Salmos 119:105-112:

105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. 106 Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos. 107 Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra. 108 Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó SENHOR; ensina-me os teus juízos. 109 A minha alma está de contínuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei. 110 Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos. 111 Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração. 112 Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.
Para mim é extremamente difícil dirigir à noite, principalmente porque sou daltônico e, portanto, tenho dificuldades em distinguir as coisas que aparecem ao lado da estrada. Isto é especialmente verdadeiro quando os animais como veados correm ao lado do veículo e, em seguida, tentam atravessar a rua na frente do carro. Por causa de minha situação, tenho de conduzir devagar e com cautela. Do mesmo modo, as pessoas que não usam as Escrituras Sagradas como um guia para o caminho de suas escolhas ou as medidas tomadas em prosseguir nesse caminho estão caminhando à toa, sem um roteiro para a vida. Neste caminho não há iluminação na estrada, temos de levar a Palavra de Deus conosco para ser a luz para nosso caminho.

Isaías 12:1-6:

1 E DIRÁS naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. 2 Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. 3 E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. 4 E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome. 5 Cantai ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. 6 Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.
Esta canção de triunfo é quase uma doxologia para um segundo êxodo de Israel. Ela celebra a libertação do povo de seus pecados. A forma é semelhante às palavras de Moisés em Êxodo 15. Em outros lugares em Isaías, o Senhor é visto como digno de louvor por ter principiado a salvação de seu povo (ver 49:6, 8; 51:6; 56:1 e 62:1). A utilização de Yah, o Senhor, signifi ca que há absoluta confi ança na certeza da salvação. Os poços de água são análogos aos que Jesus cita em João 4:14. Quando nós confi amos em Cristo não há razão para o medo. Seu nome é conhecido em toda a terra.

Isaías 52:7-12:

7 Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! 8 Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o SENHOR fizer Sião voltar. 9 Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalém. 10 O SENHOR desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. 11 Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do SENHOR. 12 Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o SENHOR irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.
Após um prolongado período de cativeiro, era essencial para Israel fi nalmente ouvir as boas novas: “Deus reina!” O Senhor redimiu seu povo da ruína e o restaurou da ebriedade do pecado que havia intoxicado toda a existência dele. Da mesma forma, somos chamados a usar nossos pés para propagar as boas novas (Romanos 10:15; Efésios 6:15) da salvação através de Cristo Jesus. Para que nossa mensagem seja efetiva, precisamos ser consagrados, vasos limpos que permitem ao Senhor usar-nos como bem quiser e para a sua glória. Não devemos temer, pois Ele vai adiante de nós e se Deus é por nós quem será contra nós?

Hebreus 10:35-39:

35 Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. 36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. 37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 39 Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Hebreus 11:1-3:

1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. 3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
A fé verdadeira em Cristo é similar ao que é exibido pelos fi éis do Antigo Testamento, como visto na referência de Habacuque 2:2-4 e nos exemplos citados em Hebreus 11 A fé deve ser fi xada em Cristo e na sua vinda, não nas circunstâncias. Tal confi ança não é abalada por nada neste mundo. A fé leva-nos a crer que a verdadeira justiça vem através da convicção nas promessas de Deus. Este versículo foi uma das faíscas para a Reforma. A fé também não volta atrás quando enfrenta o sofrimento. Ela também pode ser um desafi o, porque não vemos efetivamente o futuro no presente. Quão confi ante você está nas promessas de Deus através de Cristo?

Provérbios 11:1-10:

1 BALANÇA enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer. 2 Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. 3 A sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá. 4 De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte. 5 A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá. 6 A justiça dos virtuosos os livrará, mas na sua perversidade serão apanhados os iníquos. 7 Morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas. 8 O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar. 9 O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento. 10 No bem dos justos exulta a cidade; e perecendo os ímpios, há júbilo.
Como capelão do exército, estou em competição com outros capitães que desejam ser promovidos a major, tanto com oficiais regulares quanto com outros capelães. Seria fácil descartar a ética e os valores do exército, pois viver de forma justa pode ter um elevado custo pessoal. Deus não garante que não sofreríamos ao vivermos de forma correta. Entretanto, a desonestidade, orgulho, falta de integridade e enfoque nas riquezas conduzirão os ímpios no caminho do julgamento. Portanto, seja guiado pela honestidade, humildade, integridade e justiça. Deus cuida dos resultados quando escolhemos a rota apropriada.