Texto: 1 Pedro 1:8

Porque buscais entre os mortos ao que vive?”. Estas palavras foram ditas por anjos às mulheres que foram ungir o corpo de Jesus no túmulo. Elas não sabiam muito bem explicar o que estava acontecendo naquele momento. Apenas sabiam que Jesus estava morto. Quando chegaram ao túmulo viram que estava vazio. Depois a voz de dois varões rompe o silêncio e elas acabam cercadas de temor. Enfim elas compreendem a mensagem dos anjos.

Você conseguiria imaginar esta cena se colocando no lugar de uma delas? Conseguiria fazer isso levando em consideração todo o contexto que culminou naquilo? Pois é. Com certeza se conseguirmos fazer isso, pautado pela narrativa dos evangelhos, creio que sentiríamos mais de perto tudo o que os seguidores de Jesus sentiram logo após o seu sepultamento.

Derrepente todas as esperanças foram sepultadas com Jesus. Seu jeito, suas palavras, suas atitudes não havia deixado dúvida de que ele era o Filho de Deus, o Messias. Suas ações vinham dizendo que era chegado o momento da restauração do reino de Israel. Só que nada disso aconteceu. Num momento eles tinham o Mestre, depois não o tinham mais. A única coisa que tinham de real era um Messias morto e sepultado. Então, as mulheres entram no lugar onde os discípulos estavam e conta-lhes o que o anjo lhes dissera. Ai foi que a confusão aumentou. Pedro saiu correndo, e viu o túmulo vazio. E agora? Como pode ter isso acontecido? Talvez estivessem se perguntando os discípulos. Porém, essas perguntas logo foram respondidas. Jesus enfim aparece aos seus. Aproveita para ensinar mais uma vez àqueles corações tardios em entender que tudo deveria se daquele jeito. Seus corações puderam entender que Jesus lhes foi tirado por um momento. Mas já estava de volta.

Só que não por muito tempo. Estava na hora de partir novamente. Apenas uns 40 dias foi o suficiente. Jesus estava retornando para a glória que ele tinha antes de vir a terra. E os discípulos? Como ficariam? Não mais como aquele primeiro dia da semana após sua ressurreição. Antes viram ele ser baixado de uma cruz por homens falhos e colocado num túmulo. Agora o estavam vendo subir aos céus para ali interceder por Ele. Eles ficariam sozinhos? Jamais. Jesus prometeu estar com eles todos os dias até a consumação dos séculos. Mas como seria isso se não o veriam fisicamente? Seria de outra forma. Jesus é o mesmo. Apenas mudou o lugar de onde fazer o que sempre fez: cuidar dos seus! Ele está agora com o Pai, porque nesta fase de seu ministério é ali que Ele precisa cuidar de nós. Apenas temos de crer.

Querido leitor, talvez você pense que seria mais fácil se Jesus estivesse fisicamente ao seu lado. Para lhe ajudar em suas dificuldades. Contudo nesse momento da história da redenção isso não se faz necessário. Por que não? Porque mesmo que ele estivesse fisicamente aqui não mudaria o fato de que você teria de continuar andando pela fé! Tudo o que você precisa não é de uma visualização, mas sim de uma promessa em que possa confiar. Você precisa das palavras dele. O cordeiro que morreu para lhe salvar, agora é o Pastor que vive para cuidar de você. À distância eu concordo. Mas ainda  continua cuidado de você. Apenas creia!

Related Articles

O credor incompassivo
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. Mateus 18:35...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
O ensino por parábolas
Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Mateus 13:34...