Zacarias 4:2-6:
2 E disse-me: Que vês? E eu disse: Olho, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete lâmpadas; e sete canudos, um para cada uma das lâmpadas que estão no seu topo.
6 E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
Nesta passagem, Zacarias está profetizando sobre a reconstrução do templo que se encontrava em ruínas. O povo via com pessimismo a concretização desta obra, poisi do ponto de vista humano era quase impossível devido às ameaças dos povos vizinhos. Mas quem estava no controle desta obra era o próprio Deus. O Senhor diz: “Não por força e nem poder...”. Força e poder representam a ação humana. E conclui: “mas pelo meu Espírito”. Deus mostra que sua vontade é realizada independentemente da ação humana. Deus conhece e pode tudo. Se ele diz que algo ocorrerá, pode esperar na certeza que irá acontecer. A promessa que aguardamos é a vinda de nosso Senhor Jesus. Mesmo diante do ceticismo da nossa época ele virá. Maranata! Ora vem Senhor Jesus!