NOSSA DECLARAÇÃO: “Cremos que o batismo de crentes, em obediência à ordem de Cristo, é um testemunho à aceitação de Jesus como Salvador e Senhor. Cremos no batismo por imersão como símbolo da morte para o pecado, sendo o batismo um penhor para uma vida nova no Filho de Deus”.

Qualquer assunto que se refira à salvação eternal é deveras importante e necessita de um estudo cuidadoso. O batismo nas águas é um deles.

Jesus considerou o batismo suficientemente importante, tanto que caminhou por mais de 100 quilômetros de Nazaré para ser batizado por João, no rio Jordão. E assim nos apresentou o exemplo. Há oito citações claras de conversão no livro de Atos; e o batismo é especificamente mencionado. Ele foi tão importante que Jesus deixou a clara instrução aos discípulos para que os conversos fossem batizados. Certamente, nosso Senhor e os apóstolos criam ser o batismo uma parte vital da obediência. Nós devemos considerá-lo significativo também.

~ BATISMO DE CRENTES ~

O batismo cristão, instituído por Jesus, estava intimamente ligado àquele feito por João Batista, que sempre o relacionava ao arrependimento dos pecados, em virtude de o Reino de Deus estar próximo. (Mateus 3:2-7-12) Jesus reconheceu a autoridade conferida por Deus a esse profeta e a importância da cerimônia que ele realizava. (Mateus 21:25) A prova disso é que Ele foi batizado por João (Mateus 3:13-17), mostrando que Se identificava com os pecadores, mesmo não tendo pecado algum. De fato, Ele não necessitava ser batizado, mas justificou o ato porque convinha que assim fosse feito “para cumprir toda a justiça”. (Mateus 3:15 NVI) Tal atitude serve-nos de exemplo.

A Igreja Primitiva não concebia a ideia de alguém se converter a Cristo e ficar sem o batismo. Por isso, depois do sermão de Pedro, no dia de Pentecoste, quase 3.000 pessoas aceitaram a fé e foram batizadas. (Atos dos Apóstolos 2:38-41) Perceba que, no livro de Atos, o ritual tem lugar de destaque. (2:38,41, 8:12,13,36, 9:18, 10:48, 16:15,33, 18:8, 19:5)

Tanto o batismo de João quanto o ordenado por Jesus estão relacionados à mudança de vida. (Lucas 3:7-14; João 1:23; Mateus 3:7-8) Na Bíblia, o batismo relaciona-se a arrependimento e perdão. (Atos dos Apóstolos 2:38 22:16) Mas é bom que se destaque: o batismo não perdoa, nem salva ninguém. A salvação é pela fé no sacrifício de Jesus. E deve ser sempre precedido pelo arrependimento e pela conversão (Atos dos Apóstolos 8:36-38), pois é a demonstração externa daquilo que já ocorreu em nosso interior. Esse ato evidencia a decisão pessoal de alguém em seguir a Cristo.

Como Batistas, não concebemos que os infantes devam ser batizados. A razão é que, por um lado, ainda não são capazes de arrependimento ou fé; e, por outro, a noção de que uma pessoa deve herdar as bênçãos de um cristão ou ser considerado um cristão, em virtude da fé de seus pais, é contrária ao ensino do Novo Testamento.

O Novo Testamento ensina muito claramente que somos salvos pela fé: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus”. (Efésios 2:8) Ou ainda em: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”. (Gálatas 3:26) Ele também mostra que a fé é um ato do coração, pois vem do florescer de nossas emoções e vontade. Paulo declara que “com o coração se crê para a justiça”. (Romanos 10:10)

Devemos decidir receber a Cristo como nosso Senhor e nosso Salvador. Mas a transição da morte para a vida, das trevas para a luz, da desesperança à esperança, da escravidão do pecado para o serviço a Deus, não é meramente uma questão de ideias ou emoções. Inclui toda a pessoa. Por isso, o Novo Testamento chama não apenas para a fé no coração, mas também à confissão nos lábios. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus ressuscitou-o dentre os mortos, serás salvo”. (Romanos 10:9) Confissão com a boca é simplesmente o transbordar da fé. Quando Paulo insiste na confissão, quer dizer que o coração precisa estar cheio de fé, e nunca devemos limitar a vida em Cristo a um assunto meramente emocional ou interior.

Com vistas a preservar tal verdade, o Novo Testamento chama para mais um ato no processo de passagem da morte à vida, da alienação de Deus para a reconciliação com Ele, a saber, o batismo. Às vezes, referimo-nos a esse ato como um símbolo. É mister entendermos que o simbolismo é uma expressão, com o corpo inteiro, da aceitação do coração do senhorio de Cristo. Isso envolve todo o corpo, bem como o coração. Na conversão, o coração é livre do pecado para servir a Deus.

O senhorio de Cristo reivindica todo o nosso corpo; devemos expressar a aceitação desse senhorio com uma ação de todo o corpo. E a ação que Jesus ordenou é o batismo, pois dá expressão à nossa fé, de que somos de Deus, da cabeça aos pés. Assim, podemos dizer:

1. Batismo é confissão de fé. (Atos dos Apóstolos 2:38-41) Este texto contém a admoestação de Pedro aos novos conversos à fé cristã: serem batizados como símbolo da remissão dos pecados. O batismo é um ato de confirmação pública e solene do compromisso e da aceitação do plano de salvação na vida do batizando.

Não é o ato em si que nos salva, mas ele simboliza que já estamos salvos. O trabalho invisível do Espírito Santo é visivelmente dramatizado no batismo nas águas. O Espírito Santo leva-nos a crer no sacrifício vicário de Cristo, e o próximo passo é o batismo. Omitir qualquer elemento é negar a ordem do Senhor. Fé sem o batismo é uma afirmação vazia, sem provas. E o batismo sem a fé é um desperdício de tempo ritualístico. O Senhor quer a fé, mas também o batismo. Nenhum ato fala mais alto da nossa fé absoluta na graça e misericórdia de Deus, pois ele, por si, é um ato de fé.

Portanto, a sua finalidade é dar testemunho público da fé e da salvação em Jesus Cristo. Com o ato do batismo, proclamamos, sem palavras e em público, e especialmente diante da Igreja, a salvação e a transformação que Jesus realizou em nosso interior. Isso glorifica ao Senhor. (1 Coríntios 6:20)

2. Batismo é o testemunho da morte, do sepultamento, da ressurreição e da expressão de novidade de vida. (Romanos 6:3-6; Colossenses 2:12-13) O ato do batismo é um momento de alegria no Céu. É solene, festivo e de grande importância para a vida do batizando e da Igreja que o recebe. Quando a pessoa desce às águas batismais e é coberta por elas, declara que, ao crer em Jesus, morre para o mundo de pecado, sendo sepultado com Cristo. Simbolicamente, quando sai das águas, está declarando que ressurge para viver uma nova vida em Cristo. (Romanos 6:6-14; Colossenses 2:12)

Assim, o significado do batismo é morte, sepultamento e ressurreição. Quando somos batizados, declaramos que Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados para que morrêssemos para o pecado. Proclamamos ainda que nos arrependemos, cremos pela fé e aceitamos a Cristo e Seu sacrifício como único meio de salvação, que recebemos o perdão, estamos salvos e seguros em Cristo e dispostos a servi-lO e a segui-lO, todos os dias da nossa vida.

O batismo atesta não somente nossa morte para o pecado, mas também a ressurreição para a nova vida em Cristo. A expressão “morremos para o pecado” expressa a insistência de Paulo para que a pessoa realmente esteja morta para a ação de pecar e para o eu, para que não abuse da nova liberdade da vida cristã.

3. Batismo é requisito prévio para unir-se à Igreja de Cristo. (João 3:1-5). Não devemos nos tornar membros da Igreja sem o batismo, pois é ele o sinal externo do compromisso com Cristo. O Novo Testamento ensina claramente que a igreja local deve ser composta apenas por pessoas cuja lealdade pertence exclusivamente a Jesus Cristo. A ordem do Senhor, em Mateus 28:19-20, precisa ser seguida: “fazei discípulos... batizando-os... e... ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei”.

Não há dúvida de que o batismo é o primeiro passo em nossa obediência a Cristo, e que tal obediência é o sinal e a assinatura de ser um cristão. A Igreja é a noiva, o corpo de Cristo. Ali, são desafiadas ao discipulado. Fazer discípulos é o papel principal da Igreja, sendo o batismo o primeiro passo. É por isso que nós, Batistas do Sétimo Dia, acreditamos que ninguém deve ser membro de uma igreja sem que tenha dado esse passo de obediência.

4. Batismo não é o ponto final, mas o início de uma existência de fé. (Atos dos Apóstolos 2:41-47) O batismo não é o ponto de chegada, o coroamento de uma trajetória de êxitos, conquistas ou avanços. Ao contrário, é o início de uma carreira que vai sendo vivenciada na tensão da existência, simultaneamente justa e pecadora, numa vida de fé que se empenha e anseia pela realização definitiva do Reino de Deus. Sendo assim, a Igreja tem a responsabilidade especial de ajudar os novos convertidos a viverem o batismo durante toda a vida, almejando o crescimento na fé, na esperança e no amor.

~ BATISMO COMO ORDENANÇA E TESTEMUNHO ~

Batismo é um selo ou uma aliança. É um acordo assumido com Jesus, no qual publicamente se confirma aquilo que creu e aceitou. É o símbolo da mudança na vida do pecador. Por ele, o cristão torna pública sua fé em Cristo (1 Pedro 3:21; Atos dos Apóstolos 8:37) e reconhece o senhorio de Jesus em todas as áreas de seu viver. Esse ato tem a ver com a união do crente com o Senhor ressurreto. É demonstração da disposição de viver submisso a Jesus e à Sua santa Palavra.

Esse passo é tão importante que, tanto quanto sabemos, com exceção do ladrão na cruz, cada um dos convertidos no Novo Testamento foi batizado. Esse criminoso, no entanto, é uma exceção crucial. Sua conversão leva dogmáticos à loucura! Eis um homem que nunca fora à igreja, nunca dera uma oferta, não foi batizado, mas fez apenas um pedido. O ladrão na cruz tem um papel crucial na mensagem do Evangelho, pois lembra que é Jesus quem salva. Será que a sua história, contudo, nega a importância do batismo? Não! Simplesmente coloca-a numa perspectiva adequada. Qualquer passo dado é uma resposta a uma salvação oferecida e, não, um esforço de salvação conquistada. Afinal, Deus tem o direito de guardar qualquer coração, pois Ele, e só Ele, vê o coração.

Não é o ato do batismo que nos salva; todavia, ele simboliza que já estamos salvos. O trabalho invisível do Espírito Santo é visivelmente dramatizado no batismo nas águas, pois nos leva a crer no sacrifício vicário de Cristo, e o próximo passo é o batismo. Omitir qualquer elemento é negar a ordem do Senhor. Fé sem batismo é uma afirmação vazia, sem provas. E o batismo sem a fé é um desperdício de tempo ritualístico. O Senhor quer a fé, mas também o batismo. Mas lembre: a obediência não é “anexada” à fé; é o resultado lógico de uma fé que confia em Deus, e ao cumprimento de Sua Palavra. Nenhum ato fala mais alto da nossa fé absoluta na graça e misericórdia de Deus que o batismo.

Portanto, a finalidade do batismo é dar testemunho público da fé e da salvação em Jesus Cristo. Por esse ato, proclamamos, sem palavras e publicamente, e especial diante da Igreja, a salvação e a transformação que Jesus realizou em nosso interior. Isso glorifica ao Senhor. (1 Coríntios 6:20)

No entanto, nem todos estão prontos para serem batizados. Há certos pré-requisitos a serem preenchidos para que o ato se cumpra.

1. A pessoa deve crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus. (Atos dos Apóstolos 8:37, 16:31) O Novo Testamento ensina que uma pessoa deve crer em Cristo; somente depois dessa confirmação é que poderá ser batizada. De fato, o batismo cristão é uma expressão de fé e de dedicação a Jesus como Senhor. É necessário que aceitemos a Cristo pela fé, crendo que é o único que pode nos remir de todos os pecados.

2. A pessoa deve crer no Evangelho. (Marcos 16:16) Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo”. Em Atos dos Apóstolos 18:8 nós lemos: “também muitos dos coríntios, ouvindo-O, creram e foram batizados”. (ARC) Não há, nas Escrituras, um mandamento para batizar os muito jovens ou quem não é capaz de crer. A Escritura, além disso, ensina que aqueles a serem batizados devem ser capazes de aprender: “Portanto, ide, ensinai..., batizando-as”. (Mateus 28:19 ARC)

3. A pessoa deve ser instruída nas Escrituras. (Mateus 28:20; Atos dos Apóstolos 8:12 35-38; 18:8). O batismo cristão exige entendimento da Palavra de Deus e uma decisão de se apresentar para fazer a Sua vontade revelada. A ordem de Jesus é que os novos discípulos sejam ensinados a obedecerem tudo aquilo que Ele ordenara. Aqueles que aceitam esses ensinamentos tornam-se discípulos, estando aptos para o batismo nas águas.

4. A pessoa deve arrepender-se dos pecados. (Atos dos Apóstolos 2:38; 3:19) O arrependimento é também requerido antes do batismo. Pedro disse aos 3.000, no dia de Pentecostes, os quais pela fé perguntaram-lhe o que deveriam fazer para serem salvos: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos dos Apóstolos 2:38) Quando discursou no templo de Jerusalém, ele repetiu: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados”. (Atos dos Apóstolos 3:19)

~ FUNDAMENTOS DO BATISMO ~

No tempo presente, tem havido muita discussão, considerando a própria forma ou ação do batismo. O que é feito, fisicamente falando, quando uma pessoa é batizada? A questão pode ser facilmente respondida pelo Novo Testamento.

1. O batismo deve ser realizado em nome da Triunidade Divina. (Mateus 28:19) A fórmula completa a ser empregada é: “Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, o que enfatiza o caráter distintivo do batismo cristão. Essa é a mais antiga fórmula trinitariana conhecida pelos estudiosos.

Alguns, por negarem a trindade divina, alegam que o batismo deve ser ministrado somente em nome de Jesus, e que o texto de Mateus 28:19 teria sido uma inserção posterior ao texto bíblico. Analisemos, suscintamente, a questão.

O texto de Mateus 28:19 encontra-se nos melhores e mais confiáveis manuscritos gregos do Novo Testamento, tanto nos chamados “maiúsculos” (unciais) quanto nos “minúsculos”. A única alegação que se poderia fazer, em relação à integridade do original, seria uma variação na composição, mas que em nada altera a ideia da passagem.

Há também um livro chamado “Didaquê”, escrito entre 70 e 150 d.C., no qual se afirma que o batismo deve ser ministrado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Entre outros testemunhos importantes, citamos o de Irineu de Lião, que fora instruído, durante a juventude, por Policarpo de Esmirna, discípulo do apóstolo João, autor de um pequeno manual de doutrinas cristãs (“Demonstração da Pregação Apostólica”). Nessa obra, encontramos:

Agora a fé ocasiona isso para nós; até mesmo como os Anciães, os discípulos dos Apóstolos, passaram-nos. Em primeiro lugar nos é lícito ter em mente que nós recebemos o batismo para a remissão de pecados, no nome de Deus o Pai, e no nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que era encarnado e morreu e subiu novamente, e no nome do Espírito Santo de Deus.

Tendo em vista que o texto de Mateus é autêntico e fidedigno e que documentos antigos da Igreja, do primeiro século, indicam a fórmula trinitária como correta, só resta à Igreja continuar fazendo o que Jesus ordenou: batizar “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

2. O batismo deve ser realizado por imersão na água. (Mateus 3:13-17; João 3:23 Atos dos Apóstolos 8:36-39) Paulo compara o rito do batismo com a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo. Esse simbolismo não teria significação se a Igreja Apostólica não praticasse o batismo por imersão. Que a prática por imersão era a forma empregada nos tempos do Novo Testamento é claro, pelo significado da palavra grega, pelas descrições da realização da cerimônia e pelas aplicações espirituais que a Bíblia faz desse rito.

A palavra “batizar”, usada na fórmula de Mateus 28:19, significa, literalmente, mergulhar ou imergir. Ela vem do termo grego baptizo, que, no original, e com propriedade, descreve o processo pelo qual algo ou alguém é imerso por completo em água e novamente retirado.Essa interpretação é confirmada por eruditos da língua grega e pelos historiadores da Igreja. Mesmo eruditos pertencentes às igrejas que batizam por aspersão ou efusão admitem que a imersão era o modo primitivo de batizar.

3. Um só batismo. A Bíblia declara que “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. (Efésios 4:5) Se há um só batismo, pode alguém ser batizado novamente? Algumas pessoas receberam um rito de aspersão, ou foram batizadas na infância. Como vimos antes, o batismo cristão deve ser por imersão, e a pessoa precisa crer e aceitar a Cristo como único e suficiente Salvador antes de ser batizada. Se esses requisitos não foram cumpridos, tal pessoa precisa receber, uma vez, o batismo que Jesus ordenou. Fora disso, cremos não haver qualquer base bíblica para forma alguma de rebatismo.

~ CONCLUSÃO ~

Não permita que o batismo seja algo que não é. Para além da cruz, ele não tem significado. Não o impeçamos de ser o que Deus planejou. Esse não é um mandamento opcional, tampouco uma questão trivial. É um mergulho disposto no poder e na promessa de Cristo.

O batismo é o primeiro passo de um crente. Se era importante o suficiente para Jesus ordenar, então é importante para que nós obedeçamos. Se o batismo era importante o suficiente para Jesus se batizar, então também o é para que sigamos o Seu exemplo. Por mais que, às vezes, não consigamos entender por completo tudo o que ele significa, podemos ter certeza de que se trata de um momento sagrado.

Related Articles

Levando nova vida àqueles em necessidade
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter...
Um novo Espírito, quarta-feira
28 Ouvindo, pois, o SENHOR as vossas palavras, quando me faláveis, o SENHOR me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo...
Um novo Espírito, segunda-feira
1 ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover...
A teoria do evangelismo posta em ação, segunda-feira
ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande...