Texto de Estudo:

João 3:5

INTRODUÇÃO

Um dos assuntos mais importantes para meditação da mente humana é o do novo nascimento. O novo nascimento é uma das três grandes ordenações para a humanidade, sendo a primeira delas a morte (Hebreus 9:27); a segunda, o julgamento (Romanos 14:9-12; Apocalipse 20:11-15); e a terceira, a regeneração ou novo nascimento (João 3:3-7). Jesus é categórico em afirmar que todos nós precisamos nascer de novo. Não basta apenas termos um assentimento intelectual sobre quem é Jesus ou sermos convencidos de quem ele é e o do que fez por nós. É preciso que passemos por um processo convulsivo e compulsivo de profundo e genuíno arrependimento.

 Na lição de hoje veremos que Jesus realiza essa regeneração espiritual em todos aqueles que o recebem. Sendo assim, ninguém poderá viver na plenitude do Espírito Santo, obter maturidade espiritual e dedicar-se com êxito ao trabalho do Senhor se não experimentar o milagre da salvação, esse novo nascimento. 

O QUE NÃO É O NOVO NASCIMENTO

Primeiramente vamos discorrer sobre o que não é o novo nascimento. Ele não é algo que fazemos para Deus, mas é o que o Espírito Santo faz em nós e por nós.

Em João 3 vemos um diálogo entre Nicodemos e Jesus. Nicodemos era um homem rico, culto e religioso. Ele era fariseu e membro do sinédrio. Tinha conhecimento, poder e influência. Tinha uma vida religiosa ilibada e guardava muitos preceitos da Lei. Mas essas coisas não eram suficientes para sua salvação, ele precisava nascer de novo. Nicodemos também tinha um relativo conhecimento de Cristo. Ele sabia que Jesus era vindo de Deus, que tinha uma singular capacidade de ensinar e fazer milagres, e ainda tinha convicção de que Deus estava do seu lado. Mas essas informações, mesmo sendo verdadeiras, não foram suficientes para dar-lhe a salvação. Ele precisava nascer de novo. 

Não se alcança o novo nascimento por meio de ritos, cerimônias e práticas religiosas. Ninguém entra no céu por pertencer a uma família cristã ou por frequentar uma igreja evangélica. Ninguém é salvo porque foi batizado ou porque guarda determinados preceitos religiosos. Não se obtém a vida eterna por ter determinadas informações corretas a respeito de Deus e das Escrituras. Nicodemos era um mestre (João 3:10). Ele era um especialista nas Escrituras, mas não estava salvo. Faltava-lhe o novo nascimento.

De acordo com o apóstolo João, “aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus” (João 1:12-13, NVI). Da leitura desse texto, podemos inferir que:

 

1. Novo nascimento não é um processo natural. Não é de geração natural ou hereditária: “Não do sangue”. O fato de uma pessoa ser filha de pais cristãos não a torna cristã. Novo nascimento também não é um processo evolutivo. Os pecadores, como a Bíblia nos ensina, estão espiritualmente mortos. A vida não se pode desenvolver onde não existe (Efésios 2:1-2). 

2. Novo nascimento não é um produto de um esforço de vontade. João diz: “Nem da vontade da carne”. Assim como uma criança não pode impor a sua vontade e nascer fisicamente, assim também ninguém pode alcançar o novo nascimento sem a ação do Espírito Santo. Assim podemos dizer que o novo nascimento é um aperfeiçoamento produzido pelo Espírito Santo, mediante o qual se abandona os maus hábitos.

3. Novo nascimento não é o resultado da mediação humana. João prossegue dizendo: “Nem da vontade do varão, mas de Deus”. Nenhum ser humano, por mais eminente que seja a sua posição eclesiástica, pode transmitir a outrem o novo nascimento. Todos os ritos e cerimônias de quaisquer ou de todas as religiões organizadas são impotentes para reproduzir o novo nascimento. “Nascer de novo” não é a tradução exata do original grego, que diz “nascer de cima”. Isto indica a origem do novo nascimento. O nascimento físico é do homem e da terra; o nascimento espiritual tem a sua origem em Deus e é do céu.

DEFINIÇÃO DE NOVO NASCIMENTO

É uma questão deveras difícil definir, de uma forma simples, o novo nascimento. John Witherspoon diz que “o novo nascimento envolve uma mudança total; alcança a pessoa por inteiro, não alguma particularidade, mas toda a pessoa, sem exceção”.74 Para ele, o novo nascimento não é parcial, externo, imperfeito, e sim total, interno, essencial, completo e sobrenatural. 

Stephen Charnock afirma que “o novo nascimento é uma mudança imensa e poderosa realizada na alma pela obra eficaz do Espírito Santo, na qual um princípio vital, um novo comportamento, a Lei de Deus e uma natureza divina são colocados e formados no coração, capacitando a pessoa a agir com santidade, de um modo que agrada a Deus, e fazendo-a crescer nisto para a glória eterna”. 

A regeneração pode ser então definida como uma mudança realizada pelo poder do Espírito Santo no entendimento, na vontade e nas afeições de um pecador, o que consiste no início de um novo tipo de vida e dá outra direção à sua opinião, aos seus desejos, às suas buscas e à sua conduta. 

Novo nascimento é, segundo Jesus, “nascer da água” (João 3:5). A água refere-se à ênfase de João Batista dada ao arrependimento e purificação do pecado como antecedente necessário do novo nascimento. Água, neste contexto, denota a purificação, a mudança de mente e opinião com relação ao pecado (Ezequiel 36:25-27). 

Novo nascimento é também uma mudança espiritual. É o “nascer do Espírito” (João 3:5). Novo nascimento é uma obra regeneradora do Espírito Santo. Novo nascimento é a tradução da mesma palavra grega “regeneração”. Assim, novo nascimento é a injeção da nova vida criadora pelo poder regenerador do Espírito Santo. Por meio desse processo nossos pensamentos são alterados, nosso coração muda, bem como nossos valores e convicções.

Nascer da água e do Espírito aponta também para o batismo e para a vida em comunhão com Jesus Cristo e sua igreja. Nicodemos não consegue entender essa linguagem porque ainda não está em comunhão com Jesus.76 No entanto, o fato de que Nicodemos não rejeitou Jesus explicitamente, por defendê-lo (João 7:50-51) e por ajudar a sepultá-lo (João 19:39), parece indicar uma posterior conversão de Nicodemos, ou no mínimo a simpatia dele para com Jesus.

 

COMO ACONTECE O NOVO NASCIMENTO

 

De acordo com a Bíblia, o novo nascimento acontece:

1. Pela regeneração produzida pela Palavra de Deus. Assim como a água, quando aplicada, remove dos nossos olhos a sujeira, que de outro modo obscureceria a nossa visão, também a Palavra de Deus, quando lida e aceita, lava da mente do pecador as suas ideias errôneas acerca de Deus e Sua salvação. 

2. Pela recepção do Espírito de Deus. O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, foi enviado por Cristo após a sua ascensão para, mediante a Palavra de Deus, convencer os homens do pecado e levá-los a depositar a sua confiança em Cristo, para habitar em cada novo crente, comunicando-lhe uma natureza divina, ou seja, capacidade para as coisas espirituais (2 Pedro 1:3-4).

3. Pela fé no sacrifício substitutivo de Cristo. Em sua conversa com Nicodemos, Jesus lhe dá um perfeito esclarecimento sobre como esta nova vida pode ser conferida a um pecador. Ele serviu-se de um incidente registrado no Antigo Testamento para ilustrar como é que o novo nascimento se efetua (Números 21:4-9). Moisés identificou o pecado do povo fazendo uma serpente de bronze, a qual era a própria expressão do pecado. Semelhantemente, Cristo, sem pecado, fez-se pecador por nós, levando sobre si todos os nossos pecados (Isaías 53:4-6; 2 Coríntios 5:21; Gálatas 3:13; 1 Pedro 2:24).

A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO

Para Arthur W. Pink, o novo nascimento é a linha divisória entre o céu e o inferno. Aos olhos de Deus há somente dois tipos de pessoas nesta terra: aquelas que estão mortas em pecados e aquelas que andam em novidade de vida. No âmbito físico, não há um estado entre a vida e a morte. Um homem ou está morto ou está vivo. A faísca de vida pode estar muito fraca, mas enquanto ela existe a vida está presente. Se a faísca se apaga por completo, ainda que você vista o corpo com roupas bonitas, este não passa de um cadáver. Isso também acontece no âmbito espiritual, pois ou estamos espiritualmente vivos ou espiritualmente mortos. 

A necessidade do novo nascimento é perfeitamente lógica e racional, por três motivos básicos:

1. Por causa de um reino espiritual que o homem natural não pode ver e no qual não pode entrar. O que significa “o reino de Deus” (João 3:3)? Ele é descrito como uma experiência espiritual (Romanos 14:7). Todo ser humano ingressa no reino dos homens por um nascimento físico, o qual lhe comunica uma natureza física. Para que ele possa ver o valor e desejar entrar no “reino de Deus”, tem que nascer de novo, ou seja, passar por um nascimento espiritual que o levará para dentro deste novo domínio. Mediante o novo nascimento, ele passará a possuir uma natureza espiritual que o preparará para gozar as realidades que caracterizam o reino de Deus.

Ninguém pode entrar no reino espiritual se não possui a natureza espiritual que lhe concede o desejo e a capacidade de deleitar-se nas coisas espirituais. O homem natural não possui essa natureza. E, muito mais do que isso, ele não pode nem mesmo discernir as coisas espirituais (1 Coríntios 2:14)! Ele não tem amor por elas e não as deseja (João 3:19). Ele não as deseja porque a sua vontade é dominada pelas inclinações de sua carne (Efésios 2:2-3). Portanto, antes que um ser humano possa entrar no reino espiritual, seu entendimento deve ser sobrenaturalmente iluminado, seu coração renovado, e sua vontade emancipada. 

2. Por causa de uma natureza espiritual que falta ao homem. Quase sempre, no Novo Testamento, a palavra “carne” refere-se à natureza pecaminosa que recebemos quando nascemos. “Carne” quer dizer o “eu”. Pelo seu pecado, Adão adquiriu uma natureza pecaminosa, que foi transmitida a todos os seus descendentes (Romanos 5:12-18,19). O caráter desta natureza pecaminosa chamada a “carne” vem descrito em Romanos 8:5-8. Consiste na inimizade contra Deus e na desobediência à sua lei, com consequente incapacidade de lhe agradar. Noutras palavras, o homem natural não possui capacidade espiritual que lhe permita desejar, compreender ou gozar as coisas de Deus (1 Coríntios 2:14). 

A necessidade da regeneração jaz em nossa degeneração natural. Em consequência da queda de nossos primeiros pais, todos nós nascemos afastados da vida e da santidade de Deus, despojados de todas as perfeições das quais a natureza do homem foi dotada no princípio (Romanos 3:23). 

3. Por causa de uma vida espiritual que o homem natural não possui. Por natureza, o homem encontra-se “morto em delitos e pecados”, separado da vida de Deus, destituído da vida (Efésios 2:1-6; 4:18; 1 João 5:11-12). Assim como um corpo sem vida física está fisicamente morto, também uma pessoa sem vida espiritual está espiritualmente morta (1 Timóteo 5:6; Lucas 15:24). Como se pode transmitir esta vida espiritual a pessoas espiritualmente mortas? O problema é solucionado em João 5:25. Todo aquele que ouve a voz do Filho de Deus, que recebe a sua Palavra e confia nele como seu Salvador, recebe a vida espiritual, ou seja, nasce de novo. 

Há somente duas condições, e cada ser humano está incluído numa delas: a condição de vida espiritual e a de morte espiritual. Uma é a condição de justiça, a outra, a de pecado; uma é de salvação, a outra, de condenação. Uma é de inimizade, na qual os homens possuem inclinações contrárias a Deus; a outra é a condição de amizade e comunhão pelas quais os homens andam em obediência com Deus e não cultivam mais o sentimento interno de oposição à vontade dele. Uma condição é chamada de trevas, a outra, de luz. Como bem disse o apóstolo Paulo, “outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor” (Efésios 5:8 NVI). Não há meio-termo entre essas condições; todos estão ou num ou noutro. Cada homem ou mulher neste mundo ou é objeto do agrado de Deus ou do seu desagrado. Nem mesmo as mais generosas ou benevolentes obras da carne podem agradar-lhe. Entretanto, as menores fagulhas que procedem daquilo que a graça iluminou são aceitáveis aos seus olhos.

OS RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO

Quais são os resultados produzidos pelo “nascer de novo” na vida do salvo? Podemos citar pelo menos três deles. Vejamos: 

1. A primeira benção do novo nascimento é a salvação. O versículo 15, de João 3, diz: “Para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna”. Novo Nascimento não é salvação; mas é impossível alguém nascer de novo sem tornar-se salvo. É impossível alguém estar salvo sem ter nascido de novo. É por meio do novo nascimento que temos a certeza da vida eterna e de que estamos salvos em Cristo Jesus. 

2. A segunda benção do novo nascimento é o livramento do julgamento. João, em seu Evangelho, diz que “quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado” (v. 18). O juízo não é distribuído arbitrariamente por Deus, na vida futura, mas é claramente determinado pelos homens na vida presente, com base em sua resposta ao unigênito de Deus, Jesus. Uma vez que a libertação vem por meio de Jesus Cristo, não existe nenhuma condenação para os que já nasceram de novo. Aqueles que estão em Cristo não são condenados porque “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1-2).

3. A terceira bênção do novo nascimento é a adoção de fi lhos. A filiação divina resulta apenas do novo nascimento. Paulo diz que Deus “em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo” (Efésios 1:5 NVI). E João novamente enfatiza essa adoção, quando diz: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus”. (1 João 3:1). A adoção nos relaciona a Deus como um pai amoroso. Ela não nos constitui em filhos de Deus por uma forma intrínseca, mas por uma aceitação extrínseca, mas isso nos dá um direito intrínseco. Porque, ao nascermos de novo, somos adotados por Deus. Seu propósito é trabalhar em nosso coração para que possamos atingir a plena estatura de Cristo, enviando-nos seu Espírito. Assim, comportando-nos como filhos, podemos recorrer a Deus com uma natureza infantil e clamar, Abba, Pai.