1 Coríntios 2:6-11:

6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. 9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

O “partido da sabedoria” recebeu maior repreensão de Paulo, pois Corinto ficava perto de Atenas, onde o ambiente era dominado por filósofos egocêntricos que se pavoneavam em conhecimento humano. Paulo era um homem estudioso e de destaque na sua geração. Porém precisou que Cristo aparecesse para ele, para poder entender o mistério da cruz. A sabedoria humana não entende as coisas de Deus, por isso aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação (1 Coríntios 1:21). Paulo contrasta a sabedoria de Deus com a sabedoria do mundo incrédulo que, usando sua filosofia, não consegue entender os planos e parâmetros divinos. Foi por isso que Deus enviou a Cristo, que é “a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória” (v. 7). Amém!

Related Articles

Continuando uma obra concluída, quarta-feira
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:3...
A palavra lança o convite e define os rumos, quinta-feira
Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida. Jó 34:3...
Corrigindo a injustiça social, terça-feira
10 Quando emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa, para lhe tirar o penhor. 11 Fora ficarás; e o homem, a quem emprestaste...
Tratando o pecado através da oração sincera, segunda-feira
Mas ao SENHOR vosso Deus temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos. 2 Reis 17:39...