Mateus 11:28-30:

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Com certeza em algum momento de sua vida você ficou com a  impressão de que as promessas contidas nas Escrituras parecem não se adequar a realidade que você enfrenta. Você olha para tudo que está acontecendo em sua volta e depois lê o que está na Bíblia e parece que as coisas não se encaixam.

Talvez um dos textos bíblicos que exemplificam isso para nós seja  Mateus 11:28-30. Aqui nós encontramos Jesus afirmando que todos os que estão cansados e sobrecarregados podem vir a ele que serão  aliviados. Que a época em que vivemos é uma época de sobrecargas, disso não tenho dúvidas. Agora, como posso entender esta promessa  deste texto feita por Jesus, se ainda continuo tão  cansado e  sobrecarregado com a "lida" semanal a ponto de sentir isso em meu  corpo? Para responder isso vamos ao texto.

Em primeiro lugar: não é interessante que a pessoa que prometeu  descanso para os cansados foi a mais sobrecarregada que já existiu?  Sim porque o único peso que devemos ver sobre o corpo de Jesus não  foi apenas o da cruz de madeira. Sobre seus ombros  pesaram os  pecados do mundo inteiro e de todas as épocas. Isso realmente era um  peso. Ele estava carregando não o seu peso, mas o dos outros. Você facilmente concordará comigo que carregar um peso próprio já é  difícil, agora carregar o dos outros é mais difícil ainda. Isso porque  não achamos justo carregar aquilo que não nos pertence. Não  achamos justos consumir nossas energias para resolver coisas dos outros. Há outra coisa que tornou a carga de Jesus ainda mais excedente – a ira do Pai. Não foi a toa que Jesus bradou "Deus meu, Deus meu porque me desamparaste?". O Pai derramou sua ira sobre seu Filho por causa dos pecados dos Homens. Outros fatores que também causaram cansaço em Jesus foram: suas viagens para pregar o Evangelho, as longas horas de atendimento curando as pessoas, o desgaste em explicar aos discípulos as verdades do Reino dos Céus, o exercício da paciência para lhe dar com os deslizes cometidos por eles, etc. Retornando a questão inicial, como o próprio Jesus pôde experimentar descanso quando estava tão fatigado com estamos hoje?

A resposta está no verso 29. O descanso prometido por Jesus não era um descanso do corpo. E, sim um descanso para a alma. Isso é crucial. Em Provérbios 18:14 é destacada a importância da firmeza da alma em relação ao corpo. Lá diz que é nosso espírito (alma) que sustém o homem no dia da doença. Se o espírito se abater que o poderá suportar? Jesus conhecia muito bem as cargas e sobrecargas levadas por aquelas pessoas. Com também conhece as suas! Muito mais do que o cansaço do corpo, Jesus estava focado no cansaço da alma quando prometeu dar descanso aos cansados e sobrecarregados.

Isso vem corrigir um erro comum cometido por muitos cristãos. Muitos estão embasados numa fé cujo entendimento interpreta que todos os  problemas serão resolvidos no momento que se crer. Mas isso, pela própria experiência, você sabe que não é verdade. A saída desta situação pode ser resolvida se regularmos nosso foco para o lugar certo. Enquanto estivermos olhando para o mundo visível e material nossas esperanças concernentes as promessas de Deus serão solapadas todos os dias. Isso porque é muito mais fácil viver por vista do que por fé. Basta que nosso conforto, segurança, relacionamentos e planos sejam afetados para que nos sintamos sozinhos e abandonados por Deus.

Querido(a) irmão(ã), descanse! A promessa de Jesus concernente a sua alma já foi garantida. Basta apenas pensar da condenação que ele te livrou, e das algemas que te prendiam, basta pensar na vitória sobre todo sofrimento e cansaço que se realizará naquele dia glorioso. Agora, quanto às lutas diárias ainda sentidas pelo corpo, o Mestre chama para fazer uma troca. Tome meu fardo, porque é leve!

Related Articles

O credor incompassivo
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. Mateus 18:35...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
O ensino por parábolas
Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Mateus 13:34...