Eclesiastes 11:1-8:

1 LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. 3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. 4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas. 7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. 8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

Quem observa o vento não semeará. Quantas vezes a sua desculpa para a procrastinação foi algo como esperar pelo momento perfeito? Diz o texto que lemos: Quando as nuvens estão carregadas, derramam chuva sobre a terra. Em outras palavras, as coisas acontecem quando estão prontas. Esperar por elas muitas vezes é um desperdício de tempo, que poderia ser investido fazendo algo de valor. Quantas vezes gastamos tempo sonhando com algo que só acontecerá na hora certa? O agricultor pode até esperar por chuva, mas ele não senta e fica olhando para o céu; pelo contrário, a espera dele é ativa no preparar o solo para quando a chuva vier. Talvez você esteja esperando uma "chuva de bênção" em sua vida, porém não fique apenas olhando para o céu esperando a chuva. Enquanto ela não vem, mãos à obra! Prepare o terreno! Peça ao Espírito Santo para reforçar sua confiança no Senhor. Ore por uma nova visão de semear e colher, não importam as circunstâncias.

Related Articles

Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
Corrigindo a injustiça social Corrigindo a injustiça social
E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão...