Sempre Esteja Pronto para uma Surpresa

Um capelão do Exército tem de estar preparado para surpresas, a despeito da situação. No Afeganistão, experimentei isso. Fui chamado para ministrar uma cerimônia memorial por dois companheiros mortos por um homem-bomba, em um local remoto de Cabul. Foi um teste para os nervos de um inexperiente capelão realizar um evento para líderes importantes, sem conhecer alguém em sua unidade. Mais tarde, meu tempo foi estendido de 12 para 16 meses no local, depois que nosso pelotão substituto chegou ao solo. Depois, fui chamado para servir no quartel-general da OTAN1, por dois meses, seguido de uma mudança nas unidades, antes de nossas tropas retornarem para casa, em Nova Iorque.

Os soldados que estavam combatendo tinham surpresas diárias sempre que deixavam a base. Precisavam se certificar de que suas precauções de segurança estavam impecáveis, desde comunicações a conhecimento situacional do local, à utilização apropriada dos equipamentos que neutralizavam explosivos eletrônicos. Mesmo com essas medidas, nunca havia uma garantia. Mas os soldados que conheciam Cristo tinham paz, ainda que em meio ao caos da batalha. O mesmo princípio espiritual vale para os que enfrentam a incerteza.

O Relato das Escrituras

 

Paulo conclui esta epístola confortando seus leitores e lembrando-lhes de que há esperança para os vivos e os mortos, porque Cristo virá novamente, um dia. Os cristãos interpretam diferentemente os detalhes específicos da seção. As áreas de investigação incluem (1) o estado dos mortos, descritos como "adormecidos"; (2) a questão se este "rapto" será público ou secreto, o mesmo evento ou distinto da segunda vinda; (3) harmonizando esta passagem com a visão de João do reino milenar, em Apocalipse 20:4-6; (4) a posição deste evento na cronologia do fim dos tempos, etc.

Entretanto, lembre-se de que o objetivo de Paulo era fortalecer o povo em meio à perseguição sofrida (4:18; 5:11), antes de fornecer textos de prova à teologia sistemática. Aparentemente, esta igreja estava familiarizada no que diz respeito ao retorno de Jesus, muito embora não haja evidência de que os quatro evangelhos estivessem disponíveis por escrito quando Paulo redigiu tais palavras. O apóstolo explicou que as condições eram apropriadas à volta de Cristo. R. C. Sproul ofereceu um resumo útil desse "dia do Senhor."

 

[...] uma notável designação do dia no qual Cristo retornará (Mateus 24:42). O temor é bem conhecido do Antigo Testamento (p. ex. Joel 2:1-31; Amós 5:18Sofonias 1:7-14; Malaquias 4:5), onde é empregado para falar da vinda de Deus para julgar. Essa associação do Dia do Senhor com o julgamento é transportada para o Novo Testamento, o onde o último julgamento, a recompensa final e as punições estão em vista (At 17.31; Romanos 2:5-16; 2 Coríntios 1:14). De acordo com 2Pe 3.10-13, os céus, a terra e todos os elementos serão destruídos nesse dia, dando lugar aos novos céus e a uma nova terra. (Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1608).

Paulo fez duas analogias demonstrando que muitos estarão despreparados. A primeira é a mulher que experimenta dores de parto antes de dar à luz. Assim que a dor começa, não há volta – a criança nascerá. Igualmente, assim que Cristo retornar, o mundo que zombou e escarneceu dele enfrentará a destruição repentina, imediata. A segunda é sobre os que estão nas trevas, comparando os despreparados para esse dia com as pessoas que dormem ou embriagam-se à noite. O cristão deve estar alerta para o retorno de Cristo.

John MacArthur acrescenta: As imagens de Paulo evocam a figura de um soldado que passou a noite em uma orgia de bebedeira. Ainda usando as vestes de seu pecado, ele caiu em um sono embriagado. Mas o amanhecer está chegando; é tempo de acordar, lançar fora as roupas da noite e vestir a armadura da luz. (A Segunda Vinda, p. 63-64).

Antecipando esses eventos, Paulo admoestou: “Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz” (Romanos 13:12). Assim como os pelotões militares americanos, lotados no Iraque e no Afeganistão, não podem consumir álcool por causa da possibilidade de isso afetar a habilidade de conduzirem operações de combate, precisamos estar sóbrios em nossa caminhada.

O soldado cristão alerta veste couraça. Quando saio em marcha pela estrada com recrutas em Fort Jackson, todos temos de usar um kit completo, consistindo de capacete, colete e uma placa à prova de balas de nove quilos, para proteger nossos órgãos internos. Isso é análogo à "esperança de salvação" em nossas cabeças e às placas gêmeas da fé e do amor. Davi disse, em Salmos 119:166: "Espero, Senhor, na tua salvação e cumpro os teus mandamentos." Pedro abriu sua primeira epístola dizendo: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo sua muita misericórdia, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1 Pedro 1:3-5).

Enquanto escrevo, um soldado acaba de entrar em meu gabinete; pede oração e aconselhamento, porque soube que seu irmão fora morto no Iraque, na semana passada. Felizmente, tinha um relacionamento pessoal com Cristo e, assim, estava preparado para a salvação que espera na eternidade, oferecendo consolo. Os sem esperança ficam paralisados por eventos trágicos. A fé confia em Deus o bastante para saber que Ele está no controle, a despeito de nossas circunstâncias. O amor permite-nos confortar os outros, quando enfrentam incertezas. Completa, a couraça fornece a força para superar quaisquer surpresas em nossa batalha espiritual com as forças das trevas.

Não estamos "destinados à ira", pois Cristo ressuscitou e resgatar-nos-á da "ira por vir" (1:10). A ira divina está vindo (Efésios 5:6; Colossenses 3:6; Apocalipse 6:16-17; 11:18). Ainda assim, nosso destino é obter salvação. Contudo, não somos eximidos de provações e tribulações. Lembre-se das palavras de Horatio Spafford, em seu hino, "Sou Feliz com Jesus": "Embora me assalte o cruel Satanás / E ataque com vis tentações / Ó, certo eu estou / Apesar de aflições / Que feliz eu serei com Jesus."

Você será feliz com Jesus, mesmo quando sua vida estiver cheia de tempestade?

Related Articles

A Igreja Batista do Sétimo Dia local comprometendo-se, terça-feira
SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e...
Vasos para honra versus vasos para desonra, domingo
Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei...
Métodos e estratégias para evangelização, sexta-feira
13 E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. 14 E iam falando entre...
Evangelização, a missão suprema da igreja, domingo
  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas...