Lucas 6:32-36:
32 E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
34 E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Lucas faz um resumo do "Sermão do Monte" do Evangelho de Mateus. O ponto culminante do sermão transcrito por Lucas é o resumo da ética, que Jesus encarna em sua própria pessoa: Amai vossos inimigos (v. 35).
Nós éramos inimigos da verdade, da justiça e do amor; e, mesmo assim, Ele nos amou. Não podemos alegar que nos é impossível amar aos que nos perseguem e maldizem, aos que sem causa fizeram-se inimigos, porque Ele nos dá o Seu Espírito, para que possamos encarnar o Seu amor, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 5:5). Jesus não apenas demonstrou compaixão, mas também recomendou a mesma atitude aos seus seguidores: Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso (v. 36). Tem, você, demonstrado misericórdia para com aquele que lhe ofendeu?