Provérbios 10:13-14:

13 Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento. 14 Os sábios entesouram a sabedoria; mas a boca do tolo o aproxima da ruína.

 

O mundo é composto por diferentes ideologias e aprendizagens, nascidas de experiências diversas do viver humano. Podemos separar as pessoas, de um modo geral, em três classes: os sábios, os inteligentes e os tolos.

Sábios são aqueles que absorvem grandes lições ao observar o erro dos outros, considerando os resultados e, assim, desviando-se de errar também. Inteligentes são os que aprendem sua lição com os próprios erros, desviando-se deles no futuro. Finalmente, tolos são aqueles que não aprendem nem com o erro alheio e nem com as próprias falhas. Vivem para sofrer, culpando o próprio destino e a falta de sorte.

Nosso Deus deseja que vivamos como sábios no mundo, pois ele nos ama e quer nos fazer bem. Assim sendo, vivamos a Palavra de Deus e andemos sabiamente pois aquilo que temos semeado também haveremos de colher.

 

Related Articles

Continuando uma obra concluída, quarta-feira
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:3...
A palavra lança o convite e define os rumos, quinta-feira
Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida. Jó 34:3...
Corrigindo a injustiça social, terça-feira
10 Quando emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa, para lhe tirar o penhor. 11 Fora ficarás; e o homem, a quem emprestaste...
Tratando o pecado através da oração sincera, segunda-feira
Mas ao SENHOR vosso Deus temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos. 2 Reis 17:39...