Quando eu era pequeno, nossa família se mudava bastante. Antes da faculdade eu nunca vivera na mesma cidade por mais de quatro anos. Não me entenda mal, não estou reclamando. Na verdade eu gostava muito, isso fazia a vida mais empolgante. Mas, um desafi o que enfrentava um pouco mais frequentemente que uma criança comum era o de se adaptar. A cada poucos anos, eu me encontrava em uma nova vizinhança, em uma nova escola e com novos amigos em potencial.

 

Um anseio comum de quase todo coração é o de se adaptar, ser parte de uma comunidade. As pessoas são feitas para estar com outras pessoas. O próprio Deus disse isso quando afi rmou que não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2:18). Mas, como nos saímos agindo assim? De que maneira nós, como indivíduos, nos tornamos parte de uma comunidade já existente? Como encontramos aquele equilíbrio entre permanecer fiéis àquilo que somos e nos conformarmos ao fluxo da comunidade?

Rute deixou seu lar de uma vida inteira para se tornar parte da comunidade de Noemi, um começo inteiramente novo para ela. Embora tenha sido difícil, ela fez com que desse certo. Ela deu os passos e fez o esforço para tornar-se parte de sua nova vizinhança. Em Rute 2 e 3, parece haver algumas dicas sobre ser aceito em uma nova comunidade: ela era afirmativa com suas necessidades, ela tornou-se parte de sua nova sociedade, e era íntima e vulnerável.

Seja Afirmativo

Afirmar é tornar suas necessidades conhecidas de uma maneira clara. Quase todos têm uma necessidade de ser parte de uma comunidade. Mas como um grupo saberia que você deseja juntar-se a ele a menos que você diga? Quando você encontra uma nova comunidade que atrai sua atenção, você percebe uma necessidade dentro de si e vê como esse grupo pode preencher essa necessidade. É importante comunicar esse desejo para que a comunidade entenda o relacionamento que você deseja.

Rute fez isso nos campos de Boaz, ela prometeu a Noemi que seu povo faria os preparativos para tornar essa promessa uma realidade.

Seu primeiro objetivo era colher alguns mantimentos para Noemi. Ela os achou no campo de Boaz. Quando perguntada sobre o que estava fazendo, ela clara e educadamente dizia que tinha uma necessidade (primeiramente de grãos) e que os campos dele poderiam preencher essa demanda.

Quando se aproxima de uma nova comunidade, há um risco de ser rejeitado em cada passo do processo. Com cada passo, o medo da rejeição precisa ser superado e substituído por ousadia. Com ousadia, Rute aproximou-se, fez suas necessidades conhecidas, e entendeu que as pessoas talvez poderiam não ser hospitaleiras. Ela estava disposta a correr esse risco para fazer parte.

Em Atos dos Apóstolos 10 encontramos um homem chamado Cornélio. Ele cria em Deus. Seguia todas as leis. Fizera todos os sacrifícios certos. Claro, ele não era judeu, mas sabia que isso não importava para Deus. Então o Senhor chamou a atenção de Cornélio para o que ele precisava. Sem um segundo pensamento, ele enviou homens a Pedro com a mensagem: “Preciso daquilo que você e as pessoas que você representa têm. Quero ser parte de sua comunidade.” Afi rmação. Comunicação clara da necessidade de ser parte da comunidade.

Em Lucas 23:42 encontramos a mesma coisa. Um ladrão chegou ao entendimento de um vazio em seu coração, que seu estilo de vida falhou em preencher. Com um pequeno pedido, ele afi rmativamente expressou sua necessidade de estar em comunidade com Jesus.

Quando você se encontra em uma nova situação, necessitando de uma comunidade, não espere esta comunidade lhe encontrar. Isso acontece de tempos em tempos, a maioria das comunidades não chegam batendo em sua porta. Aprenda a pôr de lado seu medo, assuma o risco e seja afi rmativo, tornando sua necessidade de uma comunidade conhecida.

Esteja Disposto a Fazer Parte

Quando se está procurando ser aceito em uma nova comunidade, é importante que se entenda quem eles são, o que fazem, no que crêem e o que os motiva. Além disso, você precisa estar disposto a tornar-se parte desse sistema.

Isto requer duas coisas importantes: humildade e esforço. Primeiro, você deve humildemente sacrifi car parte de sua própria individualidade para assumir a identidade da comunidade. Pedro achou este processo particularmente difícil em Mateus 26:69-75. Você precisa encontrar sua própria linha pessoal entre o quanto de sua identidade você reterá e o quanto se adaptará à identidade da comunidade. Este é sempre um processo difícil, mas importante.

Segundo, você precisa fazer o trabalho. Você precisa olhar para a comunidade, colocar em ação o esforço para conhecer as pessoas e tornar-se parte.

Rute demonstrou sua compreensão de sua nova comunidade por conhecimento e ações. Quando perguntada sobre o que estava fazendo, ela reivindicou direitos baseando- se na lei deles (Levíticos 19:9 10). Ela realizou o trabalho de estar na mesma página de sua nova comunidade. Quando Boaz a abordou, as palavras dele provaram que ela era famosa por sacrifi car sua identidade por sua intenção de ser parte da comunidade dele.

Tenho um amigo que gerencia uma loja de eletrônicos em Montana. Ele contou que quando contrata novos funcionários, sempre dá preferência àqueles que demonstram interesse, conhecimento, e entendimento de sua companhia. Isto prova que eles fi zeram o dever de casa, sabem onde estão entrando, e estão dispostos a tornar-se parte daquela comunidade. Foi o que Rute fez.

Gaste tempo para humildemente entender a comunidade e sacrifique-se para tornar-se parte dela. Albert Einstein uma vez disse: “para tornar-se um membro imaculado de um rebanho de ovelhas, deve-se acima de tudo tornar-se uma ovelha.”

Esteja Disposto a Ser Íntimo

Você determina a profundidade de seus relacionamentos. A despeito de o relacionamento ser com um indivíduo ou com um grupo, você determina quão profundo ele será. A outra parte apenas o seguirá até onde você permitir. Isto é vulnerabilidade e intimidade.

Rute demonstrou esta intimidade e vulnerabilidade. No canto escuro, calmo e particular do campo de Boaz, ela aprendeu que este é o passo mais arriscado e assustador no processo de se tornar parte de uma comunidade. Ela tinha que decidir até onde estava disposta a permitir a entrada de Boaz em sua vida. Ela sabia que seria aceita apenas no nível que estava disposta a aceitar e sabia que chegaria na profundidade do coração da comunidade apenas o quanto permitisse que a comunidade entrasse em sua vida. E ainda, aproveitou a chance e compartilhou um momento profundo e de grande signifi cativo com Boaz.

A questão da intimidade é uma questão de confi ança. Os outros estão dispostos a confi ar em você apenas na mesma extensão em que você confiar nelas. Para ser aceito por uma nova comunidade, você deve estar disposto a compartilhar sua vida e seu coração com eles; dê-lhes uma razão para aceitá-lo.

Related Articles

Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Confiança em Deus e trabalho diligente, quarta-feira
7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, 8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no...
Tratando o pecado através da oração sincera, segunda-feira
Mas ao SENHOR vosso Deus temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos. 2 Reis 17:39...
Um novo Espírito
E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;...