2 Crônicas 16:7-12:

7 Naquele mesmo tempo veio Hanani, o vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no SENHOR teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão. 8 Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no SENHOR, ele os entregou nas tuas mãos. 9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti. 10 Porém Asa se indignou contra o vidente, e lançou-o na casa do tronco; porque estava enfurecido contra ele, por causa disto; também Asa, no mesmo tempo, oprimiu a alguns do povo. 11 E eis que os atos de Asa, tanto os primeiros, como os últimos, estão escritos no livro dos reis de Judá e Israel. 12 E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas antes os médicos.

Nosso texto é apenas um pequeno resumo dos últimos anos da vida do rei Asa. Meditando na trajetória deste rei, fico impressionado como ele jogou fora tudo aquilo que havia construído com o Senhor.

Os primeiros atos da vida de Asa foram marcados por um compromisso verdadeiro com Deus. E isso deve ser analisado dentro do seguinte pano de fundo: "Israel esteve por muito tempo sem o
verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei
" (2 Crônicas 15:3). Ou seja, o povo de Israel estava de relações cortadas com Deus. Então é do meio dessa sequidão espiritual que insurge o rei Asa. Apontando para o povo qual o caminho que eles deviam seguir. Algumas medidas radicais foram tomadas para deixar esta orientação ainda mais clara. Asa derrubou os postes-ídolos, abolindo assim os altares aos deuses estranhos e acabando com os cultos que eram realizados pelo povo nos altos montes (14:3). Deus se alegrou tanto com isso que deu de presente para Asa "dez anos de descanso" de seus inimigos (14.6). Essa era, sem sombra de dúvidas, um grande presente de Deus para um rei daquele tempo, que tinha como função proteger seu povo. Lembrando também que se envolver em uma guerra trazia muitas despesas. Sem contar a perda de muitos soldados que morriam nas batalhas. O Senhor resolver dar  descanso para Asa. Ele não precisou se preocupar em se proteger e proteger seu povo. Deus estava fazendo isso por eles.

Isso me faz lembrar um maravilhoso Salmo que diz: "É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel" (Salmos 121:4).

Porém, numa certa altura de sua vida com Deus, o rei Asa se envolveu em uma aliança política com Ben-Hadade, o rei da Síria. Fez isso para se proteger de Baasa, rei de Israel (o reino nessa época estava dividido e Asa era rei de Judá). Asa lembrou a Ben-Hadade que os pais de ambos já haviam feito uma aliança antes, e que por isso eles também poderiam fazer o mesmo (2 Crônicas 16:3). Junto com esta estratégia Asa tomou a prata e o outro da Casa do Senhor e deu como presentes a Ben-Hadade (isto é, comprou um favor). Os resultados de tal estratégia foram alcançados. Asa se livrou da ameaça de Baasa. Contudo, estragou sua aliança com Deus. Isso lhe trouxe um triste fim. Asa morreu de uma doença nos pés (2 Crônicas 16:12).  Começou tão bem, mas terminou tão mau! Por que isso aconteceu?

A grande razão foi a de não ter confiado em Deus. Às vezes não conseguimos processar a informação de como uma pessoa que tinha todas as evidências do mundo para continuar confiando em Deus, ainda sim deixa de confiar nEle (2 Crônicas 16:8). O autor do nosso texto nos dá uma importante dica: "Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele,..." (2 Crônicas 16:9). Eis aqui o ponto chave! Ter um coração dividido foi o que corroeu o reinado de Salomão também. Vemos a mesma coisa acontecer com Asa.

Viver neste mundo é viver em uma interação constante entre afetarmos o mundo ou ser afetado por ele. Muitas das coisas que nos afetam são boas, outras são ruins. A vida de Asa tomou um rumo que o levou a achar tanto um lugar para Deus em seu coração, como um lugarzinho para as outras coisas também. E não importa se vamos colocar as outras coisas para dormir no "sofá da sala de nossa vida". Um dia elas vão começar a agir com tanta folga dentro de nós, que logo fará nossa cabeça para que pensemos que Deus é o intruso. O texto que mais me  chamou a atenção nessa parte final da história de Asa foi 2 Crônicas 16:12. Confiar nos médicos era melhor do que confiar no Senhor! Oh igreja, nunca desista de confiar no Senhor. Pois senão, passaremos a acreditar que ficar boiando em cima de um isopor será mais confiável do que estar a bordo do seguro navio de Deus!

Related Articles

O reino e as sementes
E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e...
O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...