Ó SENHOR, É DIFÍCIL SER HUMILDE

Eu lembro a letra da canção de Mac Davis de 1979, “Ó Senhor, é difícil ser humilde”; a música é contagiante, e as palavras falam em ser “perfeito todos os dias” e de ficar “com melhor aparência a cada dia”, entre outras coisas. No nosso mundo, a humildade está freqüentemente em baixa. Henry e Richard Blackaby definem “o método mundial” para a auto-estima: “Pegue toda a oportunidade de se autopromover diante dos outros; aproveite as ocasiões para o reconhecimento e para manipular seu caminho para ser o centro das atenções” (Experimentando Deus dia a dia, 27 de agosto (Experiencing God Day by Day, 27 de Agosto). Por outro lado, temos o caminho de Deus: “Humilhe-se. Mais do que procurar reconhecimento e posições influentes, procure colocar os outros em primeiro (...) Um dos muitos paradoxos da vida dos cristãos é que, quando Deus vê sua humildade genuína, ele o exalta.” (ibid)

Devemos ser cuidadosos para não abusarmos do princípio da humildade e tirarmos a submissão da abnegação que Jesus ensinou aos que se odeiam. Richard Foster define abnegação como manter os interesses dos outros acima dos nossos. Dessa maneira, a abnegação livra-nos da autopiedade. Quando vivemos sem abnegação, exigimos que as coisas saiam do nosso caminho. E, quando não saem, revestimonos de autopiedade – “Pobre de mim!”.. (Celebração da disciplina)

Meu papel atual, como Capelão do Exército, apresenta esse desafio para mim. Todos os oficiais, incluindo eu mesmo, recebem um Relatório de Avaliação de Oficiais (OER), pelo menos uma vez por ano. Fui classificado por três pessoas, porque estou em uma unidade especial; então,quando estiver para ser promovido a Major, o comando examinará todos os anos de comentários dos oficiais de carreira comandados por mim e por meus capelães supervisores. Os membros comparar-me-ão a meus colegas. Eu tenho de apresentar relatórios semanais que forneçam a quantidade de psicoterapias, de cultos que eu celebro, de projetos nos quais trabalho em minha unidade e coisas do gênero. Esses documentos formam a base da maior parte da avaliação já que meus supervisores não falam comigo com freqüência durante a semana, pois estão ocupados com outras atividades. E se eles perderem alguma coisa que eu cumpri na OER? E se houver outro que não esteja fazendo tão bom trabalho quanto eu? Acontece de eles terem supervisores que podem fazer melhores relatórios. É um campo muito competitivo.

EXPLICAÇÃO DAS ESCRITURAS

 Em Lucas 14 Jesus está sob o microscópio religioso dos fariseus. Aparentemente, é um hóspede convidado por causa de sua importância como professor. As refeições do sábado eram um momento de estreito companheirismo. Comer junto é um sinal de comunidade no Oriente Próximo. Atos dos Apóstolos 2:46 indica que essa prática é também uma realidade de todos os dias na igreja primitiva. As refeições eram momentos de construção do companheirismo e do compromisso com os outros. Durante meu ano no Afeganistão, uma das dicas culturais mais importantes foi a de nunca recusar a hospitalidade dos anfitriões. Jesus primeiramente curou um homem que sofria de hidropisia e estabeleceu sua autoridade sobre a piedade religiosa de aparência daquele povo. Lucas registra cinco casos de curas realizadas por Jesus, no sábado, porque os fariseus permitiram que animais fossem resgatados no sábado; eles não tinham resposta para seu “argumento maior”. Esse milagre é uma acusação em relação à atitude insensível daqueles que precisam. Ele também usa a cura para estabelecer uma etapa para sua parábola sobre a humildade quando desafia a postura elitista. Nesta reunião, os convidados estavam tentando escolher lugares mais próximos possíveis de Jesus para poderem ganhar um maior reconhecimento. Isso me lembra de bailes militares e de almoços, nos quais todos tentam ficar perto da mesa principal. Normalmente a patente e a posição social são os fatores primários a indicarem às pessoas a localização de seu assento. É bastante curioso que muitos não estão satisfeitos com suas colocações, então esperam trocar de lugar com outros. Status e privilégio significam muito para alguns.

Na parábola, Jesus usa o “subir”, indicando como os cristãos devem permitir que Deus melhore nossa posição. Ele fará isso a seu tempo, de sua maneira. Há uma forte chance de que Jesus refira-se aos Provérbios 25:6-7, nos quais Salomão insiste na idéia de que é melhor ser erguido do que ser depreciado na presença da realeza. Ë preciso ter paciência se isso estiver por ocorrer.

Este princípio básico de ser humilhado para poder ser exaltado é encontrado em outras partes da Escritura. Jesus fala as mesmas palavras na parábola do fariseu e do publicano, em Lucas 18:14. No Evangelho de Mateus, Pedro pergunta a Jesus sobre a recompensa dos discípulos, considerando o fato de eles terem abandonado tudo para seguilo. A resposta de seu Mestre termina em: “Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros.” A vida eterna é a recompensa. Isso deveria ser suficiente.

Tiago conclui sua parte sobre orgulho e humildade advertindo: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:10) Essa idéia, definitivamente, é oposta a muitos pensamentos contemporâneos. Até a igreja não está imune, como vemos em estratégias de marketing usadas pormuitas de nossas mega-instituições, com a “procura do sensível” e com o “amigo-usuário” que tendem a construir impérios ministeriais e personalidades. Lembre-se, também, de que até para a menor das igrejas o orgulho pode ser perigoso.

Nos versículos 12-14, Jesus ordena ao anfitrião que se preocupe com a recompensa eterna; assim, não deve ficar angustiado se os convidados são indivíduos que não têm condições de retribuir. R.G. LeTourneau disse: “Se nós dermos somente porque ele paga, ele não pagará.” Tenha certeza de que sua motivação para qualquer tipo de serviço é pura. O anfitrião pode também ser culpado de intencionalmente se exaltar e, assim fazendo, ele negligencia o pobre, o aleijado, o manco e o cego ao colocar a energia em direção àqueles que podem retribuir o serviço.

LIÇÕES PARA A VIDA

1. Esteja “confortável em seus próprios sapatos”. Isso significa não tentar manipular as pessoas para serem excessivamente reconhecidas, nem tentar fazê-las sentirem pena de você. A humildade deve ser genuína.

2. Permita que Deus recompense-o. Para tal ocorrer, você tem de viver a vida com uma perspectiva eterna.

3. Não viva em competição com os outros cristãos para ver quem pode estocar mais “créditos imaginários” com Deus.

4. Coloque os outros em primeiro lugar, e você vai se surpreender com a forma como Deus abençoa sua vida.

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