Provérbios 15:21-33:

21 A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente. 22 Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. 23 O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo! 24 Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo. 25 O SENHOR desarraiga a casa dos soberbos, mas estabelece o termo da viúva. 26 Abomináveis são para o SENHOR os pensamentos do mau, mas as palavras dos puros são aprazíveis. 27 O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia presentes viverá. 28 O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. 29 O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará. 30 A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos. 31 Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios. 32 O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento. 33 O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.

Os verdadeiramente sábios preocupam-se em fazer com que os seus pensamentos, palavras e obras sejam controlados, sinceros e santos. Por isso, a sabedoria é necessária para adequar o nosso falar à ocasião. Aqueles que temem a Deus ponderam suas respostas; os ímpios não pensam antes de falar, porque não se importam com as consequências de suas palavras. É necessário falar, mas é importante pensar primeiro. Você planeja cuidadosamente o que vai dizer ou despeja seus pensamentos sem qualquer preocupação com o impacto que poderão causar? Estamos instruindo com sabedoria os verdadeiros, santos, inerrantes e inefáveis ensinamentos das Sagradas Escrituras?

Related Articles

Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
Mordomia do tempo
TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1...
A palavra de Deus ocupando seu devido lugar, quarta-feira
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E...