Hebreus 11:23-31:

23 Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. 24 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25 Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; 26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. 28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. 29 Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. 30 Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. 31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
O escritor dos Hebreus sabe que sua audiência reconhece todos os grandes heróis do Velho Testamento. Que jeito melhor de defender a opinião dele do que trazer à tona as fabulosas histórias daqueles campeões respeitáveis: a coragem dos pais de Moisés; os sacrifícios do próprio Moisés; os riscos tomados pelos Israelitas, Josué e a queda das muralhas de Jericó; e Raabe, uma forasteira que vira a grandiosidade de Deus e arriscou tudo para fazer a vontade dele. Podemos aprender a viver com esse tipo de confiança e fé num Deus grandioso, um Deus que nos dirigirá através de águas revoltas?

Josué 1:10-18:

10 Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo: 11 Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes. 12 E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo: 13 Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do SENHOR, dizendo: O SENHOR vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra. 14 Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis; 15 Até que o SENHOR dê descanso a vossos irmãos, como a vós, e eles também possuam a terra que o SENHOR vosso Deus lhes dá; então tornareis à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moisés, o servo do SENHOR, deste lado do Jordão, para o nascente do sol. 16 Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. 17 Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. 18 Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.
Será que eu tenho a coragem para fazer o que Deus deseja? Estarei pronto para sacrificar o meu conforto e segurança em prol de arriscar-me em função de Deus? Será que meus olhos e meus ouvidos estão abertos para ver e ouvir o que Deus quer de mim? Sou capaz de distinguir entre aquelas pessoas que Deus escolheu para eu seguir daquelas que preciso afastar-me? Fabulosos presentes serão os nossos quando confiarmos em Deus. Para os Israelitas, a bênção da liberdade de viver na terra prometida era o seu presente. Que presente nos espera quando abraçarmos a coragem de ter fé?

Salmos 33:8-18:

8 Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. 9 Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu. 10 O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. 11 O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração. 12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. 13 O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. 14 Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. 15 Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras. 16 Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força. 17 O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. 18 Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;
Temor do Senhor significa reverência a ele, porém nós necessitamos estar cientes de que ele vê tudo o que fazemos. Não importa o que aconteça aqui na Terra, o plano de Deus é absoluto. Quando confiamos nele e no seu amor fiel, somos acolhidos por seu poder. Não somente vemos a sociedade desviando-se de Deus, como também vemos nações cujo Deus definitivamente não é o Senhor. O nosso foco está em Deus? Somos um povo cujo Deus é o Senhor? Mais importante, nós, como indivíduos, temos esperança no seu amor fiel? Nenhuma bravura ou algum poder além do dele pode livrar-nos.

Êxodo 1:8-21:

8 E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José; 9 O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. 10 Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra. 11 E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. 12 Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. 13 E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; 14 Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. 15 E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá), 16 E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. 17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida. 18 Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida? 19 E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. 20 Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito. 21 E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
Caso temamos a Deus, ele tomará conta de nós em todas as coisas. É difícil não confiar na nossa habilidade de tomarmos conta de nós mesmos. Amparamo-nos em nós mesmos e as coisas começam a ir de mal a pior. Temer a Deus demanda que saiamos de nós mesmos e o busquemos. É simples: Tenha fé e tema a Deus. Pessoas corajosas na Bíblia, e através da história, procuraram Deus para guiá-las. Elas demonstraram temor a Deus e o temeram suficientemente para ouví-lo, e deixá-lo tratar das dificuldades delas. É bom ter os exemplos delas para seguir.

Salmos 25:1-21:

1 A TI, SENHOR, levanto a minha alma. 2 Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. 3 Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa. 4 Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. 5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. 6 Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade. 7 Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR. 8 Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores. 9 Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho. 10 Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. 11 Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande. 12 Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. 13 A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra. 14 O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. 15 Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede. 16 Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. 17 As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. 18 Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. 19 Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel. 20 Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti. 21 Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.
Este salmo é uma oração. Davi sabe que ao temer ao Senhor ele é trazido com segurança para o refúgio de Deus. Ele sente honra; reverência; obrigação e esperança. Deve ser de estremecer de medo, pois Deus tem todo o poder. Entretanto, este medo é temor, respeito e amor. Refugiar-se em Deus é fortaleza, não fraqueza. A vida de Davi foi heróica, com enormes poder e paixão, pecado e fraqueza. Nas suas súplicas, ele pede por ajuda pura e simples. Podemos ler as palavras dele e enxergar nossa vida e problemas na vida dele. Que maravilha é saber que o mesmo Deus poderoso que ouviu as orações do rei Davi escuta as nossas também.