Contexto

Neemias é outra pessoa cuja identidade, parecida com Daniel e Ageu as semanas anteriores, estava fixada firmemente na experiência de haver stado no exílio. Mas, em lugar de perder sua fé inteiramente, ele acreditava que Jeová tinha um plano no meio do exílio. Ele acreditava que Deus o havia chamado de volta à pátria mãe e que serviria ao Senhor dirigindo um projeto de reconstrução. Para colocar a história em palavras, acredito ser importante lembrar que Neemias sabia o suficiente sobre liderança, para perceber que primeiro deveria ter Deus a seu lado. Ele conseguiu isso por meio de ardentes preces. Antes que façamos algo grandioso para o Senhor, devemos lembrar quem deverá estar junto, para nos dirigir pela trilha. É o Senhor. Estou tão perplexo ao ver quantos novos programas de igreja são concebidos, sem um período de jejum antes de embarcar-se em tais projetos ou nova direção a ser seguida pela igreja. O contexto para qualquer campanha de reconstrução deverá estar encharcado de orações.

O Senhor usa tanto a profi ssão secular de Neemias, quanto o sagrado sacerdócio de Esdras, como ponta de lança de seus esforços para reconstruir um lugar onde Deus pudesse ser novamente adorado.

A marca oficial desses esforços era o “bem comum” (2:18). Deus não age egoisticamente somente para seus próprios propósitos, mas também para os objetivos daqueles dentre seu povo, de maneira que seu reino possa ser honrado e esse povo abençoado ao responder ao chamado dele em profi ssões seculares ou sagradas.

Pano de fundo histórico

A cidadela de Susã era a residência de inverno dos reis da Pérsia. Neemias tinha uma posição importante, como despenseiro do rei da Pérsia nos meados do quinto século antes de Cristo, durante o reinado de Artaxerxes (465-424 a.C). Essa era uma posição poderosa de infl uência com o rei. Além de despenseiro, ele era o portador do anel com sinete e era o equivalente ao funcionário-chefe das finanças do império. Uma revolta estourou no Egito em 460 a.C, que demorou cinco anos para ser subjugada. Esses foram tempos de turbulência na vida do império, podendose assim supor que os persas queriam aliar-se com o número de grupos minoritários dentro do império, como eram os judeus.

Assim, é bastante provável que judeus como Neemias (e Daniel) tivessem altas posições dentro do império. Esta informação é dada com o fito de acrescentar plausibilidade histórica à narrativa. Há quem ache o texto do Velho Testamento duvidoso, de forma que é bom conhecer este tipo de origem histórica à medida que estudamos o texto.

Os laços de família eram de suprema importância nas culturas antigas do Oriente Próximo. Os habitantes vivos de uma família eram intimados a prestar estrita atenção à preservação dos restos mortais de membros da família. Em Israel, os ossos dos mortos eram preservados.

Aplicação

Quando uma pessoa como Neemias é encarregada de uma tarefa, as essoas juntam-se ao trabalho com paixão, por causa das orações, seguindo liderança de Deus. Como podemos discernir uma visão valiosa e um líder visionário? Neemias não era perfeito, e deve-se tomar cuidado o considerá-lo um líder modelo, pois ele não era necessariamente xemplar em todos os aspectos (13:24-25). Naturalmente nenhum líder , pois, como ser humano, é semelhante a nós com qualidades e defeitos. enhum exemplo que nos é dado na Bíblia tem a intenção de servir e modelos exemplares, mas sim exemplos de seres humanos falhos, edimidos pelo Criador. Mesmo assim, Deus deu a Neemias a visão da reconstrução das muralhas e a capacidade de liderança para buscar os avores do rei e motivar o povo a trabalhar.

Seja o que for que possamos dizer a mais sobre Neemias, ele deverá receber as honras por buscar a reverência do nome do Senhor (1:11). Ele sabia como agir em suas responsabilidades, refletia sobre quem Deus era para o mundo descrente do Império Persa. Ele encarou seriamente sua responsabilidade de dar testemunho. Temo pelas congregações que tiveram líderes que caíram da graça. Como elas reagirão sabendo que essa era a espécie de líder que tinham?

Os esforços de reconstrução são abundantes nas igrejas batistas do sétimo dia em todo o mundo, e minha recomendação seria para olhar para as pessoas em sua congregação, e começar gastando tempo com elas no trabalho poderoso da oração, para chegar ao que Deus está fazendo no mundo.

Que sonhos ou visões o Senhor semeou em seu coração, como fez com Neemias? Você tem um grupo de amigos na igreja com quem possa conversar sobre tais coisas?

De que maneira você e seus amigos poderiam fazer um discernimento conjunto sobre essa visão? Neemias necessitou de um amigo de confiança, na pessoa de Esdras, para estar ao seu lado em sua jornada. Como poderá você recrutar outros sem manipulação? “Venha e verifique” parece ser o coração do convite evangelista. Por que o trabalho de evangelização deveria ser diferente?

Às vezes é desconcertante ter alguns poucos que desejam, no princípio, seguir sua liderança. Muitas vezes tem que haver coragem para prosseguir e, eventualmente, você ganhará seguidores, especialmente se começar a dar frutos.

O aspecto mais revelador da narrativa é que Neemias orava com fé seguindo a liderança e iniciativa de Deus. Quantas vezes vemos nossos próprios esforços sem a mão de Deus e vagarosamente começamos a acreditar que podemos fazer seu trabalho por nós mesmos. Em essência, a autorização real dada a Neemias pode ser vista como iniciativa divina, mostrando o caminho adiante reservado para ele. Outro componente da história de Neemias é o ritmo divino que lhe foi dado para apoiar seus esforços. Muitas vezes temos uma visão do Senhor sobre o que fazer, mas poderá não ser a ocasião certa para prosseguir com nossos esforços e, então, aguardamos pacientemente por um sinal de que o Senhor abriu as portas, de forma que poderemos ir adiante com fé. Procure pessoas que você conhece e nas quais confi a e sejam guerreiros de oração em sua congregação, principiando com eles um diálogo sobre o que parece que Deus está fazendo em sua Igreja local. Tomando isso como ponto de partida, normalmente é preciso coragem para assumir a liderança no trabalho de Deus. Acredite que o Senhor tem o melhor em sua mira e acredite, também, em sua maturidade e crescimento dentro da fé.

Related Articles

Reconstruindo o Muro, Sábado
Salmos 138:1-5:1 EU te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. 2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e...
Reconstruindo o Muro, Sexta-feira
Neemias 2:16-20:16 E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres,...
Reconstruindo o Muro, Quinta-feira
Neemias 2:11-15: 11 E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias. 12 E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o...
Reconstruindo o Muro, Quarta-feira
Neemias 2:1-10: 1 SUCEDEU, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei...