Levíticos 19:1-10:
1 FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.
3 Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
4 Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
5 E, quando oferecerdes sacrifício pacífico ao SENHOR, da vossa própria vontade o oferecereis.
6 No dia em que o sacrificardes, e no dia seguinte, se comerá; mas o que sobejar ao terceiro dia, será queimado com fogo.
7 E se alguma coisa dele for comida ao terceiro dia, coisa abominável é; não será aceita.
8 E qualquer que o comer levará a sua iniqüidade, porquanto profanou a santidade do SENHOR; por isso tal alma será extirpada do seu povo.
9 Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega.
10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Deus instruiu os israelitas a deixarem os grãos dos cantos de seus campos e videiras e o que caísse no chão, durante a colheita, para ajudar os necessitados. As implicações desse mandamento são devido ao fato de que Deus estava provendo tudo o que eles precisavam, sem que colhessem cada último grão que havia crescido. Eles podiam deixar o que ultrapassasse, sem colocar suas famílias em risco. Você reconhece os "cantos" de seus campos? É fácil sermos pegos pensando no que não temos. Mas Deus nos pede para reconhecer que Ele tem provido todas as nossas necessidades e ainda tem nos dado a mais, para que tenhamos o bastante para compartilhar com outros.