Rute 2:1-7:
1 E TINHA Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da família de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.
2 E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.
3 Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.
4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco. E disseram-lhe eles: O SENHOR te abençoe.
5 Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.
7 Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.
Quando está diante de uma situação difícil, você se senta imaginando por que Deus não o ajuda ou procura uma oportunidade de fazer algo a respeito? Às vezes, Deus nos pede para esperar Seu livramento inesperado. Contudo, há outras vezes, como aqui com Rute, nas quais Deus nos dá a oportunidade e a habilidade de cavar nossa própria saída do problema. Ambos os métodos representam a provisão milagrosa de Deus. Não pense que, ao tomar a iniciativa em uma situação, você está demonstrando uma falta de fé. Confie no Senhor, primeiramente e sempre. Mas também procure as oportunidades que Ele oferece.