Bíblia Online
Gênesis
Capítulos
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50Análise do livro
Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Veja os principais pontos do livro:
- Criação
- Queda do homem
- Dilúvio
- Histórias dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó
- História de José no Egito
Gênesis (do grego Γένεσις, "origem", "nascimento", "criação") é o primeiro livro da Bíblia. Faz parte do Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos, cuja autoria é atribuída, pela tradição judaico-cristã, a Moisés. Gênesis é o nome dado pela Septuaginta ao primeiro destes livros, ao passo que seu título hebraico Bereshit ("No princípio") é tirado da primeira palavra de sua sentença inicial.
Narra acontecimentos, desde a criação do mundo passando pelos Patriarcas hebreus, até à fixação deste povo no Egipto, depois da história de José.
- Autor: Indeterminado (a tradição judaico-cristã sustenta ter sido Moisés);
- Significa: começo, princípio, origem;
- Primeiro livro da Bíblia e primeiro do Pentateuco;
- Possui 50 capítulos;
- Contém a história da criação do mundo, da humanidade, da queda do homem e da escolha da nação de Israel por Deus.
Visão Panorâmica
- Parte 1 - O príncipio da história da humanidade. Capítulo 1 ao Capítulo 11.
- Parte 2 - Os começos do povo hebreu. Capítulo 12 ao Capítulo 50.
- Supõe-se ter sido escrito por volta de 1445-1405 a.C.
Personagens Principais
- Adão e Eva
- Noé
- Abraão
- Isaque
- Jacó
- José
Estudos e discussões
As discussões acerca da origem e autoria dos textos bíblicos dependem da premissa de que estes textos não foram ditados por Deus ao ouvido dos homens e que os relatos não sejam literais, mas que os autores escreveram inspirados por Deus ao longo da história do povo de Israel. Partindo deste princípio, é difícil tratar do conteúdo de Gênesis como um texto escrito por apenas uma pessoa em um curto período de tempo.
Acredita-se que o livro de Gênesis tenha sido escrito por Moisés (embora ele viesse a morrer antes do final do Pentateuco), ou por cronistas próximos a ele. As informações, bem como os pormenores restantes, porém, podem ter sido transmitidas a Moisés por meio de tradição oral. A longevidade atribuída aos homens daquele período explicaria o fato de que as informações teriam sido transmitidas por Adão a Moisés através de apenas cinco elos humanos, a saber, Matusalém, Sem, Isaque, Levi e Anrão.
Uma outra possibilidade é que Moisés obteve grande parte das informações relativas a Gênesis de escritos ou documentos já existentes. Já no século XVIII, o erudito holandês Campegius Vitringa sustentava este conceito baseando sua conclusão nas freqüentes ocorrências, em Gênesis (dez vezes), da expressão (em KJ; Tr) “estas são as gerações de”, e uma vez “este é o livro das gerações de”. Nesta expressão, a palavra hebraica para “gerações” é toh•le•dhóhth, melhor traduzida por “histórias” ou “origens”. Por exemplo, “gerações dos céus e da terra” dificilmente se enquadraria aqui, ao passo que “história dos céus e da terra” tem sentido. (Gên 2:4) Em harmonia com isso, a versão alemã Elberfelder, a francesa Crampon e a espanhola Bover-Cantera são versões que usam o termo “história”, assim como faz a Tradução Novo Mundo.
Para a crítica bíblica, entretanto, evidências no texto demonstram que as tradições de Gênesis, especialmente entre o final da narrativa do Dilúvio e a história de José, devam ter sido compiladas durante o período de dominação babilônica, entre os séculos VII e VI a.C.