A MALDIÇÃO DO MODERNO - RIQUEZA

A sociedade de hoje é a mais próspera da História;temos mais tecnologia: do Blackberry3 ao  iPod4; da conexão da Internet aos aparelhos de vídeo e celulares que tiram fotos. Nosso padrão de vida continua a subir, pois algumas famílias têm dois trabalhadores ganhando dinheiro. Essa “prosperidade” ainda nos trouxe aumento dez vezes maior na população das prisões, nos últimos trinta anos. Quarenta e três por cento dos casamentos terminaram em divórcio em quinze anos, e próximo a dois terços das segundas uniões também se desfizeram. Trinta e sete por cento dos recém-nascidos são frutos de relacionamentos extraconjugais. Muitos de vocês lêem os títulos dessas notícias todos os dias. Estatísticas contam uma parte da História.

Em seu livro, Celebração da disciplina, Richard Foster argumenta que Jesus lida com economia mais do que outro assunto em sua sociedade, porque os perigos espirituais da riqueza estão em todo lugar, mesmo naquela época. Ao mesmo tempo, Jesus foi claro em dizer que nos forçar à pobreza, por meio de extremo asceticismo, não é a resposta. O único caminho para sobrepujar a ansiedade é ter uma expectativa quanto aos ricos. “Porque, onde estiver vosso tesouro, aí estará também vosso coração.” (v.34); a idéia aqui expressa proporciona um diagnóstico do mundo de hoje. Como cristãos, como nós medimos?

EXPLICAÇÃO DAS ESCRITURAS

O ensinamento de Jesus, em Lucas 12:22-34, está ligado à parábola do homem rico (versículos 13-21), à ilustração do pardal (versículos 4-12) e à hipocrisia dos fariseus nos três primeiros versículos. Lawrence Ricards resume osprincípios contidos por toda a parte ao notar que os seguidores de Cristo estão vivendo em dois mundos: “um terreno e outro celeste.” É fácil entender que o mundo oferece ilusões.


Assim, parecemos envolvidos entre o que vemos ao nosso redor e alguma coisa que Deus diz é de longe o mais real. Ficando entre os dois, o discípulo precisa vir ao lugar em que se compromete em um único mundo. Ele precisa reconhecer as aparências como mera ilusão, e agarrar um grande fato que não nos é aparente e é bem mais real (Lifé’s ilusions: Commentary (Ilusões da vida: comentário), em Lucas 12:4-48)

Dessa forma, o homem rico pensa mais sobre suas posses materiais do que em Deus; é fácil tornar-se envolvidos com a ilusão dos ricos. E Jesus diz para não nos preocupar-mos, nem mesmo com a comida ou com as vestes. Deus alimenta os corvos. A preocupação não pode acrescentar coisa alguma à sua existência. Em Tiago 4:14 diz-se: “Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.” isso é uma comparação à eternidade. Deus também cuida

das flores, portanto cuidará de você. Ele sabe do que precisamos; por isso, não há razão para procurar essas coisas temporais. Pode ser verdade que, por se manter no mesmo níve de seus contemporâneos, você sinta-se pressionado a acumular tesouro terreno. Contudo, antes de prosseguir, Jesus perguntar-lhe-ia se alguma coisa aqui na terra pode suprir seus verdadeiros propósitos.

O pastor Rick Warren afirma:

“Trazer satisfação a Deus, vivendo para seu prazer, é o primeiro propósito para sua vida. Quando você entender plenamente essa verdade, nunca mais se sentirá insignificante. Isso prova seu valor. Se você é importante para Deus, e ele considera-o valioso o bastante para guardá-lo com ele pela eternidade, que maior significância você pode ter? (Uma vida com propósitos).

O Reino do Céu é mais importante. Procure coisas eternas; e os outros itens em sua vida cuidarão de si mesmos. Seja solícito se for necessário sacrificar dinheiro e bens materiais para experimentar a realidade do Tesouro Celeste.

Howard Marshall acrescenta uma nota de advertência:

Tais ensinamentos podem parecer encorajar preguiça e falta de interesse nos aspectos práticos da vida cotidiana – “Deus proverá; assim eu não preciso agir.” Jesus, contudo, não está falando aos preguiçosos, mas a pessoas preocupadas e àqueles que são tentados a se juntarem na luta por um lugar ao céu. Eles devem confiar em Deus e obterão suas prioridades certas. (Exposição em Lucas 12:22-34)

Related Articles

Convocados ao Trabalho
UM DE NOSSOS OBJETIVOS COMO CRISTÃOS Eu acredito que muitos de vocês ouviram falar dos vídeos e do livro Uma vida com propósitos, do Pastor Rick...
Inspirados a Confiar - Sábado
Salmos 146:1-7:1 LOUVAI ao SENHOR. Ó minha alma, louva ao SENHOR. 2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu...
Inspirados a Confiar - Sexta-feira
Lucas 12:32-34:32 Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. 33 Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós...
Inspirados a Confiar - Quinta-feira
  Lucas 12:29-31: 29 Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. 30 Porque as nações do mundo buscam...