Entendendo e Vivendo: Conhecendo o jovem pastor Timóteo
Quinta, 15 Julho 2021 | |
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Visitante, Graça e paz, Entendendo e VivendoConhecendo o jovem pastor TimóteoPr. Antônio Carlos Silva
INTRODUÇÃO O Novo Testamento nos traz informações sobre homens e mulheres que ouviram a mensagem do Evangelho, deram crédito a ela e se puseram a levar adiante as boas novas da salvação. Um jovem chamado Timóteo é um exemplo muito relevante para pensarmos sobre como o Evangelho pode ser recebido por uma pessoa. Em nossa lição estudaremos a respeito do que foi ensinado a ele, como teria sido sua experiência de conversão, como os seus contemporâneos o viam e qual o trabalho foi desenvolvido por Timóteo em prol do avanço do Evangelho. Acompanhando a Paulo, Lucas e outros, Timóteo foi um jovem muito amado e tornou-se um líder cristão frutífero em sua geração.
1. TIMÓTEO. CONVERSÃO E TESTEMUNHO. 2 TIMÓTEO 3:15 (INFÂNCIA); Atos dos Apóstolos 16:1-3) (JUVENTUDE) Quando pensamos sobre o ministério pastoral vamos encontrar na Bíblia alguns esclarecimentos sobre quem seria apto a exercer este ministério. Ao lermos os textos que mencionam o nome de Timóteo perceberemos algumas peculiaridades. A primeira vez que se menciona o nome dele é na ocasião em que o apóstolo Paulo chega às cidades de Derbe e Listra. Ali Timóteo é identificado como discípulo e membro de uma família mista, mãe judia e pai grego (Atos dos Apóstolos 16:1 2). Nestes dois versículos há três peculiaridades a respeito de Timóteo:
Quanto à conversão de Timóteo não encontramos uma data específica em que ela tenha ocorrido. Na segunda epístola que o apóstolo Paulo escreve a Timóteo ele menciona que desde a “meninice / infância” sabe a respeito das Escrituras Sagradas (2 Timóteo 3 :15). Neste versículo, Paulo observa que este conhecimento pode fazer com que Timóteo experimente a salvação pela fé em Cristo Jesus. Neste versículo (2 Timóteo 3:15) somos levados a perceber quão importante é conhecer a respeito das Escrituras Sagradas. Precisamos considerar que Timóteo não teve acesso a textos do Novo Testamento, os quais são conhecidos por nós na atualidade. As Escrituras conhecidas por ele, entendemos que era o conteúdo presente no Antigo Testamento. A Lei, os Profetas e os Salmos, nos quais estariam incluídos os outros livros Poéticos: Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Estes, por sua vez também identificados como literatura sapiencial. Então, Timóteo seria conhecedor das Escrituras do Antigo Testamento. Após estas observações introdutórias notamos em Atos dos Apóstolos 16:3 que Paulo leva Timóteo consigo, o circuncida e justifica que assim o fez por causa dos judeus que havia naquelas cidades. Temos algumas questões para pensar:
Quando lemos Atos dos Apóstolos 16:4 conseguimos identificar que Paulo e Timóteo compartilhavam com os judeus os decretos que haviam sido estabelecidos pelos anciãos e apóstolos em Jerusalém na ocasião do concílio relatado em Atos dos Apóstolos 15 Notemos o trabalho feito por Paulo e Timóteo e percebamos que após isso acontecer as igrejas eram confirmadas na fé (Atos dos Apóstolos 16:5). O trabalho desenvolvido por eles pode ser identificado como uma ação pastoral. Desta forma Timóteo estava aprendendo de modo prático como se fazia para que esclarecimentos fossem realizados ao mesmo tempo em que participava da ratificação da fé dos cristãos daquelas cidades. Agora pensemos que Timóteo recebeu esta oportunidade pelo fato de sua mãe tê-lo ensinado de acordo com as leis judaicas e não gregas. Observemos também a provável importância que Timóteo deu a estes ensinamentos.
2. EXEMPLOS DE MÃES DEDICADAS NA BÍBLIA Vejamos a seguir alguns exemplos, na Bíblia, de mães que colocaram em prática as palavras relatadas na lei mosaica “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6:7) e em Provérbios 22:6 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” a) Joquebede, mãe de Moisés: Quando lemos o livro de Êxodo encontramos um relato do que aconteceu na tribo de Levi entre um homem e uma mulher, que inicialmente não se menciona o nome deles. O autor menciona que a mulher dá à luz um menino e o esconde. Diante do decreto egípcio que existia na época, a mãe do menino consegue por três meses mantê-lo sob os seus cuidados. Findado este período, ela elabora artesanalmente uma pequena arca revestindo-a com todo cuidado e utilizando-se de um material impermeabilizante chamado betume. Notemos que o texto informa que ela pôs a criança na pequena arca e a deixou entre juncos à margem do rio. O texto informa que a irmã do menino se pôs a observar a pequena arca para saber o que haveria de acontecer. Na sequência o autor narra que a filha do Faraó descendo ao rio, enxergou a arca no meio dos juncos e ouviu e viu o menino chorando. Movida de compaixão, a filha do Faraó foi surpreendida pela irmã dele, esta ofereceu ajuda para alguém criar o menino. E, sob o consentimento e apoio da filha do Faraó, a criança foi levada pela irmã e esta por sua vez a devolveu sua mãe. Vejamos a atuação destas três mulheres: a) A compaixão da filha de Faraó b) A atenção da irmã do menino c) A criação que o menino teve Quando lemos o livro de Números é que encontramos menção à toda a família do menino “E o nome da mulher de Anrão era Joquebede, filha de Levi, a qual nasceu a Levi no Egito; e de Anrão ela teve Arão, e Moisés, e Miriã, irmã deles ” (Números 26:59). Por este texto descobrimos o nome das pessoas da família. Anrão e Joquebede criaram seus filhos no temor do Senhor e ensinaram-nos a servir ao Senhor obedecendo com zelo às Suas ordenanças. Pela tradição a respeito da autoria do livro de Números somos ensinados que foi escrito por Moisés. Ele teria escrito acerca de sua família já na idade adulta, muito provavelmente em meio à peregrinação no deserto. Pensando sobre os comentários iniciais a respeito de Timóteo e nos permitindo fazer conexões com as experiências de Moisés, notamos a importância que há em receber ensinamentos sobre o Senhor Deus e Suas ordenanças para o Seu povo desde a infância. A partir de Moisés e seus contemporâneos surgem diretrizes para nortearem o povo hebreu quanto a exercer sua fé num único Deus. Algo que tanto Moisés como Paulo deixam claro em seus escritos. Outro detalhe importante é que na peregrinação no deserto se faz da tribo de Levi, uma tribo sacerdotal que haveria de dedicar-se exclusivamente ao serviço do Senhor. b) Ana, mãe de Samuel: Avançando um pouco na leitura do Antigo Testamento encontramos um exemplo de mais uma mulher que passou por adversidades e desconfortos. Ela, porém, recorreu ao Senhor para que tivesse fim sua esterilidade e pudesse desfrutar da honra de ser chamada de mãe. Uma vez ouvida pelo Senhor ela tornou-se mãe de mais cinco filhos além daquele que deu início à sua maternidade. Samuel foi gerado como resposta de oração, teve um breve período de vida junto à sua família e após ser desmamado foi levado ao templo para ser consagrado ao serviço sacerdotal. Vejamos as atitudes que Ana teve e podem ser referenciais para mulheres de todas as gerações. a) Fez um voto sincero ao Senhor (1Sm1.11) b) Derramou seu coração no altar do Senhor (1 Samuel 1:15) c) Cuidou de seu filho sabendo que em seu tempo ele iria embora. d) Cumpriu o seu voto e levou seu filho à presença do Senhor Anualmente visitava a Samuel “E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lhe trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual” (1 Samuel 2:19). Havia um compromisso de gratidão no coração de Ana. Ela expressou uma oração ao Senhor em forma de cântico e recebeu Dele um novo favor “...deu à luz a três filhos e duas filhas ...” (1 Samuel 2:21). A partir de então, Ana não é mais mencionada no texto. Vejamos que a ênfase do texto sobre Ana é que ela se tornou mãe de mais cinco filhos. Uma mulher que no inicio do livro de Samuel é desprezada pelo fato de ser estéril, agora se torna agraciada com bênçãos sem medidas. Pensando no jovem Samuel, observamos que ele amadureceu, se tornou sacerdote, juiz e profeta, além de escritor bíblico. Novamente fazemos o paralelo com Timóteo. Ambos cresceram sob os cuidados e ensinamentos a respeito do Senhor e exerceram ministérios de modo excelente. c) Maria, mãe de Jesus: Episódio em Caná da Galiléia – “Fazei tudo o que Ele vos disser” – (João 2:1 2 e 5). Quando lemos os evangelhos encontramos em algumas mães exemplos de fé e que cumpriram sua missão em educar seus filhos segundo os ensinamentos do Senhor. Mas a mais conhecida entre todas é Maria. O evangelho de Lucas relata a seguinte expressão “...Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres” (Lucas 1:28). Quando lemos a respeito da infância de Jesus junto a José e Maria, notamos que Ele era sujeito a Seus pais em todas as coisas “.... e crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2:51 e 52). Lucas apresenta este crescimento de Jesus para aparentemente ratificar que Jesus teve boa educação e boa saúde. E Maria guardava tudo em seu coração (Lucas 2:51). Quando João descreve o primeiro milagre feito por Jesus no casamento em Caná da Galiléia, ele relata que Maria reconhecia em Jesus alguém que deveria ser consultado quando surgisse um problema. Na falta de vinho naquela festa, Maria diz publicamente aos que estavam servindo (João 2:5 “... fazei tudo o que ele vos disser). Esta atitude demonstra a confiança que havia em Maria Nele. Aquele problema deveria ser resolvido por Jesus, ocasionando então Seu primeiro milagre. Há muito que se pensar sobre este sinal, mas para o momento, notamos que Maria apenas observou o que foi feito por Cristo.
3. CONHECENDO OUTRAS RECOMENDAÇÕES BÍBLICAS SOBRE TIMÓTEO. 1 CORÍNTIOS 16:10; 2 CORÍNTIOS 1:19 E 2 Tessalonicenses 3:2) Após estudarmos sobre a vida de Timóteo e mães exemplares que ensinaram a seus filhos nos caminhos do Senhor, podemos ainda complementar nosso estudo observando quão importante era Timóteo para o Evangelho. Ao estudarmos as epístolas paulinas, notamos que ele era visto por Paulo como um discípulo ativo na obra do Senhor.
Algo importante a observar sobre esta questão de trabalho é que em nenhum lugar da Bíblia na porção do Novo Testamento é encontrado algum tipo de remuneração que apóstolos e discípulos receberam. Eles foram auxiliados e supridos em suas necessidades. O trabalho desenvolvido por eles se deu em obediência ao Espírito Santo, a qual foi adiante por meio da graça do Senhor e dons que a eles foram dados para cumprirem sua vocação. 2Coríntios 1:19: “Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.” Quanto a este texto podemos comentar que ele foi escrito bem depois da primeira carta destinada aos coríntios. Segundo Carson, Moo e Morris a primeira carta de Paulo aos coríntios deve ter sido escrita entre 52 e 55 d.C. e, a segunda carta, ao menos dos capítulos 1 ao 9, teria sido escrita cerca de um ano depois, ou seja, no ano 56 d.C13. O tempo havia passado e o teor da pregação de Paulo e seus companheiros manteve como referência a pessoa de Jesus Cristo como o Filho de Deus. E, em Jesus, o sim era dado para que o Evangelho fosse levado adiante. Com o passar do tempo experiências no desenvolvimento do ministério foram se acumulando e eles, amadurecendo na prática da fé cristã. Notemos que o Evangelho no primeiro século pós Cristo foi anunciado em meio a críticas, questionamentos, perseguições, adversidades, provações, aflições e tribulações. Algo que parece ter sido experimentado tanto por Paulo, Timóteo e outros discípulos foram alguns problemas de saúde que surgiram. Quando Paulo escreve sobre suas experiências ele apresenta uma espécie de resumo em Filipenses 4:11 e 12 “... já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” Mas aparentemente um dos cuidados constantes que pairavam sobre Paulo era que os discípulos autênticos ficassem livres dos “homens maus”. 2Tessalonicenses 3:2: “Orem também para que sejamos livres das pessoas perversas e más; porque a fé não é de todos.” As epístolas aos tessalonicenses foram algumas das primeiras a serem escritas pelo apóstolo Paulo. Segundo F. Davidson, a primeira epístola de Paulo aos tessalonicenses foi escrita na primeira fase de permanência dele na cidade de Corinto, no final do ano 50d.C14. A segunda epístola teria sido escrito pouco depois que a primeira15. Próximo a encerrar sua comunicação com os irmãos em Tessalônica em sua segunda epístola, ele comenta que a fé não é de todos. Os anos se passaram tanto para Paulo como para Timóteo, eles se mantiveram fiéis ao Senhor. Mesmo em meio a ameaças, prisões e enfermidades, o Evangelho avançou por meio da fé prática deles Nas epístolas finais escritas por Paulo ao jovem pastor são dadas as últimas recomendações agora a um homem mais experimentado. Timóteo já avançou em idade e em experiências. Timóteo foi desafiado ao longo de seu ministério a ser exemplar em seu procedimento diante de todos “...seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12). O padrão que encontramos nos ensinamentos do Novo Testamento é rigoroso. Manter o testemunho de fé em Jesus diante de tudo e de todos é desafiador, mas recompensador. Em seu conselho final, Paulo exorta Timóteo a prosseguir: “que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina” (2 Timóteo 4:2). Assim aconteça conosco também!
CONCLUSÃO Estudamos de modo panorâmico, a partir do capítulo 16 do livro de Atos, um pouco sobre a vida de Timóteo. Um jovem ensinado e separado para o Evangelho. Uma pessoa alcançada e comprometida com a graça do Senhor. Abordamos o exemplo da dedicação de mulheres como Ana, mãe de Samuel, em consagrar e educar seus filhos para servirem ao Senhor e à sua obra. Acreditamos que assim foi feito por Lóide e Eunice, avó e mãe de Timóteo, respectivamente. O zelo e o carinho do apóstolo Paulo por Timóteo e outros jovens de sua época, também podem ser virtudes a serem praticadas na presente época por líderes maduros que almejem colaborar e participar do preparo e amadurecimento de novos obreiros para a grande seara do Senhor.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE 1. Pensando sobre a palavra discípulo, o que pode ser escrito a respeito do discípulo Timóteo e do testemunho público dado por ele aos seus contemporâneos. R. 2. Escreva sobre a importância em se escrever uma carta, ou enviar mensagens a alguém com mensagens evangelísticas e esclarecimentos a respeito do Evangelho. R. 3. Escreva a respeito das mães que comentamos em nossa lição e como as mães atuais poderiam ensinar seus filhos a respeito da importância dos ministérios cristãos para que a Igreja de Cristo seja edificada. R. 4. Paulo escreve a Timóteo para que ele pregue a palavra quer seja oportuno ou não. Como pode ser entendida essa afirmação de Paulo? R. 5. Escreva sobre a importância do ministério pastoral na formação de novos pastores, a partir dos relatos que estudamos envolvendo o relacionamento entre Paulo e Timóteo. R. |
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