1 Samuel 15:17-23:
17 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o SENHOR te ungiu rei sobre Israel.
18 E enviou-te o SENHOR a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do SENHOR?
20 Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
21 Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal.
22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
“Obedecer é melhor que sacrificar” (v. 22). Que conceito! Como a vida se torna mais fácil, quando simplesmente seguimos orientações e as obedecemos? Mas, em vez disso, muitas vezes, seguimos nosso próprio caminho e depois tentamos compensar com desculpas e atos de reconciliação. Como a maioria dos pais pode confirmar, a única coisa que desejamos, ao criar nossos filhos, é que haja obediência. "Apenas faça como eu pedi e a vida será feliz para todos". Infelizmente, como Saul, às vezes, nós e nossos filhos temos que aprender da maneira mais difícil que a obediência é sempre melhor.