Vivendo no Passado

 

Você luta para não viver no passado? Normalmente isso acontece de duas formas. Em primeiro lugar, você pode ter desenvolvido uma espécie de orgulho por suas realizações e determinado afirmar sua auto-estima nesse passado glorioso. Em tais casos, você se apega ao passado, para encobrir uma condição atual entediante ou vergonhosa. Quantos homens barrigudos, fora de forma, de meia-idade, sentam-se no sofá assistindo ao futebol e falam sobre os "dias de glória" quando jogavam no colégio?

Por outro lado, você pode ter vergonha do seu passado. Você não consegue superar as más escolhas, que você ou alguém fez, que resultaram em consequências traumáticas ou devastadoras. Você carrega dor e culpa por onde quer que vá. Pode achar difícil ver algum valor em quem você é, ou aceitar o amor que Deus ou outras pessoas têm por você. Ambos os cenários devem ser rejeitados, se queremos ser tudo o que podemos para o Senhor.

Na passagem de hoje, Paulo fala da importância de rejeitar o passado. A história tem seu lugar, mas o importante na fé cristã é o que está acontecendo e o que acontecerá no futuro.

A História de Paulo

Antes, no capítulo três, Paulo compartilhou um breve resumo de sua própria história. Segundo os padrões do mundo, tinha realizado muitas ações e teria muito do que se orgulhar.

Nascido e criado um benjamita judeu temente a Deus, sangue puro, falante de hebraico, sua família seguira todos os costumes para criar um bom jovem judeu – circuncisão, treinamento, linguagem, etc. Estudando a lei a ponto de se tornar um especialista – um fariseu –, seguiu-a literalmente. Zelosamente, perseguiu a igreja cristã que ameaçava destruir seu amado judaísmo. Portanto, se alguém tinha direito de se orgulhar de seu passado, este era Paulo.

O apóstolo poderia ter facilmente descansado em seus louros, navegando pela vida com a admiração e o respeito de seus pares. Entretanto, Jesus entrou repentinamente em sua vida; assim, mudou radicalmente suas prioridades, virando a vida dele de cabeça para baixo. Foi isso que o habilitou a abandonar o passado por amor a Cristo.

Vivendo no Presente

Nos versículos seguintes (7-11), Paulo revela sua grande estratégia para manter o compromisso cristão e perseguir a vida para a qual Deus salvara-o por ação de Jesus Cristo. A única preocupação que o consumia não tinha nada a ver com seu passado glorioso, ou com o relacionamento que construíra com Deus pelo estudo e pela obediência à lei. Diz respeito, na verdade, a seu novo e atual relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo.

Conhecer Cristo (v. 8) tornou-se sua paixão maior. Isso fez com que ele deixasse o passado para trás (v. 7); o que não significa que não tenha valorizado suas experiências de vida anteriores. Afinal, elas contribuíram para o homem que se tornara. Seu estudo de Deus e do Antigo Testamento pavimentaram o caminho para seu novo entendimento de Jesus como o Messias e da teologia da Nova Aliança (que forma a maior parte da teologia que temos atualmente). Seu conhecimento de línguas e de pessoas habilitou-o a pregar o Evangelho ousadamente e com sucesso, com ampla variedade de tendências culturais. Ademais, sua habilidade como fazedor de tendas permitiu-lhe se sustentar durante as viagens missionárias.

Paulo valorizava seu passado, mas com a diferença significativa de que conhecer a Cristo era o que o consumia. No passado, teria considerado esses itens a essência de quem era; todavia, tornaram-se simplesmente meios para um fim maior. Ele não mais se orgulhou ou se satisfez com o que fizera. Seu único valor vinha de conhecer a Cristo.

O apóstolo revelou, ao se derramar na busca por conhecer a Cristo, que TUDO O MAIS na vida (passado e presente) tornara-se simplesmente "detalhe", lixo. Ele, alegremente, jogaria tudo para o alto para ganhar a Cristo – inclusive seu bem mais querido: a justiça baseada na lei (v. 9). Ele trabalhara duro para permanecer, em suas próprias palavras, "sem culpa" em sua justiça legal. Mas isso, também, tornara-se lixo quando ele descobriu uma justiça nova e muito superior, que somente poderia ser dada por Deus, por meio da fé em Jesus Cristo.

Por que queria tanto "conhecer" Cristo? No versículo 10, ele revelou o foco de sua busca: o poder da ressurreição de Cristo, a comunhão dos sofrimentos de Cristo e a conformidade com a morte de Cristo. Eis a nova realidade, o presente pelo qual Paulo esquecera-se de seu passado.

Vivendo para o Futuro

Embora estivesse vivendo NO presente, ele revelou que vivia PARA o futuro. Antes, teria se considerado "pronto"; mas, em Cristo, sabia que era uma obra em progresso, que tinha de continuar "prosseguindo" (v. 12, 14), "avançando" (v. 13, NVI) das próprias profundezas internas para adiante. Tudo isso parece muito trabalho para alguém que já tinha feito tudo, que podia descansar sobre seus louros.

Para o que Paulo estava avançando? É evidente que nada em sua vida presente na terra tinha algo para lhe oferecer. Ele tivera tudo e deixou-o. O que o movia, naquele momento, o que fazia todo o trabalho duro e o esforço valerem a pena era a promessa de vida eterna – passar a eternidade com Deus Pai e com Jesus Cristo, seu Senhor e Salvador. Foi para isso que Jesus o tinha conquistado e mudado o seu modo de vida anterior (v. 12).

Eis o que estava adiante, em contraste à antiga vida servindo a si mesmo (v. 13). Esse era o prêmio, o chamado superior que Deus colocara em sua vida (v. 14); era a motivação por trás de tudo que fazia. Paulo era obcecado em conhecer Cristo e passar a eternidade com ele. Isso tornava o passado irrelevante, transformava seus sofrimentos presentes em insignificantes. Assim, o trabalho duro e a luta que Deus colocara sobre ele, como um mordomo do Evangelho, tornava tudo tão incrivelmente valioso.

E você? Onde está sua mente e o seu coração? Você está preso ao passado? Continua a festejar o que já realizou? Está obcecado pelos erros ou mágoas passadas? Tudo do seu passado que o impede de buscar Cristo e receber o amor e a justiça que ele deseja derramar sobre você tornou-se um ídolo – um deus falso que está tirando Cristo de sua posição apropriada no trono do seu coração? Ou talvez esteja tão preso aos detalhes de sua vida atual que não tenha um momento vago para pensar em algo eterno... Eu encorajo-o a seguir o exemplo de Paulo. Permita que Jesus consuma-o. Busque conhecê-lo acima de tudo; abra mão do passado e viva no presente enquanto busca o futuro.

 

Related Articles

Continuando uma obra concluída, segunda-feira
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15...
Continuando uma obra concluída, segunda-feira
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15...
Continuando uma obra concluída, segunda-feira
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15...
Continuando uma obra concluída, segunda-feira
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15...