Texto de Estudo: 1 Timoteo 4:6-16

Uma Carta Útil

1 Timóteo foi escrito como uma carta, uma exortação pessoal, de um pai espiritual a seu filho na fé. Paulo escreveu para Timóteo quando o deixou em Éfeso. Enquanto plantava igrejas em todo o território do que hoje é a Turquia, Paulo confiou a jovem Igreja em Éfeso ao querido Timóteo. Esta seção das Escrituras mostra a sabedoria que um pai na fé compartilha com um jovem pastor que se esforçava duramente para pastorear a igreja.

Certamente há muito desta carta que podemos aplicar aos relacionamentos que temos em nossa igreja local. Ao olharmos para 1 Timóteo 4:6-16, podemos ver que Paulo enfatizava dois temas principais: a importância de focar a verdade espiritual e a necessidade de perseguir a excelência espiritual.

A Importância das Escrituras

Talvez Paulo tenha destacado a verdade e a sã doutrina nesta carta, porque Timóteo aprendera as Escrituras desde a infância. Muitos de nós crescemos indo à igreja e ouvindo a Palavra de Deus regularmente, mas começamos a diminuir o poder das Escrituras e achamos que já a conhecemos. Esquecemos que "a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes [...] e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4:12).

O Profeta Isaías afirma que a Palavra de Deus "não voltará para [Ele] vazia, mas fará o que [O] apraz e prosperará naquilo para que [Ele] a designou" (Isaías 55:11). A Palavra de Deus é maravilhosa! Não podemos esquecer isso. Como povo que apresenta a Verdade de Deus para o mundo, não podemos esquecer o poder que ela tem de moldar e mudar vidas.

Paulo exortou Timóteo para corrigir os que estivessem seguindo mentiras e falsas doutrinas, e/ou levando adiante atividades religiosas inventadas. Mas ele também encorajou Timóteo a se nutrir, constantemente, com "toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4). Timóteo havia fielmente vivido sua vida com base na sã doutrina (v.6). Paulo indicou que era importante que Timóteo passasse esse fundamento da verdade para os demais crentes à sua volta. Declaremos a verdade, sem vergonha ou desculpas, e veremos Deus usá-la para transformar a vida das pessoas.

Flexionando Nossos Músculos Espirituais

No versículo sete Paulo muda de foco. Ele deixa de abordar a influência de Timóteo sobre os outros para fazer um desafio, em tom paternal, para que seu discípulo buscasse a excelência espiritual. Como seu pai era grego, Timóteo era familiarizado com essa cultura e com a valorização da forma física. Talvez por isso Paulo tenha escolhido comparar as disciplinas do treinamento do corpo físico com a disciplina espiritual em busca da piedade. A ideia dessa comparação é: se o treinamento físico tem valor, muito maior valor tem o treinamento espiritual (cf. 1 Coríntios 9:24-27; Filipenses 3:12); ou seja, para Paulo, o desenvolvimento espiritual tem mais importância do que o físico, porque tem consequências muito mais duradouras, pois tem "a promessa da vida presente e da que há de vir" (v. 8).

Imagine um jovem em busca de força e de habilidade. Ele simplesmente se sentaria e leria livros sobre esportes e comeria batatinhas e bolo de chocolate? Acho que não. Exercitaria seu corpo e os músculos com o que há de saudável. Praticaria suas habilidades várias e várias vezes, até que pudesse realizar tarefas sem realmente pensar nelas. Trabalharia para aperfeiçoar sua mira, ou tempo, velocidade ou força.

Paulo disse a Timóteo que esse tipo de disciplina produzia bons resultados enquanto houvesse saúde; mas, se ele realmente quisesse praticar algo que tivesse valor eterno neste tempo e no vindouro, deveria se voltar à autodisciplina, para crescer nas coisas de Deus: oração (Mateus 6:5-13); jejum (Mateus 6:16-18); estudo e memorização da Palavra de Deus (Esdras 7:10); dar aos pobres (Mateus 6:2-3); aprender a se submeter humildemente a Deus e resistir ao diabo (Tiago 4:6,7); caminhar de modo digno do seu chamado (Efésios 4:1-3); tomar sua cruz diariamente e seguir o exemplo de Cristo em palavras e obras (Mateus 16:24; Marcos 8:34 Lucas 9:23).

Tratamos nossos músculos espirituais com exercícios diários? Ou somos preguiçosos quando se trata de exercitar a piedade? Eis a dura questão: Está mais preocupado com seu próprio entretenimento do que em adorar a Deus? Quanto você conhece a Bíblia? Onde está gastando tempo, dinheiro e energia? Isso irá lhe mostrar onde estão suas prioridades.

Um Padrão Diferente

Timóteo era um jovem, um jovem líder; ainda assim, Paulo insistiu que não usasse sua idade como desculpa para imaturidade espiritual. Então, nomeou as áreas de fala, conduta, amor, fé e pureza como pontos para Timóteo priorizar como comportamento excelente (vv. 12-16). Estas declarações são memoráveis, pois contém verdades fundamentais. Elas devem ser consideradas com cuidado e bem lembradas. Não pode haver nada mais importante do que buscar o que é melhor na vida: maturidade espiritual genuína.

Quando eu (Jayme) era jovem, costumava me comparar, espiritualmente, a meus colegas – especialmente àqueles alguns anos mais velhos. Com frequência, deixava-me acreditar que estava indo bem em minha caminhada com Jesus, porque ainda era "um pouquinho melhor" que a irmã Fulana e o irmão sicrano. Estava permitindo que minha juventude e imaturidade física fossem desculpa para não usar a Bíblia como medida. Ao invés de olhar para Jesus e fixar meus olhos nele (Hebreus 12:2), deixava que meus olhos olhassem para outros como meu padrão de vida.

Isso me deixou com um caráter subdesenvolvido. Eu era fofoqueira, paqueradora, descuidada com meu modo de vestir, imperdoável e, com frequência, luxuriosa em meus pensamentos. A despeito de tudo, ainda parecia muito bem aos meus próprios olhos quando me comparava a alguns à minha volta. Estava tão errada no que estava fazendo! Queria ter tido um Paulo para me mostrar isso e encorajar-me rumo à maturidade espiritual.

Mapeando um Caminho

A sabedoria de Paulo era como um convite para Timóteo crescer em Cristo; suas palavras ofereciam um tipo de mapa do tesouro rumo ao prêmio de se tornar um bom líder. Podemos ver a importância de conhecer e de seguir a verdade bíblica para que se possa ensiná-la a outros. E ensiná-la bem! Somos encorajados a prosseguir rumo à maturidade espiritual e a um forte caráter, que visivelmente leve o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23).

Paulo destacou a importância dos presbíteros em um corpo local, usando o tempo para profetizar e impor as mãos sobre os jovens, e conceder dons espirituais. Essas profecias são parte importante da luta contra as mentiras do inimigo que, com frequência, vêm contra nós para nos confundir quanto à nossa identidade em Cristo (1 Timóteo 1:18).

Isso tudo é somente para nosso próprio ganho nesta vida? Com certeza, não. A pessoa colherá recompensas eternas e vai assegurar salvação àqueles com quem falar, ensinar e discipular. Anote a palavra "perseverar"; ela quer dizer: persistir ou permanecer constante em um propósito, uma ideia, ou tarefa diante de obstáculos ou desencorajamento. Mantenha-se firme em Jesus! Quero deixá-lo com uma citação que era o lema da vida do conde alemão Nicolaus Ludwig Von Zinzendorf (1700-1760): "Tenho uma única paixão: Jesus. É Ele e somente Ele".

Related Articles

Conhecendo o jovem pastor Timóteo
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12...
Conhecendo o jovem pastor Timóteo, sábado
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12...
Conhecendo o jovem pastor Timóteo, sexta-feira
ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 1 Timóteo 2:1...
Conhecendo o jovem pastor Timóteo, quinta-feira
Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; Conservando a fé, e a boa...