Bíblia Online

Rute

Escrito por Incerto

Capítulos

1 2 3 4

Análise do livro

Rute no campo com BoazO livro de Rute é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia. Possui 4 capítulos onde é narrada uma história situada no período dos Juízes de Israel. O momento histórico exato não se conhece; todavia, Josefo, historiador judeu, opina que Rute é do tempo do sacerdote Eli (Antig. 5,9,1).

Este livro da Bíblia deriva seu nome de um dos seus personagens principais, Rute, a moabita. A narrativa mostra como Rute se tornou uma ancestral de Davi por meio do casamento de cunhado com Boaz, em favor de sua sogra, Noemi. O apreço, a lealdade e a confiança em YHVH que Boaz, Noemi e Rute demonstraram permeiam o relato. — Rute 1:8, 9, 16, 17; 2:4, 10-13, 19, 20; 3:9-13; 4:10.

Excetuando-se a lista genealógica (Rute 4:18-22), os eventos relatados no livro de Rute abrangem um período de cerca de 11 anos no tempo dos juízes, embora não se declare exatamente quando é que ocorreram durante esse período. — Rute 1:1, 4, 22; 2:23; 4:13.

A tradição judaica atribui a Samuel a escrita deste livro, e isto não discordaria da evidência interna. O fato de que o relato conclui com a genealogia de Davi sugere que o escritor estava a par do propósito de Deus com respeito [Davi. Isto se ajustaria a Samuel, pois foi ele quem ungiu a Davi para ser rei. Por isso, teria sido também apropriado que Samuel fizesse um registro dos ancestrais de Davi (I Samuel 16:1, 13).

A historicidade do livro de Rute fica confirmada pela genealogia de Jesus Cristo, apresentada por Mateus, a qual alista Boaz, Rute e Obed na linhagem de ascendentes. (Evangelho segundo Mateus 1:5; compare com Rute 4:18-22; II Crônicas 2:5, 9-15.) Ademais, é inconcebível que um escritor hebreu tivesse inventado deliberadamente um ancestral materno estrangeiro para Davi, o primeiro rei da linhagem real de Judá.

O registro histórico fornece matéria de fundo que ilustra e esclarece outras partes da Bíblia. Apresenta-se de forma vívida a aplicação das leis referentes à respiga (Levítico 19:9, 10; Deuteronômio 24:19-22; Rute 2:1, 3, 7, 15-17, 23) e ao casamento de cunhado. (Deuteronômio 25:5-10; Rute 3:7-13; 4:1-13) Há evidência da orientação do Senhor na preservação da linhagem que levava ao Messias, bem como na escolha dos indivíduos para essa linhagem. Às mulheres israelitas casadas com um homem da tribo de Judá apresentava-se a possível perspectiva de contribuir para a linhagem terrestre do Messias (Gênesis 49:10).

Rute é um livro que leva o seu nome doze vezes. fora isso ele é mencionado uma única vez no livro de Mateus, na genealogia de Jesus (Mt 1.5). o propósito do livro ilustra a maneira como o Espírito Santo aproveita de situações para realizar o plano de Deus. O livro está situado entre Juízes e Samuel,e a frase de abertura é: "Nos dias em que julgavem os juízes"- Indica a época que ocorre esse relato.

Percebemos que nesta época o povo de Deus (Israel) estava passando por um declínio espiritual generalizado, e que havia começado logo após o período dos juízes. Deus havia falado ao povo sobre esse relacionamento, e que se não houvesse esse contato com Ele fecharia os céus. (Dt 6.3; 8.9; 11.11,12). Podemos ver que isso estava ocorrendo nesta época, e naqueles dias a familia de Elimeleque morava em Belém de Judá. Eram Efrateus. Porém o que aconteceu não estava na vontade de Deus. Eles não deveriam sair do lugar onde Deus os tinham colocado, porque sairiam dali sem uma previa de Deus? quantas familias saíram também de Judá? o que aconteceu com elas? seria o caso de Noemi? para entender o que pode ter acontecido com essa familia veremos que seus nomes nos dão uma alternativa de pensamento justo, compare: Belém quer dizer "Casa de pão"; Judá significa "Louvor" e "Ele será louvado"; Efrata "Lugar de fertilidade"; Elimeleque "Meu Deus é rei"; Noemi "Minha amada" ou "Meu prazer". agora podemos verificar que a falha não estava em Deus, ou no cumprimento de sua Palavra entre o povo.

Eles estavam em (Belém) "casa do pão", e por causa da fome que havia, esse homem com sua familia deixou esse lugar. quantos não tem reconhecido o seu lugar hoje em dia, estão saindo do lugar de provisão para descerem a outro lugar. o estado era Judá, "louvor", ou seja, Ele será louvado, o (Senhor), que mesmo enviando fome aquela terra protegeria os seus fieis que confiassem nele. Eles eram de um lugar de "fertilidade" onde se resume lugar abundante.

Por que até agora Elimeleque não reconhecia esses verdades em si? Oo que lhe faltou? Não é o que ocorre hoje também; muitas pessoas estão dentro da casa do pão, e ela é abundante em si, mas essas pessoas não reconhecem isso. Quantos terão prejuízos quantos suas incredulidades á esse respeito. Por que Noemi não se expressou como uma mulher sábia diante de tal situação? Não se lembrou de Provérbios 14.1, ou mesmo que era "amada" do Senhor mesmo em meio aos problemas que estavam passando.

Deus jamais os esqueceria, ou foi por acaso que Jesus disse em Mateus 6.25,26. Noemi é um tipo de crente que precisa da ajuda de Deus para compreender a vontade de Deus em sua vida, mesmo que seja na última hora. Noemi recebeu de Deus a oportunidade de pensar no grande beneficio que Jeová havia dado ao seu povo, agora ela havia assimilado, mesmo que fosse tarde. Então, ai é que entra a sua nora, Rute. Ela agora ao lado de sua sogra pôde ver que era a oportunidade de mudar de vida, de conhecer esse Deus de que tanto Noemi falara junto a si. Rute significa "Satisfação", ela ficara desejosa de realizar os desejos não de sua carne, sua vontade, sua natureza, mas da nova vida que surgia como oportunidade. (Efésios 4.24) Rute simboliza o crente convertido, e também tipifica a igreja de Cristo. Boaz como tipo de Cristo era o "remidor", e estava pronto para remi-la a qualquer custo e foi o que aconteceu. Da mesma forma Cristo se entregou pela igreja, remindo-a de todo o pecado ou injustiça. Cristo é o Boaz que deseja reaver as ovelhas perdidas da casa de israel, e você é umas delas, Ele quer te remir, te resgatar do mundo, do pecado, e de todo o poder do inimigo.

 

Curiosidades:

Genealogia de Adão até Davi segundo a Bíblia
Adão até SemAdãoSeteEnosQuenanMahalalel Jarede Enoque Matusalém Lameque Noé Sem
Arpachade até Jacó Arpachade Selá Éber Pelegue Reú Serugue Naor Terá Abraão Isaac Jacó
Judá até Davi Judá Perez Ezron Aram Aminadabe Naasom Salmom Boaz Obed Jessé Davi

 

Outras mulheres da bíblia 

Eva, Sara, Rebeca, Lia, Bila, Raquel, Miriã, Débora, Rute, Ana, Abisag, Judite, Ester, Abigail (Bíblia), Agar, Bate-Seba, Diná, Lea, Mical, Tamar, Zípora, Azenate, Zilpa, Joquebede, Helá, Naará, Ainoã, Maaca, Zeruia, Eglá, Quézia, Ada, Besemate.