Padrões Destrutivos

Nós todos temos conhecido indivíduos que estiveram envolvidos em um comportamento autodestrutivo. Poderia ser alcoolismo, toxicodependência, uma desordem alimentar, perfeccionismo extremo, jogo, uma vida de crime, ou qualquer outro vício; essas pessoas necessitam voltar suas vidas ou elas estarão em um grande problema. Geralmente elas não estão apenas comprometendo a si mesmas, mas também àqueles que estão mais próximos a elas - se não fisicamente, pelo menos emocionalmente. É fácil ver a necessidade de transformação em casos extremos como aqueles. Mas a absoluta realidade é que cada um de nós estava obstinado no caminho da autodestruição, antes de Jesus nos agarrar e dar uma volta em nossa vida. Para alguns de nós, a necessidade talvez não tivesse sido tão óbvia como a dramática transformação, mas o ponto é que sem Cristo nós todos estaríamos em problema eterno. A Nova comunidade de Jesus é uma coleção de vidas transformadas. Como tal, uma de nossas mais poderosas ferramentas de alcance é nosso testemunho de que o poder de transformação de Jesus Cristo pode resgatar qualquer um de padrões destrutivos de sua vida, não importando quão distante desse caminho podem ter ido.

 

A Conversão de Saulo

O exemplo mais óbvio deste processo de transformação na precoce vida da Nova Comunidade era a conversão de Saulo. O capítulo 9 de Atos começa com Saulo exalando ameaças sanguinárias (cruéis) contra os cristãos. É difícil de imaginar um padrão de vida mais destrutivo do que aquele. O ódio de Saulo aos cristãos era provavelmente devido primeiramente ao seu profundo zelo e compromisso com sua fé judaica. Ele havia passado toda sua vida estudando a lei judaica e as Escrituras hebraicas e tinha devotado sua vida para essa prática. Então, vieram esses rebeldes seguidores de Jesus, que estavam, em sua mente, blasfemando, por chamarem Jesus de “O Messias” e iludindo outros judeus a acreditarem, também. Ele provavelmente pensou que o que estava fazendo honraria a Deus. Não é incrível o que nós podemos racionalizar em nome de nossas erradas convicções?

Não obstante de seu raciocínio, Saulo estava emitindo mais do que apenas ameaças sem base, ele já havia administrado o apedrejamento de Estevão e, obtendo permissão oficial, estava em seu caminho para Damasco, para prender qualquer cristão que encontrasse e trazê-los de volta para Jerusalém, onde eu estou certo, eles teriam enfrentado um destino parecido com o de Estevão. Mas uma coisa engraçada aconteceu no caminho para Damasco. Saulo ficou frente a frente com o poder transformador de Jesus Cristo. E sua vida viraria de cabeça para baixo, em consequência disso.

O Poder Transformador de Cristo

Deus tinha outros planos para Saulo, da mesma maneira que Ele fez para cada um de nós. Ele fez com que Saulo tivesse um dramático encontro com Jesus na estrada de Damasco. Porque Saulo estava tão fortificado em seu errado padrão de pensamento e comportamento, que Deus teve que certificar-se que seu encontro fosse suficientemente dramático para ganhar sua atenção e mantê-la. Assim, ele continuou sobressaltado, com a aparência de Jesus, com três dias de cegueira. Três dias é um tempo muito longo para ser mantido em suspense e eu estou certo que Saulo teve abundância e tempo para a introspecção e tortura sobre o padrão destrutivo de sua vida. Antes que Ananias viesse para o lugar onde Saulo estava e colocasse suas mãos nele, ele estava pronto para a transformação que Deus havia designado para sua vida.

Após as escamas caírem de seus olhos e ele ser cheio do Espírito Santo, era um homem completamente transformado - um milagre que poderia unicamente ser realizado pelo poder de Jesus Cristo. Saulo foi batizado imediatamente como uma confirmação de sua transformação. Na lição 5, aprendemos que através do livro de Atos, ser cheio do Espírito Santo era imediatamente seguido por um poderoso e efetivo testemunho para o Evangelho de Jesus Cristo. E Saulo certamente não foi exceção. Ele não começou pequeno e seu trabalho cresceu - esse não era o estilo de Saulo. Ele foi direto para as sinagogas, onde pregou que Jesus era o Filho de Deus. Pense que ironia, o homem o qual arrumou para purificar as sinagogas desses repugnantes e blasfemadores cristãos, seria três dias mais tarde encontrado "confundindo os judeus"(v.22) com seus poderosos argumentos pela autenticidade de Jesus Cristo. Isso sim é transformação! Os judeus que o ouviram não poderiam acreditar. Nem os cristãos deixados para trás em Jerusalém puderam (de acordo com Gálatas 1:18 esta visita ocorreu três anos depois de sua conversão). Mas era real, Saulo começou a ser conhecido pelo seu nome romano, Paulo, e foi transformado no maior missionário na história do cristianismo. Deus usou Paulo para levar a mensagem do Evangelho além dos limites judaicos, para incluir o resto do mundo.

O Ministério de Transformação

A missão de Jesus é transformar vidas. Ele não para depois de Saulo ou no final do livro de Atos ou até o final do Novo Testamento. Ele tem continuado a transformar vidas através dos anos e com certeza até este mesmo dia. A cooperação com essa tarefa deve ser o ministério preliminar da Igreja, também. Fazendo assim, estaremos bem satisfeitos para lembrar de um par de coisas importantes sobre o processo de transformação.

A primeira coisa é que o processo de transformação pode acontecer para qualquer um a qualquer hora, de qualquer maneira. O trabalho de Cristo nunca pode ser colocado numa caixa. Neste momento, enquanto nós esperamos que Ele trabalhe de certo modo, Ele sempre irá nos surpreender. Alguns de vocês podem ter tido uma dramática transformação, com um repentino e poderoso encontro com Jesus. Outros devem ter crescido na fé e germinado e florescido lentamente com o passar dos anos de seu desenvolvimento. Ambas as experiências são igualmente milagrosas e igualmente legítimas demonstrações do poder transformador de Cristo. Todos deveríamos estar prontos para compartilharmos nossas experiências de transformação com qualquer um que ouvir. Não podemos saber quando e como Jesus deve estar planejando trabalhar na vida deles.

A segunda coisa para recordar é que o trabalho de transformação é primariamente o trabalho de Cristo, através do poder do Espírito Santo trabalhando no coração de um indivíduo. Mas parte do milagre é que Ele escolhe permitir que nós sejamos parte do processo.

Considere novamente a história da conversão de Saulo. Dois homens, obedientemente usaram seus dons para ajudar no processo de transformação de Saulo. Nós não sabemos ao certo se Judas foi um crente, mas ele utilizou o dom de hospitalidade para dar as boas-vindas a Saulo. Então, ali estava Ananias, que contra seu melhor julgamento, exerceu o dom de cura para restaurar a visão de Saulo e introduzi-lo à fé.

Que dons Deus está pedindo que você utilize para ajudar no processo de transformação na vida de alguém? Nós devemos estar constantemente na vigia dessas maravilhosas oportunidades.

Related Articles

A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
O cativeiro babilônico: personagens em destaque (parte II), sexta-feira
55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57...
Missões nas cidades, sexta-feira
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe,...