Contexto

Com a morte violenta de Amom, no auge de seus trinta anos, a coroa passou para Josias, seu fi lho, na tenra idade de 8 anos! Seu reinado foi de 640 a 609 a.C. Neste período, a Babilônia estava em ascensão e a Assíria em declínio no Oriente Antigo. Josias herdou uma enorme bagunça moral e política. O seu avô, o rei Manassés, provavelmente foi o pior rei que Judá teve. Ele era um grande admirador de todas as coisas da Assíria e importou seu mal por toda Jerusalém e Judá.

Josias conduziu Israel a uma restauração da aliança através da adoração apropriada no Templo e com o livro da lei como um componente central daquela restauração. Estas reformas foram mais completas e alcançaram mais que os “bons reis” que o predecederam.

O cronista conta a história de Israel e o seu fi m (2 Crônicas 36), claramente declarando que Israel precisava ser o povo que tinha a Deus e ao seu templo no centro de sua vida. O templo se tornaria um lugar de habitação para o Deus vivo entre o seu povo.

Pano de fundo histórico

Purificação Religiosa em Israel - 34:3-5.

Evidências desta purifi cação podem ser achadas no registro preservado pelos israelitas. A purifi cação de Josias foi sem precedente em sua eficácia. Como batistas do sétimo dia, o que podemos fazer para mostrar que ordenaremos reformas e mudanças quando forem necessárias?

Ideologia do templo Restauração no Oriente Antigo.

O templo era o centro da cultura, economia e sociedade na Síria, Mesopotâmia e Israel. Cada cultura considerava que o templo era a casa da deidade protetora. Em alguns lugares, as estátuas destes deuses eram banhadas, vestidas e alimentadas diariamente. Muitos consideraram a manutenção da casa de seu deus como responsável pelo sucesso militar nas batalhas.

O papel dos levitas - 34:12-13

Os levitas eram responsáveis não somente pelo louvor no templo (embora essa fosse uma de suas atividades principais), mas também pela manutenção do templo. Muitos dos que se dizem levitas em nosso tempo deveriam também considerar isso.

Profetisas - 34:22

Profetisas, embora fosse um pouco raro, eram conhecidas no Oriente Antigo. Elas parecem ter desempenhado as mesmas funções que os profetas masculinos.

Aplicação

As Escrituras apresentam padrões pelos quais podemos medir nossa fidelidade à aliança com Deus.

Josias precisava de um texto para promover a reforma que sabia ser o que o Senhor queria que fizesse. O texto que ele necessitava era o livro de Deuteronômio. Nós temos um texto mais rico e mais inclusivo com o qual devemos pautar nossa vida: Possuímos todo o Antigo e Novo Testamentos da revelação de Deus! Em uma recente Convenção Geral, fomos desafi ados a ler a Bíblia do princípio ao fi m. Esta é uma disciplina que eu fi rmemente lhe recomendo. Há muitas estratégias boas de leitura e meu conselho pessoal é: não desista quando chegar a Levíticos! Como Josias, precisamos de um texto para direcionar nosso modo de vida cristã.

De vez em quando precisamos renovar nossa aliança. Assim como alguns renovam seus votos (aliança) de casamento, nós também deveríamos renovar nossos compromissos como Igreja local. Faça da Bíblia um componente central em sua renovação de aliança com Deus e busque meios para servir ao Senhor em sua Igreja local.

Você se sente como Josias? Alguma vez você já se sentiu responsável por ações que especifi camente não eram suas? Nesse caso, você pode ter a humildade de Josias para tomar a responsabilidade por ações de outros, e ser responsável pelo que conhece da vontade do Senhor para sua Igreja local? O jovem rei precisou de muita coragem e convicção das Escrituras para levar a cabo a sua visão de renovar a aliança do povo com Deus, e restabelecê-lo à adoração do único e verdadeiro Deus. Talvez seus compromissos de fé possam inspirar outros a seguir seus passos! Freqüentemente as pessoas se comprometem mais com o serviço na igreja quando vêem outros correrem o “risco” de servir a Deus fiel e cabalmente.

Reconciliação de pessoas é, freqüentemente, um dos componentes que levam a um restabelecimento do compromisso da Igreja local para fielmente servir a Deus. Que áreas necessitam que a reconciliação aconteça em sua Igreja local? Talvez haja relacionamentos seus que precisam de cura. Com freqüência, uma terceira parte será necessária para provocar a reconciliação. A cura de relacionamentos quebrados tem que começar com o ouvir e deve incluir uma afirmação para restabelecer e manter nosso relacionamento diante de Deus. A reconciliação somente pode começar quando superamos as feridas e nos lembramos que o propósito de ser a Igreja está em Deus, e não nas nossas diferenças.

Pessoas que testemunharam o pecado ou hipocrisia em sua casa, freqüentemente, desenvolvem uma devoção radical a Deus. Alguns adultos que cresceram em lares descrentes são profundamente piedosos.

Cumprindo com as palavras da aliança

Uma metáfora útil do que é viver a vida cristã é a execução de uma orquestra. Não existe orquestra de um só! E, para que a música fi que bela, todos os músicos têm de executar a sua função. Nós não podemos viver a vida cristã sozinhos, precisamos da responsabilidade e encorajamento de outros para viver bem nossa aliança com Deus. Assim como em uma orquestra, todos precisam trabalhar juntos em harmonia para executar com beleza. Precisamos reconhecer nosso papel na Igreja e trabalharmos juntos em harmonia. Embora isto não seja tarefa fácil, é exatamente o que o Senhor Jesus espera de nós. Da mesma forma que a reforma que Josias executou não pôde ser feita por ele sozinho, pois requereu o esforço de muitos, assim também o é viver a vida cristã: precisamos da ajuda de nossos irmãos e irmãs.

Necessitamos relembrar que somos parte do Corpo de Cristo. Encontre seu lugar e faça sua parte, porque talvez você se ache no meio de um projeto de restauração em sua Igreja local. Mudanças piedosas em sua Igreja podem conduzir as pessoas a ver o que Deus está fazendo, e a responder com maior obediência ao que ele mandar. Quando as igrejas respondem fi elmente à ordem de Deus, a Conferência inteira pode ser um corpo que representa com mais precisão o trabalho de Deus no mundo.

Related Articles

Josias Renova A Aliança, Sábado
Salmos 119:33-40:33 Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. 34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e...
Josias Renova A Aliança, Sexta-feira
2 Crônicas 34:29-33: 29 Então o rei mandou reunir todos os anciãos de Judá e Jerusalém. 30 E o rei subiu à casa do SENHOR, com todos os homens de...
Josias Renova A Aliança, Quinta-feira
2 Crônicas 34:22-28:22 Então Hilquias, e os enviados do rei, foram ter com a profetiza Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda...
Josias Renova A Aliança, Quarta-feira
2 Crônicas 34:19-21:19 Sucedeu que, ouvindo o rei as palavras da lei, rasgou as suas vestes. 20 E o rei ordenou a Hilquias, e a Aicão, filho de Safã,...