Boletim do mês
Pais e Filhos: Amigos!
- Detalhes
- Pr. Elias R. de Oliveira
- Mensagens
O cenário hoje não é nada bom, vemos o diabo divulgando os seus ensinamentos através dos meios de comunicação; com uma atenção toda especial dedicada às crianças, preparando-as para servi-lo e tem sido vitorioso. É só olharmos quantos jovens envolvidos com as drogas , marginalidade, prostituição, homossexualismo, etc. (2 Timóteo 3:1-7)
E os pais cristãos, devem preocupar-se com esta situação? A resposta vem do próprio Senhor, veja os texto citados inicialmente (Deuteronômio 6:6-8; Provérbios 22:6) retratam mandamentos que devem ser cumpridos por aqueles que querem ver os filhos crescerem na presença do Senhor.
Diz-nos um provérbio: “Tal pai, tais filhos”. É impossível criar filhos aos pés de Cristo, se os pais não estiverem nesta condição, o evangelho é para ser vivido na prática, nunca na teoria.
Pais, é indispensável que vocês sejam cheios do temor do Senhor para participarem de muitas promessas de vitórias na educação e criação dos filhos.Seguem-se algumas recomendações:
1) Amar a Deus - Marcos 12:30
A coisa mais importante que um pai pode ensinar a seu filho é amar a Deus. E isso é feito através do exemplo de um relacionamento sólido com o Senhor, de vivência diária, de oração e de testemunho. Quando se ama ao Senhor, o mundo e suas ilusões perdem a atratividade e a vida torna-se aprazível com o Pai. O nosso prazer resumese em apenas um: Fazer a vontade de Deus. Este ensinamento deve fazer parte da vida da criança. (Provérbios 22:6)
2) Ensinando o Caminho -Deuteronômio 6:5-9
Para os judeus a Lei do Senhor era de suma importância, tinham zelo, um amor muito grande e a ensinavam de pai para filhos, geração após geração. A ação dos pais atualmente deve ser a mesma: dar importância à Palavra, amá-la e ser zeloso na transmissão dos ensinamentos.
É impossível que haja sucesso, se esta missão for deixada apenas nas mãos dos mestres, professores e pastores da igreja.Seja responsável pela educação e apresentação de seus filhos diante do altar.
3) O dia-a-dia - 1 Reis 9:4
Alguns aspectos da vida das crianças devem ser observados pelos pais, isto requer tempo e comunhão e não pode ser realizado com sucesso por terceiros, faça você mesmo. Esteja atento!
Melhor Amigo:
No decorrer dos dias, amigos e colegas hão de surgir na vida das crianças. Aconselho-te, seja sempre o melhor amigo, o mais presente, o mais confiável, desenvolva laços profundos de amizade e respeito com elas. Veja a relação entre Abraão e Isaque,
como exemplo. ( Gênesis 22:1-19).
Conhecendo os amigos:
O controle sobre a vida da criança deve ser amplo e inclui uma particularidade, conhecer amigos e colegas. É indispensável saber com quem anda seu filho, os lugares onde freqüenta . Faça uma análise e quando sentir necessário deve proibi-lo. Lembre-se: As crianças estão em formação e são altamente influenciadas.
Elias R. de Oliveira
Pastor e Educador