Texto de Estudo

 Apocalipse 2:20

 

 

INTRODUÇÃO

Apocalipse 22 é o último capítulo da Bíblia. Ele leva-nos de volta a Gênesis 1 o primeiro capítulo. Gênesis 1 conta das condições no Jardim do Éden, antes de o homem pecar; do senso do paraíso, da perfeição e da bondade. Apocalipse 22 diz que, depois de tudo dito e feito, haverá uma restauração dessas condições. O evento que irá sinalizar o início das condições edênicas é o retorno do Senhor Jesus Cristo à Terra. Ele veio uma vez já, e voltará.

Isso também liga perfeitamente o final de Apocalipse com o seu início. (Veja capítulo 1:3) Afinal de contas, o tema dominante do livro é a revelação  da vinda do Senhor Jesus. O incentivo é que Jesus diz que não vai ser um longo período: “Eu estou voltando em breve. Em breve vou estar aí”. Nós não estamos à espera de algo acontecer; esperamos alguém vir! E, já fomos advertidos que, quando essas coisas começarem a acontecer, não devemos ficar cabisbaixos, desanimados ou em desespero. Precisaremos levantar nossas cabeças em regozijo.

Sim! Em Apocalipse 22, Jesus fala por três vezes (versos 7, 12 e 20), como fez múltiplas vezes em outras passagens das Escrituras, que está vindo de novo. Podemos confiar em suas palavras? Devemos crer nele? Pedro ensina que, nos últimos dias, virão escarnecedores com ironias, segundo as suas paixões, dizendo: “Jesus prometeu voltar, não foi? Então, onde está ele? Ele não virá nunca! Ora, até onde qualquer um pode lembrar-se, tudo tem permanecido exatamente como era desde o primeiro dia da criação”.  (2 Pedro 3:3 BV). Há certamente escarnecedores modernos entre nós; eles duvidam de que Jesus voltará. Eu assumo, no entanto, que Jesus é excepcionalmente credível, e quem não acredita, faz isso por sua própria conta e risco. Afinal, ele é a Palavra Viva e não pode mentir. Ele é a própria verdade, de acordo com João 14:6. Portanto, o que mais nos é dito sobre a segunda vinda de Jesus? 

 

RETORNO SÚBITO

Somos informados de que o retorno será repentino. No capítulo, a expressão "sem demora" (RA), ou “em breve”, significa “repentinamente”. As palavras do anjo devem ser entendidas à luz das declarações: "Eis que venho sem demora" (Apocalipse 22:7 12), e também, "porque o tempo está próximo" (Apocalipse 22:10). A vinda de Cristo será tão rápida que os homens não terão tempo de se arrependerem, de mudarem de caráter. Para algumas pessoas, vai parecer "inesperado", mas ninguém poderá dizer que será sem aviso, porque Jesus advertiu-nos muitas vezes. É, ao mesmo tempo, um aviso e uma promessa. 

O apóstolo Paulo usou o termo “num abrir e fechar de olhos”, em 1 Coríntios 15:52. Esse é o único ponto, na Escritura, em que essa palavra grega específica é usada. Isso significa que se trata de um evento súbito ou momentâneo. Desta forma, somos encorajados a perseverar. Não desanime. Você será tentado a pensar que não vale a pena. Você será tentado a achar que Jesus não virá novamente. Será tentado a desistir de esperar. Será tentado a tirar seus olhos de Jesus enquanto espera. Você será tentado a assumir um compromisso aqui, outro ali, porque já faz muito tempo, e Jesus ainda não voltou. Mas não ceda a tais tentações. Persevere! Qual é a melhor estratégia para a perseverança ao longo da vida? Lembrar-se que ele estará vindo em breve!

O retorno de Cristo tem sido um evento tão significativo na mente das pessoas que, ao longo da História, houve muitos que previram a data da segunda vinda. Em outras passagens das Escrituras, Jesus deixa claro que ninguém sabe o dia, nem a hora em que retornará. Então, podemos dizer, categoricamente, que qualquer um que predizer a data estará errado. Todavia, em casos nos quais predições foram feitas, houve quem acreditasse nelas e tomassem decisões de vida. Quando, então, não se cumpriram, tais pessoas ficaram desapontadas. Não creiamos em tal falsidade! Creiamos em Cristo!

Há também quem fique obcecado com certos detalhes da segunda vinda de Cristo. E são enfáticos e dogmáticos sobre haver um arrebatamento, um tempo de tribulação, sobre quando o milênio será e sobre a ressurreição. Tanta preocupação com detalhes pode acabar por distraí-los do evento central. Estão tão concernidos em minúcias que, se não acontecer exatamente do jeito que imaginam, é provável não acreditarem, ou não estarem prontos para o momento. 

Na primeira vinda de Cristo, ocorreu algo parecido. Todo o judeu esperava a vinda do Messias, mas quantos o reconheceram quando ele veio? O cristão astuto não vai permitir que tais detalhes possam distraí-lo quanto ao retorno de Cristo. Jesus está vindo, e em breve. O relógio está correndo. Quando o tempo acabar, é isso. 

A vida não é como um jogo de futebol, no qual um jogador pode perguntar ao árbitro quanto tempo resta. Em muitos esportes, você pode olhar para o relógio e fazer suas jogadas com base no tempo. Não é assim com o retorno de Cristo. Ninguém sabe quanto tempo resta. É preciso estar preparado a todo o tempo!

 

UM RETORNO RECOMPENSADOR

A segunda vinda de Jesus será também recompensadora. Ele disse que quando voltasse, recompensaria quem estivessem com ele. Isso é algo para olhar à frente, se você é cristão. Os filhos de Deus devem, portanto, viver em antecipação entusiasta do retorno de seu Senhor. Não apenas vamos ver o Senhor e passar a eternidade com ele, mas seremos recompensados por nossa obediência, fé, pelas boas obras e fidelidade. Você já confiou em alguém que viajou e prometeu trazer algo para você quando regressasse? Nossa expectativa do Senhor deve ser, infinitamente, maior do que o que colocamos em nossa família humana e sobre os amigos. A recompensa do Senhor não é o nosso único, ou até mesmo, a maior motivação para antecipar seu retorno.

A maior motivação é que o amamos e queremos estar com ele. Mas, o Senhor quer que saibamos que uma recompensa está prometida a quem colocou confiança sobre ele. Somos instruídos a ficar “alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu” (Mateus 5:12 NTLH). Também nos é dito para tomar cuidado e não praticarmos boas obras publicamente, para sermos admirados, pois perderíamos a recompensa do Pai Celeste (Mateus 6:1). Essas são exortações do próprio Jesus.

Tendo em vista que nossa recompensa é celestial, deveríamos estar menos ligados ao material desta Terra. Aqui não é nosso lar; estamos apenas de passagem. A perspectiva da vinda do Senhor relembra-nos de que há algo maior e melhor para nós, no futuro. Isso ajuda a enfrentarmos provações e tentações do tempo presente. E também a perseverarmos em face de toda dor e sofrimentos atuais. Se tudo nesta vida fosse perfeito, não haveria futuro mais brilhante, nem alegria à frente. Nossas imperfeições e insatisfações, agora, motivam-nos a olhar para a frente, para o retorno e para a consequente recompensa do Senhor.

Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” (Mateus 5:4 NVI). Quando eles serão consolados? Se isso não acontecer em qualquer outro momento, há garantia de que acontecerá quanto ele retornar. Ele também falou: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” (Mateus 5:8 NVI). Quando eles verão a Deus? Quando Jesus voltar. Ele disse: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” (Mateus 5:6 NVI). Quando eles serão satisfeitos? Quando Jesus retornar. Eu espero que você tenha compreendido isso.

 

UM RETORNO PARA O QUAL TEMOS DE ESTAR PREPARADOS

Se Cristo voltasse hoje, o que aconteceria com você? Seria deixado para trás? Essa é uma questão de fé. Cremos que ele está voltando? Se sim, o que, então, estamos fazendo a respeito? Estamos preparados? Como podemos nos preparar para tal acontecimento?

Gostaria que as irmãs imaginassem... Você recebe um telefonema em uma tarde qualquer. É uma amiga muito preciosa que não vê há anos. Ela diz que está vindo a sua casa para uma longa visita. O que você faz? Meu palpite é que se torna frenética! Os espanadores começam a trabalhar, a todo o vapor, fazendo a poeira sair, a casa começa a ter cheiro de material de limpeza, e você limpa tudo para bem receber sua convidada. A amiga está chegando, e não quer ser pega de surpresa.

Não é assim que devemos viver para Cristo? Por três vezes, neste trecho, ele chamou-nos e disse que está voltando. Estamos prontos? As nossas ações falam mais alto do que nossas palavras? A vida que vivemos hoje é um testemunho vivo de que temos os ouvidos atentos ao som das trombetas celestiais?

É mister analisarmos a nós mesmos, como os versos 14 e 15 de Apocalipse sugere. Alguns já foram completamente lavados; suas obras e a fé são o fruto e a prova da salvação. Somente os verdadeiros cristãos têm acesso à árvore da vida e à cidade eterna. Somente os cristãos lavados pelo sangue têm autoridade sobre a Árvore da Vida e acesso à Cidade Santa.

Frequentar uma igreja não significa que dar a você, automaticamente, acesso à Cidade Celestial. Ser bondoso com os animais, ajudar velhinhos a atravessar a rua podem render uma medalha de mérito aos escoteiros, mas isso não fará de você bom o suficiente para o céu. Embora um cristão verdadeiro faça tudo isso e muito mais, o apóstolo Paulo diz: “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23 NVI). O próprio Jesus afirmou: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." (Mateus 7:21 NVI).

O apóstolo João refere-se às pessoas que ficarão de fora, como cães. Os cães eram conhecidos como animais ferozes e carniceiros, nos dias de João. Eles moravam fora das muralhas da cidade e nunca lhes foi permitido entrar, por causa da destruição que causariam. Uma vez que isso será uma coisa do passado no Céu, aqueles que forem pegos em pecado serão deixados de fora. Cães poderiam ter sido uma referência a feiticeiros que haviam praticado artes mágicas, usando adivinhação, leitura da palma da mão e horóscopo. O termo devassos refere-se àqueles que se envolvem em qualquer atividade sexual fora dos limites de um homem e uma mulher no casamento. Assassinos, refere-se aos que literalmente matam os semelhantes, ou àqueles que matam com suas palavras. Idólatras são os que colocam as coisas ou outras pessoas acima de Deus. Os amantes de falsidade são os mentirosos e fofoqueiros.

O mesmo sentimento ecoa por toda a Escritura. O pecado não pode estar na presença de um Deus santo. A pessoa pode até enganar os outros, mas ninguém engana a Deus. É preciso emitir um alerta para o povo de Deus. Nosso arqui-inimigo, Satanás, fará o possível para nos distrair e fazer com que sejamos descuidados em nossa caminhada espiritual. Ele tentará nos enganar sobre o retorno de nosso Senhor. Eis o trabalho dele, pois é o nosso adversário. Ele é contra nós. Então, não vamos reclamar que Satanás está nos segurando, que está nos tentando, que impede o nosso progresso. Isso é o que se supõe que ele faça. Na verdade, devemos esperar que o inimigo venha contra nós. Se ele não pode distrair, desviar e destruir-nos com uma coisa, ele voltará suas armas e tentar-nos-á com a outra coisa. Seu objetivo é fazer com que você aterre o seu dom, aborte a sua unção, desista do seu milagre, abra mão da sua promessa. Se ele conseguir fazer isso, terá sucesso ao torná-lo despreparado para a vinda do Senhor.

Próximo ao final do capítulo, um convite é feito. Há um momento na vida de uma pessoa em que ela precisa responder ao convite. Será que irá aceitar, ou não? Aqui, todos os povos ao redor do mundo são chamados. O Evangelho de Jesus Cristo é um convite a todas as pessoas, para que venham ao conhecimento da salvação por meio dele.

A Bíblia não termina antes que uma oportunidade seja dada para que os não salvos possam vir a crer em Cristo. O convite feito pelo Espírito Santo permanece aberto a todos que venham pela fé e aceitem a graciosa oferta da vida eterna. Nós somos os ouvintes e a noiva. Se realmente cremos que Cristo está voltando para levar sua Igreja, para estar com ele; então, é nosso trabalho convidar outras pessoas para se achegarem a Cristo. Isso é muito mais do que apenas dizer que as pessoas precisam de Cristo. Temos de fazer algo sobre isso. Eis uma oportunidade de ser obediente à Grande Comissão, uma versão que é encontrado em cada um dos Evangelhos, além do livro de Atos (Mateus 28 19-20, Marcos 16:15 Lucas 24:47 João 20 21, Atos dos Apóstolos 1:8).

 

CONCLUSÃO

Como você responderá à promessa do retorno do Senhor? O último capítulo de Apocalipse pode ajudá-lo a fazer um inventário. Você está valorizando sua Palavra e obedecendo (v. 7)? Essa é a mensagem de Cristo para você (v. 16), e não deve ser alterada (vv. 18-19). Há uma bênção especial para os obedientes (v.14). Você está fazendo a obra para a qual o chamou (v. 12)? Ele prometeu recompensar os servos fiéis. Você realmente deseja que Jesus retorne hoje (v. 20)? Ama sua vinda? Se Jesus viesse agora, estaria decepcionado por não ter cumprido os seus planos?

Você está advertindo os pecadores perdidos a confiar nele e estar pronto para a sua vinda (v. 17)? O Espírito Santo trabalha por intermédio da Igreja para trazer os perdidos ao Salvador. As pessoas descritas no versículo 11 podem ser salvas e tornarem-se novas criaturas, prontas para o novo céu e para a nova Terra. Você vai dizer a eles?

 

Related Articles

Jesus vem! Sábado
Apocalipse 22:20: 20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus...
Jesus vem! Sexta-feira
{bilbia Mateus 24:29-31...
Jesus vem! Quinta-feira
2 Timóteo 1:12: 12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para...
Jesus vem! Quarta-feira
{bilbia Romanos 6:8...