Romanos 8:1-8:
1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Reconhecer nosso pecado é difícil. Ignoramos nossas indulgências ao racionalizar. Pensamos em ideias, como: "Eu vou trabalhar nisso mais tarde"; ou "Posso compensar este pecado agradando a Deus de outras maneiras". Talvez você até tenha pensado: "Deus quer que eu me divirta, e esta atividade é muito divertida". De qualquer maneira que olhar para isso, se estiver racionalizando o que faz, não estará agradando a Deus. Sabemos que Ele é poderoso, mas a passagem lembra que o pecado também tem poder. Você foca o Espírito Santo em tudo que faz, ou está sob o controle de sua natureza pecaminosa?