Ezequiel 34:11-16:
11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.
13 E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra.
14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel.
15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS.
16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.
Ezequiel tinha acabado de terminar de profetizar contra os pastores de Israel que não estavam cuidando das ovelhas, o povo de Israel. O povo, sem dúvida, sentia-se muito abusado, pois alguém tirava vantagem dele. Era uma situação que produzia desesperança. Com isso, o Senhor Deus contrastou o tipo de pastoreio e de cuidado que traria para seu povo. Observe os paralelos entre o cuidado retratado aqui e o apresentado no Salmos 23 Essas são as palavras que restauram a esperança para os abusados e negligenciados.