2 Crônicas 32:20-26:
20 Porém o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amós, oraram contra isso, e clamaram ao céu.
21 Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada.
22 Assim livrou o SENHOR a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou.
23 E muitos traziam a Jerusalém presentes ao SENHOR, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações.
24 Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente; e orou ao SENHOR, o qual lhe falou, e lhe deu um sinal.
25 Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém.
26 Ezequias, porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande ira do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.
A leitura bíblica de hoje nos ensina grandes lições. Sugiro que você leia toda essa maravilhosa história e veja o grande livramento que Deus dá ao povo de Jerusalém. Note como Ezequias convoca todo o povo a se humilhar e a crer que o Senhor os livraria (vv. 7,8). O Senhor livrou Jerusalém e, então, quando todos estavam festejando e levando presentes a Deus e a Ezequias, o orgulho começou a penetrar no coração do rei de Judá, fazendo com que ele se esquecesse que foi o Senhor quem os livrara e não um braço de carne. Quantos de nós, em algumas situações, somos tentados a confiar em nossa força e inteligência? Porém, devemos sempre lembrar que tudo que temos e o que somos devemos ao nosso Deus. Que o Senhor nos ensine a confiar ainda mais n’Ele e lancemos fora todo o nosso orgulho.