Bíblia Online
1 Crônicas
Análise do livro
I Crônicas é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia. Possui 29 capítulos.
De autoria incerta, a tradição judaica afirma que o livro de I Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o cativeiro babilônico, resgatando assim a história do seu povo.
Após mencionar uma longa lista de genealogias dos israelitas, desde Adão até Zorobabel, o qual foi um dos líderes judaicos que retornou do exílio na Babilônia, o livro narra a história do reinado de Davi, contando suas proezas e vitórias militares.
Com a morte de Saul, em torno de 1010 a.C., Davi torna-se rei sobre todo o Israel e conquista a cidade de Jerusalém (1000 a.C.) que até então era uma fortaleza ocupada pelos jebuseus e se torna a capital de seu governo. Resolve então trazer a Arca da Aliança para Jerusalém e decide construir um templo para Deus na cidade, mas recebe uma mensagem do profeta Natã dizendo que o santuário seria edificado após sua morte por seu filho, Salomão.
No entanto, Davi começa a fazer os preparativos para a edificação do templo de Jerusalém, reunindo o material que seria necessário para a futura obra. Faz de seu filho Salomão rei e lhe dá todas as orientações para que o templo viesse a ser construído por seu sucessor dentro de certos padrões.
O livro termina, em seus últimos versos, informando sobre o falecimento de Davi (970 a.C.) que teria reinado sobre Israel por quarenta anos e morreu, numa "boa velice, cheio de dias, riquezas e glória", sucedido no trono por seu filho Salomão.
Pode-se afirmar que o livro de I Crônicas seria uma obra paralela a II Samuel, porém escrito a partir de um ponto de vista sacerdotal, com um enfoque maior na história religiosa dos israelitas.