Contexto

Após a organização de Israel como um povo (1 Crônicas 21 até 27), Davi desafi ou seu povo (1 Crônicas 28). Este desafi o é importante porque ele estava anunciando que Salomão seria seu sucessor como rei em Israel. Ele queria deixar um legado para as pessoas a quem Deus havia lhe escolhido para liderar. A história é cheia de intrigas, pois todo mundo sabia que Salomão não era o primogênito de Davi. A audiência do narrador estava bem ciente de que haveria um tipo diferente de líder na liderança de Israel.

Pano de fundo histórico

28:2. Simbolismo do escabelo

A arca era uma caixa de madeira, aberta pela parte de cima, medindo aproximadamente 1,5 metros de comprimento por 80 centímetros de largura e 60 centímetros de altura. Era coberta de ouro, decorada com dois querubins de asas abertas um em direção ao outro, contendo dentro dela as tábuas da lei, uma porção de maná e a vara de Moisés. Seu propósito primário era armazenar as tábuas da lei e servir como um “escabelo” para o trono de Deus. Este pano de fundo é útil para entendermos a linguagem relatada a Deus colocando o inimigo debaixo de seus pés (Gênesis 3:15).

28:11. A arquitetura do templo

Os templos são tipicamente classifi cados por arqueólogos com base no arranjo das câmaras, através das quais se ganha acesso às recâmaras internas, e pela orientação do cenáculo principal onde a presença do deus é representada. Os templos antigos seguiam dois tipos de arquitetura: a do “eixo direto” permitia à pessoa entrar em uma linha direta do altar para o santuário interno. Em contrapartida, a do “eixo curvado” requeria uma curva de noventa graus entre o altar e o lugar onde a divindade estava. No modelo arquitetônico do “eixo direto” a porta pela qual se entrava no santuário era retangular e poderia daí seguir-se a uma parede pequena ou longa. O templo de Salomão era do tipo “eixo direto”, mas a singularidade do estilo dele estava em que o santuário era quadrado e não retangular. O templo foi pensado por judeus e este estilo quadrado, sem igual, aparece novamente na visão apocalíptica de João, em Apocalipse. A visão dele mostra o céu e a Terra vindo juntos (Apocalipse 21 22)!

28:18. Carruagem dos querubins

Este verso tem a única conexão explícita entre os querubins e a carruagem (ou carro). Em Ezequiel 1 e 10, criaturas que são identifi cadas como querubins acompanham o trono móvel do Senhor, mas isso nunca é chamado de carruagem. Pense em todos os detalhes de ornamentos que Deus pede ao seu povo quando da construção deste templo! Que habilidades específi cas o Senhor lhe deu para que você possa contribuir criativamente na vida de sua Igreja?

Aplicação

O pando de fundo deveria nos ajudar a entender o quão signifi cativa era a obra que o povo de Deus estava fazendo. Cada um de nós deseja fazer algo signifi cativo em nossa vida para o Senhor. Muitos de nós sentimos que nossa vocação primária não cumpre este desejo de modos tangíveis. Meu argumento como pastor é que as pessoas reexaminem a forma como pensam no seu lugar de trabalho. Meu pai é um programador de computador e trabalha em cubículos com colegas de trabalho, muitos dos quais vêm conversar com ele quando estão enfrentando dificuldades na vida. Ele se tornou um tipo de “pastor” para seus colegas de trabalho. Muitos de nós temos relações fortes com as pessoas no trabalho e elas podem nos ver como alguém que pode lhes ajudar em suas preocupações.

Muitas vezes, medimos nosso sucesso no trabalho baseados no tamanho de nosso contracheque, mas tenha certeza de que não é desta forma que nosso Senhor mensura. Realmente, pode ser verdade que seu ambiente de trabalho não provê oportunidades óbvias de ministério. Então, você pode ter que ampliar sua procura! Que tipo de passatempo ou hobby você gosta? Como você gasta seu tempo com os outros?

Muitas pessoas se reuniram para, juntas, construir este templo magnífico. Nós percebemos que é necessário um esforço coletivo para realizar algumas coisas no Reino de Deus (ou você acha que Salomão fez isto sozinho?). Ser parte de uma Igreja signifi ca que você pode ser escolhido para ajudar em diferentes projetos, esperançosamente eles podem ser aqueles em quem você pode exercitar seus dons espirituais. Alguma vez sua igreja fez um inventário dos dons espirituais existentes na congregação? Se não, talvez você possa encorajar seu pastor a prover tal instrumento para discernir estas coisas. Um dos melhores meios de ver o Corpo de Cristo em ação é permitir que cada membro exercite seu dom espiritual, enquanto reconhece as limitações pessoais, fazendo a obra de Deus para crescimento do seu Reino.

Se você tivesse me perguntado, quando estava crescendo, se eu tinha dons na área pastoral provavelmente teria rido. Mas algumas pessoas chaves me perguntaram se eu já havia considerado a hipótese de servir ao Senhor como pastor, e tal questionamento fi cou por muito tempo ricocheteando em minha mente. Quando obtive meu primeiro mestrado, Deus me atingiu com uma mensagem e respondi ao chamado para me tornar um pastor. Lembro-me quando contei a meu pai: “Deus quer que eu seja pastor!” ele olhou para mim, sorriu e disse: “Demorou para você entender, hein!”. Eu apenas estou começando a perceber que aquela instrução é apenas o começo do desenvolvimento que o Senhor quer de mim. O que outras pessoas, em sua igreja, notaram em sua pessoa que, caso contrário, você não teria percebido? Assim como Deus fez com Salomão, ele freqüentemente chama pessoas para tarefas que estão além de suas imaginações e, quando isso acontece, o Senhor provê força e direção para o que atende ao chamado. Como crentes, deveríamos estar contentes em servir a Deus em qualquer área que ele nos chamar! Nem sempre emparelhamos os planos de Deus com os que nós planejamos, porém podemos ter certeza de que os planos dele são sempre os melhores!

Que possamos, como povo de Deus, estar sempre buscando meios com os quais o Senhor possa usar nossas habilidades e dons para o crescimento do Reino dele, e para levar a mensagem da salvação àqueles ao nosso redor.

Related Articles

Salomão Constrói O Templo, Sábado
1 Crônicas 28:20-21:20 E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus,...
Salomão Constrói O Templo, Sexta-feira
1 Crônicas 28:11-19:11 E deu Davi a Salomão, seu filho, a planta do alpendre com as suas casas, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos, e as suas...
Salomão Constrói O Templo, Quinta-feira
1 Crônicas 28:9-10:9 E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque...
Salomão Constrói O Templo, Quarta-feira
1 Crônicas 28:6-8:6 E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai. 7...