Texto de Estudo: 1 Timóteo 3:1-13

 

Recentemente, fui lembrada do grave problema dos falsos ensinamentos que podem se infiltrar em nossas congregações. Isso pode ser barulhento, ou pior, muito sutil. Sabendo do perigo, imagino se levamos a sério a responsabilidade de escolhermos nossos líderes espirituais.

A lição da semana passada estabeleceu o cenário para nosso processo decisório de escolha de líderes. Primeiramente, precisamos orar durante o processo. A sabedoria e a intervenção de Deus são soberanas em quaisquer decisões. Em segundo lugar, precisamos estar em concordância sobre o que é ensinamento sadio. Como Batistas do Sétimo Dia, a observância dos "Dez Mandamentos" representa uma de nossas crenças comuns. É importante que todos os líderes escolhidos mantenham-se firmes nessas crenças nucleares como fundamento para a sã doutrina.

No estudo de hoje e nos textos devocionais, Paulo e Pedro destacam as qualificações que a Igreja Primitiva deveria seguir na escolha da liderança correta. Duas funções da Igreja são descritas: a primeira é a de bispo; e, a segunda, a de diácono. Os ofícios são semelhantes.

Encorajo você a fazer sua própria tabela de comparação, usando os textos acima, ou revise uma tabela de qualificações para anciãos e diáconos, que você encontrar em uma Bíblia de estudos (considere também a passagem de 1 Pedro). Essas devem ser nossas orientações para hoje. Creio que Deus, por intermédio dos apóstolos, deu-as à Igreja, para manter nosso ensinamento verdadeiro e fornecer mentores e modelos de comportamento para outros crentes.

Bispos

A palavra grega traduzida como "bispo" quer dizer "supervisor" e refere-se a quem supervisiona uma congregação local. O termo equivalente no Cristianismo Judeu é "ancião". As duas palavras, bispo e ancião, são usadas de forma intercambiável em todo o Novo Testamento (1 Timóteo 3:2; Tito 1:5-7; 1 Pedro 5:1-4). O título "pastor" também é usado para descrever a função de bispo/ancião (1 Pedro 5:2; Atos dos Apóstolos 20:17-28). O pastor deveria supervisionar a Igreja, como um pastor cuida de um rebanho (Lucas 12:32; Atos dos Apóstolos 20:28-29). Portanto, os títulos eclesiásticos de Ministro, Pastor, Reverendo, Bispo, Presbítero ou Ancião, não indicam funções diversas nem graus diferentes de dignidade no ofício.

Na verdade, cada um desses títulos apresenta um aspecto diferente de significado deste importante ofício. O título "bispo" fala de liderança e de autoridade oficial. "Ancião" descreve maturidade espiritual e experiência. Usar "supervisor" como um título indica organização e responsabilidade. Quando o título "pastor" é usado, pensa-se em cuidado, vigilância, cobertura e proteção ao rebanho. Todos esses aspectos são parte do ofício de bispo.

Os deveres dos bispos eram orar, pregar e ensinar (Atos dos Apóstolos 6:2 4; 1 Timóteo 3:2; 5:17). Eles também deveriam dirigir as questões da igreja (1 Timóteo 3:5; 5:17). O bispo pastoreava o rebanho de Deus (Atos dos Apóstolos 20:28; 1 Pedro 5:2) e guardava a igreja do erro (Atos dos Apóstolos 20:28-31; Tito 1:9).

Na Igreja Primitiva, os bispos eram apontados pela congregação local e ordenados. Isso era feito após um período de oração e jejum (Atos dos Apóstolos 14:23 Tito 1:5), destacando a seriedade da indicação. Isso era feito com cuidado e discernimento. Preste atenção ao aviso de Paulo: "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos" (1 Timoteo 5:22).

Os pastores ou presbíteros devem ter reconhecida piedade; não neófitos na fé; possuírem elevado grau de conhecimento bíblico e teológico; serem aptos para ensinar e sãos na fé; serem íntegros e de bom conceito, perante a Igreja e a sociedade; irrepreensíveis em sua conduta moral; eficientes e zelosos no cumprimento dos seus deveres; de comprovada piedade e consagração, moderados, sóbrios, modestos e hospitaleiros; prudentes no agir e discretos no falar, servindo de exemplo aos fiéis pela santidade de sua vida².

Os deveres e qualificações, acima expostos, constituem uma boa combinação para o candidato ao oficiliato. Ao apresentar os atributos exigidos, um líder estabelece um exemplo perante sua igreja e ganha boa reputação dos que são de fora. E, tudo isso é para a glória de Deus.

Diáconos

A segunda função destacada, em 1 Timóteo 3 é a de diácono, que significa "aquele que serve". Em Atos 6:1-6, lemos sobre a origem dessa responsabilidade (embora a palavra diácono não seja mencionada). Os apóstolos estavam sobrecarregados com todos os deveres de cuidar do rebanho, devido ao rápido crescimento numérico. A prioridade era orar e compartilhar a Palavra de Deus; não serviam às mesas nem cuidavam de necessidades físicas dos carentes. Após reunirem a Igreja, os apóstolos requisitaram que escolhessem sete homens entre si, para serem colocados a cargo desses deveres. A congregação apontou os servos e os apóstolos ordenaram-nos (Atos dos Apóstolos 6:6).

As qualificações individuais desejadas para esse ministério incluíam boa reputação, ser cheio do Espírito e de sabedoria. Mais tarde, outras qualificações foram listadas (1 Timóteo 3:8-13). Os diáconos deveriam ser dignos de respeito, não mentirosos ou hipócritas; ter dignidade e crença sincera em se agarrar à verdade. Deveriam ser fiéis no casamento, bons administradores de seus filhos e de suas casas; precisavam ter domínio próprio, não dados a muito vinho nem viverem à custa de lucros desonestos.

Nesta passagem, o corpo eclesiástico recebeu a responsabilidade de testar os candidatos, antes de permitir que servissem. Depois, se estivessem além da reprovação, podiam ser ordenados como diáconos. Se servissem bem, então obtinham boa reputação e grande confiança na fé.

Quanto ao cargo de diaconisa, creio que Romanos 16:1,2 trata do assunto. Febe é chamada de "serva da Igreja" (serva, aqui, é a mesma palavra grega traduzida como "diácono") e havia sido uma "protetora de muitos". Paulo pede que ela seja recebida "no Senhor como convém aos santos". Parece que as mulheres tinham funções especiais dentro da Igreja Primitiva.

Estudando as funções de liderança e conhecendo os atributos de um bom líder espiritual, precisamos aplicar seriamente essas informações ao fazermos nossas escolhas na liderança da igreja local. Precisamos aceitar líderes que demonstrem experiência. Maturidade na vida, atitudes e crenças são elementos-chave para a liderança fiel. Então, poderemos confiar em seu ensino e poderemos segui-los em seu exemplo.

 

Related Articles

As dez virgens
ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1-1...
Uma comunidade onde todos contribuem
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 1 Coríntios 12:4-5...
Não cedendo às tentações, segunda-feira
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7...
Corrigindo a injustiça social, segunda-feira
Assim diz o SENHOR meu Deus: Apascenta as ovelhas da matança, Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem:...