Envelhecendo com Sabedoria, Domingo
- Detalhes
- Jonas e Clarice Sommer
- Devocionais
Salmos 71:1-12:
1 EM ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido. 2 Livra-me na tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. 3 Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza. 4 Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel. 5 Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. 6 Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. 7 Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte. 8 Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia. 9 Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força. 10 Porque os meus inimigos falam contra mim, e os que espiam a minha alma consultam juntos, 11 Dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e tomai-o, pois não há quem o livre. 12 Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me.
Os anos da maturidade têm glórias que a juventude não conhece e, por isso mesmo, muitas vezes despreza. Lembrarmo-nos das bênçãos recebidas em nossa vida nos ajuda a enxergar a consistência da graça de Deus ao longo dos anos, incentiva-nos a confiar nEle quanto ao futuro e a falar aos outros sobre os benefícios de segui-Lo.
Ninguém é velho demais para orar e servir a Deus. Embora a idade possa ser um empecilho para realização de algumas atividades físicas, não é necessário aposentar a missão de aconselhar, interceder, orientar e encorajar os mais jovens em sua caminhada com Deus. Diz-se que "a velhice celebra a colheita; a juventude celebra a semeadura". Que saibamos semear a todo tempo, para que tenhamos uma boa colheita!