando se conhece alguém novo, esta pessoa é como um balde vazio. Quando ela faz coisas confi áveis, caem gotas em seu balde, devagar mas constantemente, e o balde dela começa a se encher. Infelizmente, apenas um ato de má fé derruba o balde e derrama toda a água. Então a pessoa tem que trabalhar desde o começo, vagarosamente adicionando gotas para recuperar a confi ança da outra pessoa. A lealdade se mostra merecedora. Está constantemente enchendo seu balde com seus amigos e mantendo-o cheio.

1 Coríntios 13 o capítulo do amor, repete a palavra “sempre” quatro vezes. Então diz, “O amor nunca falha”. Esta é a lealdade que é exigida quando nos comprometemos a um relacionamento.

Amor Incondicional

Rute abraçou a história e o passado de Noemi. Ela abraçou a vida inteira de sua sogra. E o mais importante, abraçou também a “bagagem” dela.

Noemi estava triste e amarga, ela havia perdido um marido, dois fi lhos e uma nora. Com estas perdas, ela essencialmente perdera sua vida inteira em Moabe. Estava tão chateada que queria mudar seu nome para Sra. Amarga... Mas nada disso importava para Rute; ela ainda a amava com tudo o que tinha.

Noemi tinha uma vida em Belém. Tinha amigos, inimigos, um lar e uma vida. Rute assumiu o compromisso antes de ver qualquer uma dessas coisas simplesmente porque amava muito sua sogra.

Imagine ir a um lugar distante, (outro país, com outras culturas e outra língua), com um amigo e ele ser a única pessoa que você conhece. A menos que você seja alguém extrovertido, esta situação é incômoda.

Rute comprometeu-se a fazer de todas estas pessoas, todos na festa a quem nem mesmo conhecia ainda, seu próprio povo. Um amigo de Noemi é amigo de Rute, por isto, ela demonstrou seu comprometimento através de seu amor incondicional.

Desprendimento

Rute jogou para o alto sua identidade para assumir a de Noemi. Em Moabe, Rute crescera sob uma visão de mundo inteiramente diferente da família com a qual casou-se. Imagine casar-se em uma família de muçulmanos ou hindus e eles desejarem que você tenha a mesma visão de mundo deles, algo completamente diferente daquela em que fora criado. Isto é exatamente o que Rute fez por sua sogra, Noemi. Ela lhe disse: “Seu Deus será meu Deus.”

Rute estava tão comprometida com Noemi que deixou de lado tudo o que cresceu sabendo por causa desta amizade. Suas roupas, comida, sua adoração e sua vida inteira foram alterados por causa de seu comprometimento com sua amizade.

O que é necessário para ser amigo? Em uma palavra: comprometimento. É preciso ser absolutamente comprometido, não apenas a um relacionamento, mas a uma pessoa. É preciso lealdade, é preciso estar presente para aquela pessoa todo o tempo, não importa o que aconteça. É necessário ser dependente, conquistando e mantendo a confi ança dessa pessoa. O amor nunca falha. É preciso ter amor incondicional. A despeito de quem a pessoa foi, é ou será, um comprometimento a um relacionamento requer que você ame sem condições. É preciso ser desprendido. O quanto você está disposto a dar de si mesmo por amor a um amigo, a sua mãe, seu pai, sua irmã, seu irmão, seu marido ou esposa?

Você está disposto a abrir mão de sua vida inteira por causa de seu comprometimento com seu amigo? Há ainda outro exemplo de amizade que é um exemplo importante de como podemos nos comprometer com nossos amigos. O quanto Jesus é seu amigo? Como lhe parece o comprometimento dele em sua vida? Este é o comprometimento que nossos amigos e queridos merecem de nós. Saia hoje e seja um verdadeiro amigo.

Related Articles

Orando por missões, quinta-feira
E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. De sorte que disputava na...
Não se envergonhando do testemunho, sábado
O SENHOR conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias. 2 Timóteo 1:16...
As limitações dos discípulos, terça-feira
  E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo...
O reinado do ungido de Deus, terça-feira
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. João 13:13...