Gênesis 44:24-34:
24 E aconteceu que, subindo nós a teu servo meu pai, e contando-lhe as palavras de meu senhor, 25 Disse nosso pai: Voltai, comprai-nos um pouco de mantimento. 26 E nós dissemos: Não poderemos descer; mas, se nosso irmão menor for conosco, desceremos; pois não poderemos ver a face do homem se este nosso irmão menor não estiver conosco. 27 Então disse-nos teu servo, meu pai: Vós sabeis que minha mulher me deu dois filhos; 28 E um ausentou-se de mim, e eu disse: Certamente foi despedaçado, e não o tenho visto até agora. 29 Se agora também tirardes a este da minha face, e lhe acontecer algum desastre, fareis descer as minhas cãs com aflição à sepultura. 30 Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e o moço não indo conosco, como a sua alma está ligada com a alma dele, 31 Acontecerá que, vendo ele que o moço ali não está, morrerá; e teus servos farão descer as cãs de teu servo, nosso pai, com tristeza à sepultura. 32 Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se eu o não tornar para ti, serei culpado para com meu pai por todos os dias. 33 Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos. 34 Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai.
José era o filho da velhice, o filho que Jacó teve com sua tão amada e esperada Raquel. Por conta disso, José teve privilégios que os seus irmãos não tiveram, como a túnica colorida, ostentosa e elegante. Esses privilégios foram aumentando o ódio no coração dos irmãos. Depois de muita dor no coração pela perda do seu filho querido, parece que a predileção foi transferida para Benjamim, também filho de Jacó com Raquel. Seria Jacó um pai superprotetor de alguns? Ou ficamos com a soberania divina? Prefiro acreditar que Deus escolheu essa família como um vaso para um propósito específico.
Quando não há preferido do papai ou da mamãe, a família desfruta de muito mais harmonia. Harmonia entre o casal, harmonia entre os filhos, harmonia dos filhos para com os pais e dos pais para com os filhos. Sua casa desfruta dessa harmonia, ou tem algum coração sofrendo, sentindo-se inferior ou alimentando ódio? Pense nisso, no dia de hoje, e lembre-se: nunca é tarde para consertar relacionamentos.