Ester 2:1-11" href="/biblia-online/ester/capitulo-2.html?verse=1#v1">Ester 2:1-11:

1 PASSADAS estas coisas, e apaziguado já o furor do rei Assuero, lembrou-se de Vasti, e do que fizera, e do que se tinha decretado a seu respeito. 2 Então disseram os servos do rei, que lhe serviam: Busquem-se para o rei moças virgens e formosas. 3 E ponha o rei oficiais em todas as províncias do seu reino, que ajuntem a todas as moças virgens e formosas, na fortaleza de Susã, na casa das mulheres, aos cuidados de Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os seus enfeites. 4 E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine em lugar de Vasti. E isto pareceu bem aos olhos do rei, e ele assim fez. 5 Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita, 6 Que fora transportado de Jerusalém, com os cativos que foram levados com Jeconias, rei de Judá, o qual transportara Nabucodonosor, rei de Babilônia. 7 Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha. 8 Sucedeu que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei, e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, aos cuidados de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, sob a custódia de Hegai, guarda das mulheres. 9 E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele; por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres. 10 Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse. 11 E passeava Mardoqueu cada dia diante do pátio da casa das mulheres, para se informar de como Ester passava, e do que lhe sucederia.
A história de Ester revela o plano de Deus para uma nação. Eis que encontramos todos os elementos da escrita que apóiam um conto de proporções espetaculares: o lindo desabrochar de uma órfã em mulher, engano, lealdade e coragem. Eu duvido muito que Ester tenha alguma vez sonhado que ela seria um dia trazida ao palácio do rei, ou que acharia auxílio entre outras muitas lindas jovens mulheres. O coração dela deve ter quase saído pela boca ao ser levada a um lugar novo, intimidador e estranho. Este era, de fato, o início de uma experiência fortalecedora de fé.

2 Samuel 12:1-7" href="/biblia-online/2-samuel/capitulo-12.html?verse=1#v1">2 Samuel 12:1-7:

1 E O SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. 3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. 4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. 5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. 6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. 7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;

2 Samuel 12:13-15" href="/biblia-online/2-samuel/capitulo-12.html?verse=13#v13">2 Samuel 12:13-15:

13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás. 14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá. 15 Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
O que é triste sobre o pecado é o seu fator de dano colateral. As pessoas casadas que traem seus companheiros não pretendem, inicialmente, destruir a vida de seus filhos; ou magoar o coração de seus pais; ou entrar na lista daqueles que ganham pensão. O pecado nunca realiza a satisfação prometida. Quando estes pecados são cometidos por aqueles de nós que são fiéis a Deus, assim como Davi, damos aos inimigos das nossas almas uma grande oportunidade de blasfemar o nome do nosso valioso Senhor e Salvador. Nós precisamos ser vigilantes na guarda contra o pecado – e nós fazemos isto ao estudarmos solicitamente a Palavra de Deus e ao amarmos vibrantemente ao Senhor Jesus.

Salmos 51:1-9" href="/biblia-online/salmos/capitulo-51.html?verse=1#v1">Salmos 51:1-9:

1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. 7 Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. 9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
As palavras deste salmo devem ter sido expressadas em agonia absoluta. Quando a enorme quantidade de pecados torna-se uma realidade no nosso entendimento e vemos os pecados como eles realmente são, eles nos deixam de joelhos, como o fizeram com Davi. Pecado é tão invasivo e feio. Ele mancha o belo, macula o tesouro, putrifica o precioso. O ferimento que o pecado faz na humanidade acaba por cortar a comunicação com Deus e nos deixa fora de contato com nosso Criador. Que privilégio especial é ter seu pecado perdoado e seu coração aliviado da dor da separação de Deus.

Salmos 51:10-19" href="/biblia-online/salmos/capitulo-51.html?verse=10#v10">Salmos 51:10-19:

10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. 16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. 17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 19 Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
O grito do coração de Davi fora de uma alma estilhaçada procurando por reabilitação. Ele estava a par do estrago que foi feito por causa dos pecados que cometera. Ele certamente foi ao lugar certo para achar aquela anistia redentora. Aquele que criara todas as coisas era o único que poderia recriar um novo coração e uma consciência limpa em Davi. O conhecimento e a confissão de nosso pecado, com o coração humilde e arrependido, leva-nos a ter uma relação correta com Deus e permite que a glória flua em nossa vida e no mundo ao nosso redor.

2 Samuel 11:22-27" href="/biblia-online/2-samuel/capitulo-11.html?verse=22#v22">2 Samuel 11:22-27:

22 E foi o mensageiro, e entrou, e fez saber a Davi tudo o que Joabe o enviara a dizer. 23 E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta. 24 Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu. 25 E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim. 26 Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor. 27 E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.
A alma de Davi estava tão cega pelo pecado que, por um curto período de tempo, ele realmente pareceu acreditar que havia conseguido esconder seu adultério e assassinato de quase todos – todos, sim, exceto de Deus! Davi deve ter enganado o povo, e ele certamente enganou a si mesmo, porém ainda teria de responder ao Senhor por seus caminhos rebeldes. Qualquer farsa nos mantém afastados da doce presença daquele que mais nos ama.