João 15:5:

5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

A vida de um discípulo não é arraigada na autonomia. Sua dependência de Cristo é fundamental para sua sobrevivência e propósito vocacional. Sempre que falamos no tema "dependência" somos tendenciosos a pensar nele como algo negativo. Mas no que concerne à vida espiritual não ousemos por um minuto agirmos por conta própria, ou seguir nossos próprios instintos. Deus nos fez para Si mesmo. Ele nos fez para que dependamos dele.



Jesus foi brilhante em muitas coisas que ensinou aos seus discípulos. Em João 15:5 mais uma vez mostrou sua sabedoria e sua objetividade. Para ensinar sobre a dependência que os discípulos deveriam ter dele, Jesus trouxe uma boa ilustração e assim inundou a mente daqueles homens com o mais puro ensinamento celestial. Nesse ensinamento está contido:

Uma afirmação – "Eu sou a videira; vocês são os ramos...".

Nesta afirmação vemos a certeza que o Mestre dá aqueles aprendizes. Jesus aponta não só para uma relação direta, mas também para a ordem de importância em que os elementos foram colocados. Jesus é a videira, ou seja, a estrutura principal. Ele é a base para os ramos. Ele é quem garante a vida nos ramos. Temos uma ligação orgânica aqui.

Uma condição – "Se alguém permanecer em mim e eu nele,..."

Para que a vida possa fluir através dos discípulos é preciso estar conectado em Jesus. Nosso texto está inserido numa estrutura de discurso bem mais amplo de Jesus. A sombra da cruz já se projetava sobre o manso e suave Mestre. Sabedor do medo e dos questionamentos que viriam à mente daqueles que receberiam uma grande missão, Jesus lhes apresenta uma condição. Condição esta que é essencial. E a condição era a de que eles deveriam permanecer nEle. Nada menos que isso.

Uma conclusão – "... esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer".

Nesta conclusão os discípulos entenderam seu propósito: dar frutos.Todo compromisso com Deus tem ação completa. Jesus insistiu para que a fé dos discípulos não fosse apenas uma fé verbal. É natural para um discípulo dar frutos. Pois, a produção não depende do ramo em si, mas da videira que proporciona toda esta produção. Mas porque produzir frutos? Porque o mundo precisa deles. Ainda que não reconheça tal necessidade. Por isso, no poder que opera na videira, devemos ir e alimentar as multidões com esses frutos. Fazendo assim estaremos resgatando os descendentes de Adão e Eva que se afastaram da comunhão com Deus, justamente por causa de um fruto. Agora, através de frutos que glorificam a Deus, esses mesmos descendentes são chamados a ter vida, e a transmitilas a outros. Nesta conclusão os discípulos ficaram sabendo também que não havia outro meio de produzir frutos para Deus, que não fosse conectado na videira. Sem Jesus nós nada podemos fazer naquilo que se relaciona com a expansão do Reino dos Céus.

Querido leitor Jesus tem prazer em nos ensinar, mas muito mais em nos ver obedecer aquilo que nos ensina. Sei que temos uma vida aqui na terra, mas também temos uma vida escondida com Cristo nos céus (Colossenses 3:3). Elas não devem estar em oposição. Mas trabalhando juntas para produzir frutos dignos de arrependimento. Quando nascemos o cordão umbilical é cortado, pois fora da barriga da mãe ele não tem mais utilidade. Na vida cristã é diferente. Precisamos manter nossa conexão orgânica com Jesus. Para que sejamos nutridos e também usados. E, usados para a Glória de Deus!

Related Articles

O credor incompassivo
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. Mateus 18:35...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
A dracma perdida
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8...
O bom samaritano
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele...