Habacuque 1:1-5:
1 O PESO que viu o profeta Habacuque.
2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
3 Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.
4 Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.
5 Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada.
Eu sou a maior ignorante quando se trata dos acontecimentos mais atuais. Isso é principalmente devido a um fato: eu odeio assistir aos jornais. Quando estava crescendo, nós assistíamos ao jornal, durante o jantar. Tantas histórias eram repletas de violência, ódio e perdas. Incomodava-me assistir à destruição de vidas e famílias. Já adulta, gosto de ouvir as notícias, mas evito as imagens visuais que podem me acompanhar por dias. Isso é semelhante ao que aconteceu com Habacuque. Ele viu violência, destruição e impiedade e clamou ao Senhor por socorro e livramento.