Salmos 105:1-11:

1 LOUVAI ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos. 2 Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas. 3 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao SENHOR. 4 Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente. 5 Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca; 6 Vós, semente de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. 7 Ele é o SENHOR nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra. 8 Lembrou-se da sua aliança para sempre, da palavra que mandou a milhares de gerações. 9 A qual aliança fez com Abraão, e o seu juramento a Isaque. 10 E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna, 11 Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, a região da vossa herança.
Esta passagem lista três razões para dar graças ao Senhor: “Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca”. O versículo 8 afi rma que o Senhor permanentemente lembra de sua aliança. Estes três itens permanecem sendo um bom caminho em nossos próprios tempos de ações de graça. Podemos nos lembrar do que Deus tem feito desde a criação, passando pela redenção, até as maravilhas vindouras que vemos dia após dia. Podemos confi ar na consistência da justiça (julgamento) de Deus. Podemos dar graças, também, pelo compromisso expandido que compartilhamos com todas as pessoas.

Salmos 77:3-15:

3 Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.) 4 Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar. 5 Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos. 6 De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou. 7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? 9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.) 10 E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo. 11 Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. 12 Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos. 13 O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos. 15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)
Uma canção popular de uma geração atrás afi rmava: “Quando estou preocupado e não consigo dormir, conto minhas bênçãos em vez de carneirinhos. E vou dormir contando minhas bênçãos.” O salmista trabalhava neste mesmo princípio. Quando a preocupação se estabelece, lembre-se das bênçãos que Deus proveu no passado. Admito que há tempos de preocupação quando me desligo das bênçãos do passado e me concentro nas preocupações do presente. Alguém sábio uma vez disse que é impossível confi ar e se preocupar ao mesmo tempo, então por que é tão difícil para eu (talvez para você também) deixar de lado a preocupação e verdadeiramente confiar?

Deuteronômio 5:1-21:

1 E CHAMOU Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir. 2 O SENHOR nosso Deus fez conosco aliança em Horebe. 3 Não com nossos pais fez o SENHOR esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos. 4 Face a face o SENHOR falou conosco no monte, do meio do fogo 5 (Naquele tempo eu estava em pé entre o SENHOR e vós, para vos notificar a palavra do SENHOR; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo: 6 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão; 7 Não terás outros deuses diante de mim; 8 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; 9 Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 10 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. 11 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão. 12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. 13 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. 14 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; 15 Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. 16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus. 17 Não matarás. 18 Não adulterarás. 19 Não furtarás. 20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Normalmente no dia da independência nos Estados Unidos, é relembrada a adoção de uma Declaração de Independência. Esse documento conclui: “plenos de fi rme confi ança na proteção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossa vida, nossas fortunas e nossa sagrada honra.” Este importante documento tem um status menor se comparando à aliança que Deus presenteou a Israel. Ele tinha demonstrado sua graça e amor quando lhes tirou da escravidão – e através da peregrinação no deserto. A aliança dos Mandamentos nunca deu salvação. Eles dizem como viver dentro do círculo do amor e da graça de Deus.

Eclesiastes 11:7-12:

7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. 8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. 9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. 10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.
A placa na frente da igreja dizia: “Arrependa-se agora. Evite a pressa de última hora.” Em nossa leitura encontramos um Salomão mais velho, refl etindo sobre quanto tempo muitos levam para valorizarem as coisas eternas. A desatenção da juventude para o crescimento espiritual pode ser um problema, já alguns se afastam da devoção inicial; não tomam decisões conscientemente para se desviarem de Deus, mas acontece. Oração, leitura bíblica, comunhão e adoração são negligenciadas. A qualidade da observância do Sábado declina. A degeneração espiritual se estabelece. Investir nossa força em seguir nosso Salvador nos assegura o destino certo.

Mateus 22:34-40:

34 E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. 35 E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
A familiaridade desta passagem pode cegar nossos olhos para o drama contido nela: Jesus ignorou a preocupação dos fariseus com detalhes meticulosos. Ele explicou que os dez mandamentos e todas as outras leis dadas por Deus se resumiam a dois princípios: amor absoluto a Deus e aos outros, que deve ser igual ao amor por si mesmo. O amor próprio é errado apenas quando excede nosso amor pelos outros. É possível que más ações para com outros refl itam uma auto-aversão? Estes princípios gêmeos nos ajudam a ver todas as outras leis como maneiras de colocar estes princípios universais em prática. Como estou me saindo na implementação destes dois mandamentos básicos?