Contexto

O contexto para nossa passagem de estudo está no meio das visões de Daniel, que começaram no capítulo sete. Primeiramente, Daniel recebe a visão das quatro bestas, então, no capítulo oito, tem a visão do cordeiro e do bode. Ele volta-se à oração no capítulo 9. Isto é seguido pela visão de um homem vestido de linho no capítulo 11. Finalmente, ele recebe a visão dos tempos do fi m no capítulo doze. Nosso capítulo divide-se em cinco partes: 1) preparação para oração (9:1-4a); 2) prece e confissão (9:4b-10); 3) o castigo de Deus (9:11-14); 4) apelo à misericórdia divina (9:15-19) e 5) a profecia das 70 semanas (9:20-27). No coração da oração de Daniel está a realidade da aliança. Especificamente, é fundada na Aliança Deuteronômica. Ele entende que a situação presente do seu povo é resultado da quebra da lei e das maldições conseqüentes. O profeta também entende que o caminho para a restauração passa pelo arrependimento, que envolve o total reconhecimento das transgressões cometidas. Não há “perdão e esquecimento” sem confissão. Note que não há nenhuma sugestão ou evidência de que Daniel tenha participado pessoalmente em quaisquer dos pecados que conduziram à condição presente de seu povo. Todavia, ele não diz “Perdoe-os, Senhor”. A liderança religiosa ecoará freqüentemente as palavras de Daniel em 9:5, quando está lidando com arrependimento e pedido de perdão.

 

Pano de fundo histórico

O fundo histórico do exílio não pode ser subestimado, é um dos dois maiores eventos na mente da maioria dos judeus (o outro é a “salvação” no Mar Vermelho). O exílio é a metáfora dominante sobre como uma pessoa como Daniel entendeu as condições nas quais viveu. Ele sabia que o exílio não era o que Deus tinha planejado para seu povo, mas também sabia que eles eram culpados pela condição na qual se encontravam.

9:24 Setenta e sete

Um período de sete anos era o ciclo sabático anual (Levíticos 26:34-35, 2 Crônicas 36) e Sete anos sabáticos constituíam o ano do Jubileu, no qual os escravos deveriam ser libertados e a terra retornaria para seus proprietários (Levíticos 25). Setenta ciclos sabáticos equivalem a dez jubileus. O primeiro jubileu é distinto aqui (sete semanas em 9:25), e o último ciclo sabático também é distinto (a septuagésima semana). Está claro, então, que estes números estão carregados de signifi cado teológico que lhes dá um aparecimento esquemático. Na Mesopotâmia, os números sete e setenta representam uma medida cheia de tempo. O uso esquemático do termo “semanas” pode ser visto em outra literatura apocalíptica (1 Enoque, por exemplo), e o período de setenta semanas também é encontrado nos manuscritos de Qumran.

Aplicação

Daniel 9 começa com uma leitura das Escrituras, que leva a uma oração e resulta numa revelação divina. Isto parece uma dica para nossa vida espiritual à medida que buscamos seguir ao Senhor fielmente.

As pessoas são mais propensas à oração particular e comunitária em tempos de crise. Lembro-me que, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, havia vários anúncios de igrejas oferecendo momentos especiais de oração durante as semanas e meses que seguiram àquela tragédia. Daniel estava certo de que a calamidade que estavam enfrentando era conseqüência dos pecados que haviam cometido. O arrependimento é o principio da estrada da reconciliação. Tenho participado de atividades especiais da associação de igrejas, que tem promovido encontros de cura interior e reconciliação.

Esta parte de Daniel é freqüentemente usurpada pelo interesse demasiado nas “profecias”. Alguns cristãos, e até mesmo denominações inteiras, podem se encantar tanto com os estudos proféticos, que acabam tendo pouca preocupação com o lado prático da vontade de Deus para nossa vida diária. Nós podemos evitar isto através da oração. O seguinte paradigma de Daniel pode ser útil:

1) Preparação para oração (9:1-4a). Você tem tempo e lugares que você pode considerar um “abrigo seguro” para oração? Eu, freqüentemente, tomo tempo para considerar a palavra de Deus como preparação apropriada para oração, normalmente costumo ler algum salmo antes de orar, como uma forma de me concentrar mais em Deus.

2) Prece e confissão (9:4b-10). Para mim, o ato mais importante que acontece na manhã de Sábado são as boas-vindas e a prece de invocação, para nosso culto de adoração. Quando sou questionado sobre como desenvolver a vida de oração, normalmente digo às pessoas: “Venham e adorem conosco nas manhãs de Sábado para começar a desenvolver sua vida de oração”.

3) O castigo de Deus (9:11-14). Freqüentemente as respostas mais dolorosas para nossas orações vêm quando Deus diz “não” para nossos pedidos. Nós sabemos que há conseqüências para o pecado, mas, freqüentemente, queremos evitar o castigo e adquirir o perdão. Devemos estar cientes de que há momentos em que o Senhor quer nos ensinar através de sua repreensão.

4) Clame por misericórdia (9:15-19). Ainda há tempo e lugar para clamar pelas clemências de Deus. Quando sabemos que erramos podemos confi ar na graça de Deus. Daniel apela em favor de seu povo, ele humildemente traz as transgressões do povo diante de Deus e pede por misericórdia. O profeta reconheceu que o pecado de Israel tinha rompido sua relação com Deus. Historicamente, esta quebra de relacionamento é representada pelo Exílio. Ele roga pelo restabelecimento do relacionamento, usando uma oração de confi ssão e arrependimento.

Um dos exemplos mais poderosos de restauração que temos na vida moderna é a luta da África do Sul contra o “apartheid”, que terminou em um movimento chamado de comitê “Verdade e Reconciliação”. A África do Sul testemunhou durante muitas décadas a opressão brutal da maioria negra pelas mãos da minoria branca, na forma do regime de segregação. Este comitê (estabelecido em 1995) anunciou um período de tempo, durante o qual indivíduos que cometeram atrocidades poderiam revelar seus crimes com a promessa de anistia. Depois do período de tempo fixado, os ofensores que não confessaram seus crimes foram processados. Deste ato surgiram muitos frutos e muitas histórias sobre o poder do perdão e da reconciliação, que aconteceram como resultado destes esforços.

Related Articles

Orando Pelo Povo, Sábado
Daniel 9:24-27:24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos...
Orando Pelo Povo, Sexta-feira
Daniel 9:20-23:20 Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a...
Orando Pelo Povo, Quinta-feira
Daniel 9:15-19: 15 Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e ganhaste para ti nome, como hoje...
Orando Pelo Povo, Quarta-feira
Daniel 9:11-14:11 Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se para não obedecer à tua voz; por isso a maldição e o juramento, que estão...