Bíblia Online
Cantares de Salomão
Análise do livro
O livro de Cantares, também chamado de Cântico dos Cânticos, Cântico Superlativo, ou Cântico de Salomão, faz parte dos livros poéticos do Antigo Testamento.
Autoria
De acordo com o título em 1.1, o cântico dos cânticos pertence a Salomão, filho do Rei Davi. A expressão hebraica "de Salomão"(1.1) pode ser traduzida "de" Salomão (como o seu autor) ou "para Salomão (como a pessoa à qual o livro é dedicado). A opinião tradicional entre judeus é a de que Salomão foi o seu autor (Cf. 1Rs.4.32), para os católicos este livro pertence ao agrupamento dos Sapienciais, que condensam a sabedoria infundida por Iahweh no povo de Israel, como pertence ao grupo dos sapienciais recebe como autor a figura simbólica de Salomão, o modelo da sabedoria em Israel, tem sua escrita estimada por volta do ano 400 aC, e constitui-se de uma coletânea de hinos nupciais.
Estrutura
Cânticos dos Cânticos é um livro curto com apenas oito capítulos. Apesar de sua brevidade, apresenta uma estrutura complexa que, por vezes, pode confundir o Leitor. Diferentes personagens têm voz, ou falam, nesse poema lírico. Em muitas traduções da Bíblia, esses emissores alternam sua fala de modo inesperado, sem indicação ao leitor, dificultando, assim, sua leitura. A versão Almeida Revista e Atualizada, e a Bíblia de Jerusalém (Paulus Editora, 1981; 2002), por exemplo, eliminam o problema, com a indicação de quem está falando; desse modo, o leitor amplia seu entendimento.
Os três participantes principais do poema são: (1) o noivo, o Rei Salomão (2); a noiva, mulher mencionada como "Sulamita" (6.13); e as "filhas de Jerusalém"(2.7). Tais mulheres devem ter sido escravas da realeza que serviam como criadas da noiva do rei Salomão. No poema, servem como coro para ecoar os sentimentos da Sulamita, enfatizando seu amor e afeição pelo noivo.
Além dos personagens principais, são mencionados os irmãos da Sulamita (8.8-9), que devem ter sido seus meio-irmãos. O poema indica que ela trabalhava, por ordem dos irmãos, como "guarda de vinhas" (1.6).
Essa canção de amor divide-se praticamente em duas seções principais com mais ou menos o mesmo tamanho. O início do Amor (Capítulos 1-4) e seu Amadurecimento (capítulos 5-8).
Por ser um poema escrito em uma linguagem considerada sensual, sua validade como texto bíblico já foi questionada ao longo dos tempos. O poema fala do amor entre o noivo e sua noiva.
Alguns teólogos interpretam o texto como alegórico, dizendo que o amor exaltado é o amor entre Deus e Israel, ou entre Cristo e a Igreja.
Esboço
1. O desejo de amar (1.1-2.7)
- A. Título (1.1)
- B. Elogio e Anseio mútuos (1.2-2.7)
- C. A visita do Amado (2.8-17)
2. O Devaneio da noiva (3.1-6.3)
- A. O sonho da separação (3.1-5)
- B. O cortejo nupcial (3.6-11)
- C. O elogia da Sulamita (4.1-5.1)
- D. A ansiedade no amor (5.2-6.3)
3. Elogio e anseio mútuos (6.4-8.4)
- A. O elogio da sulamita (6.4-10)
- B. A união da sulamita com seu Amado (6.11-8.4)
4. O valor do amor na união (8.5-14)
- A. Em louvor ao amor (8.5-7)
- B. Conclusão (8.8-14)